Por que uma equipe positiva entrega mais resultados?
5 sinais de que você não trabalha com uma equipe positiva
Por que o RH não é suficiente para se ter uma equipe positiva?
Seu ambiente de trabalho te impede de ter uma equipe positiva?
Como um líder pode construir uma equipe positiva?
Você está preparado para ser um líder?

Como aumentar a produtividade no ambiente de trabalho? Tenha uma equipe positiva!

Uma equipe positiva faz toda a diferença no ambiente de trabalho. Descubra agora como construir um time produtivo e engajado!

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Como aumentar a produtividade no ambiente de trabalho? Tenha uma equipe positiva!

O resultado de uma boa gestão de pessoas são trabalhadores motivados, confiantes e produtivos! Mas nem sempre ter uma equipe positiva é fácil.


Estamos falando de um objetivo que envolve o comprometimento dos funcionários, time de RH e principalmente de uma boa liderança dentro da empresa. Mas afinal, o que é preciso para um ambiente de trabalho envolvente e positivo? E como saber se estou trabalhando com uma equipe desmotivada?


Para descobrir a resposta dessas e de outras perguntas, acompanhe esta leitura e fique por dentro dos seguintes tópicos:

  • Por que uma equipe positiva entrega mais resultados?
  • 5 sinais de que você não trabalha com uma equipe positiva
  • Por que o RH não é suficiente para se ter uma equipe positiva?
  • Seu ambiente de trabalho te impede de ter uma equipe positiva?
  • Como um líder pode construir uma equipe positiva?
  • Você está preparado para ser um líder?

Vamos lá?

Por que uma equipe positiva entrega mais resultados?

Segundo uma pesquisa feita pela Gallup, as empresas com equipes positivas e engajadas têm uma produtividade 17% maior e inclusive são mais rentáveis quando comparadas com outras companhias.


Isso acontece porque a satisfação dos funcionários está muito relacionada com a qualidade do trabalho entregue por eles, logo, investir em equipes positivas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.


Vale lembrar que as melhores soluções surgem em ambientes abertos e colaborativos, onde as pessoas trabalham com afinco e cultivam boas relações.


Você sente que trabalha em um ambiente assim? Talvez não? Continue com a gente e confira os sinais de que a sua equipe está desmotivada.

5 sinais de que você não trabalha com uma equipe positiva

Sabe aquela sensação de que alguma coisa não anda bem? Pois é, de acordo com os dados do Panorama de Engajamento Brasil 2018, a média de engajamento nas empresas brasileiras é de 6,31. Essa nota poderia ser melhor, certo?


Tendo em vista os dados, existe uma boa possibilidade do seu ambiente de trabalho andar desmotivado e, na verdade, você descobrir que não trabalha com uma equipe positiva.


Para te ajudar a identificar os sinais desse problema, separamos uma lista com as cinco características mais comuns em equipes não positivas, confira agora!

1. Falta de autonomia

Você se sente à vontade para expressar e colocar em prática as suas ideias no ambiente de trabalho?


A falta de autonomia é um obstáculo para a liberdade criativa dos colaboradores e é a causa de grandes prejuízos intelectuais dentro das empresas, já que ótimas ideias podem ser perdidas .


Especialmente em grandes equipes, atitudes autoritárias e pouca autonomia tornam o dia a dia no escritório muito cansativo.

2. Sexta é o dia favorito de todos

Sente que todo mundo está contando os minutos para o expediente acabar? O esgotamento é outro sinal de uma equipe negativa.


É normal que as pessoas gostem mais do fim de semana, mas a medida que isso se torna uma rotina dentro do trabalho, também se transforma em um problema.

3. Existem metas demais (ou de menos)

Imagine uma empresa onde não existe um bom plano de carreira para os funcionários, ou seja, falta uma perspectiva de crescimento profissional. O resultado dessa falta de metas é uma provável alta rotatividade entre os empregados.


Alcançar metas é o que estimula os funcionários a darem seu melhor, especialmente quando existe algum tipo de recompensa no final.

Algumas pessoas caem na armadilha de definir metas demais, mas na verdade esse é outro grande problema.


