A equipe multidisciplinar é composta por colaboradores de várias áreas distintas, com o intuito de buscar inovação e pontos de vistas diversos sobre a solução de um mesmo problema.
Para esclarecer os principais conceitos desses temas, organizamos os seguintes tópicos para você:
Quer saber mais sobre a equipe multidisciplinar e como isso pode ajudar a melhorar seus resultados? Para isso, pedimos a você para continuar a leitura desse artigo.
A equipe multidisciplinar pode ser entendida como a união de diversos colaboradores de áreas distintas, com um objetivo comum a todos, como tomar decisões de maneira assertiva para a empresa.
Além disso, no trabalho em conjunto, cada profissional desempenha uma função interligada a função dos outros, a exemplos de médicos e enfermeiros.
Nesse sentido, a ideia central do time multidisciplinar é muito desenvolvida na área médica e isso pode ser transposto para a sua equipe de trabalho.
Já pensou em ter diferentes profissionais na sua equipe e tudo o que isso pode acarretar?
São inúmeras as vantagens, mas a maior delas é poder enxergar e resolver um problema a partir de diferentes pontos de vistas, já que profissionais de diferentes graduações e áreas têm modos distintos de visualizar e incorporar soluções aos negócios.
Pense em uma equipe que contenha engenheiros e advogados juntos. Enquanto alguns lidam com a efetivação do projeto, outros lidam com a legalização dele.
Desse modo, caso haja um empecilho, devido as diferentes soft skills que foram adquiridas durante sua formação, a resolução do problema também será pensada de forma distinta, o que agrega maior valor a tomada de decisões da equipe.
O papel da equipe multidisciplinar é traçar um objetivo comum a todos os membros e buscar alcançá-lo. Assim, é necessário que cada pessoa da equipe liste seus próprios objetivos e os compare com as demais.
Nesse sentido, há alguns requisitos a se atentar, quando se pretende montar uma equipe, justamente por ser esse o fator de impacto em seu papel.
Quando se estrutura uma equipe multidisciplinar, é preciso prestar atenção em quais serão os profissionais escolhidos, qual o tamanho e a especialidade da equipe que se deseja montar e qual a função desempenhada por cada membro nela.
Dessa forma, quando cada um entende seu papel, é mais fácil delimitar um papel central para a equipe.
Portanto, essas diferentes áreas expressas por cada profissional precisam se comunicar da melhor maneira possível, prezando o bem estar do grupo.
A equipe multidisciplinar pode ser composta por vários profissionais de diversas áreas. Basta se atentar ao papel central da equipe.
É comum pensar em uma equipe médica, quando se fala nesse assunto, pois é mais fácil de associar cada profissional a uma função.
Dessa forma, em um grupo médico, há enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas e os próprios médicos. Porém, todos de uma mesma área, a da saúde.
Já quando se pensa em uma equipe multidisciplinar formada por advogados, engenheiros, administradores e contadores, essa é uma equipe multidisciplinar do ramo empresarial.
Image agora como isso ocorre em um empreendimento médico, como nas clínicas populares.
Desse modo, você precisará contratar médicos, fisioterapeutas, advogados, administradores, dentre outros, para poder cuidar de todos os trâmites do negócio. Assim é uma equipe disciplinar em seu sentido original.
Como já mencionado, os benefícios são vários e dentre eles estão os vários pontos de vista dentro de uma mesma equipe.
Para a empresa, há maior possibilidade de oferecer tudo que o cliente precisa em uma única equipe, por não precisarem buscar várias empreendimentos para terem esses profissionais em seus projetos, o que gera conforto.
Além disso, também há vantagens para os próprios membros, já que cada um deles pode contar com um maior aprendizado, só de conviver uns com os outros.
Assim, apenas por fazerem parte dessa equipe, eles já têm uma experiência superior a dos demais profissionais que não tiveram essa oportunidade.
O curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, traz um conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto, foi elaborado de acordo com o Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK).
Com esse curso, você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida totalmente alinhado com o PMBOK!
Aproveite essa oportunidade! Clique na imagem abaixo e se inscreva!
Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!