Por que isso é ruim? Sem a sensação de dever cumprido, o time começa a se sentir frustrado e desmotivado. As pessoas passam a culpar umas às outras pela situação, e a má gestão de conflitos agrava ainda mais essa turbulência.


Se você tem interesse em aprender a definir suas metas de maneira mais eficiente, leia o nosso artigo sobre Metas SMART.

4. Os conflitos não são bem resolvidos 

Você sabe que os conflitos não estão sendo bem resolvidos quando existem rixas e muita competição dentro de uma empresa. Isso pode acontecer dentro do próprio time ou então entre departamentos.


Já ouviu falar do nome mentalidade de silo? É quando dois setores de uma empresa não se comunicam abertamente, com o objetivo de guardar informações e usar para alcançar interesses pessoais.


Apesar de ruim, estamos falando de um problema que é muito comum dentro de grandes organizações e que acaba prejudicando a produtividade de todos.

5. Baixa produtividade

Lembra daquela sensação de esgotamento? A baixa produtividade é mais um sintoma de que a sua equipe está desmotivada e pouco engajada no trabalho.


É possível medir a produtividade de uma equipe a partir de indicadores de desempenho, como KPI’s.


Se você, como gestor de um time, perceber que o ritmo das entregas anda um pouco devagar, é melhor ficar atento e procurar saber qual a raiz do problema.

Por que o RH não é suficiente para se ter uma equipe positiva?

A equipe de Recursos Humanos (RH) tem um papel fundamental para garantir que a organização tenha pessoas engajadas e motivadas, mas ela não é suficiente para fazer todo trabalho sozinha.


Como a equipe de RH pode ajudar? Monitorando o clima organizacional da empresa!


Manter controle sobre a percepção dos funcionários em relação à empresa e aos seus respectivos trabalhos é super importante e uma atitude chave para a construção de equipes positivas.


Precisa de uma ajudinha nessa parte? A Voitto tem a solução certa para você.

Como diagnosticar o clima organizacional da minha empresa?

Saber o que os colaboradores pensam acerca de sua empresa é essencial para manter um clima de motivação, e por consequência, de produtividade no ambiente de trabalho.

Descobrir o quanto eles querem trabalhar, o quanto gostam do trabalho, entre outros, é necessário para se ter uma boa gestão de pessoas.

Por isso, criamos para você a Planilha Pesquisa de Clima Organizacional, onde você terá uma lista de perguntas necessárias para realizar essa pesquisa e ainda, ter um diagnóstico eficiente no final.

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planilha pesquisa de clima organizacional


Você sabia que o próprio ambiente de trabalho tem uma influência no engajamento dos funcionários? Entenda a fundo como isso funciona no próximo tópico!

Seu ambiente de trabalho te impede de ter uma equipe positiva?

Quando falamos sobre a influência do ambiente de trabalho na produtividade dos funcionários, o primeiro conceito que vem à cabeça é ergonomia.


Apesar de ser um assunto importante, hoje vamos nos aprofundar em outro conteúdo: a relação entre as necessidades humanas e o nível de satisfação delas no trabalho.


Esse é um estudo conhecido como Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas e não se aplica somente ao ambiente de trabalho, mas cabe perfeitamente no contexto que estamos analisando.


A ideia é que todas as pessoas têm necessidades primárias e secundárias, as quais precisam ser atendidas seguindo uma ordem de importância, ou seja, não faz sentido suprir as necessidades secundárias antes de atender as necessidades primárias.


Para ilustrar esse conceito, foi criada a Pirâmide de Maslow. Veja na imagem:

Piramide de maslow

Fonte: Direção Concursos


Viu como existe uma ordem de relevância? As necessidades que se encontram na base da pirâmide são as primárias, enquanto as do topo são as necessidades secundárias.


Conheça na prática sobre o que se trata cada uma delas, com exemplos:

  • Fisiológica: boa alimentação, sono adequado e moradia.
  • Segurança: seguro de saúde, bom salário e emprego estável.
  • Sociais: amizades, boas relações no ambiente de trabalho e apoio psicológico.
  • Estima: autoconfiança, respeito dos outros e feedbackspositivos.
  • Autorrealização: autonomia, conquistar metas, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.

Garantir que todas essas necessidades sejam atendidas é parte do trabalho de um bom líder, o personagem de mais destaque quando falamos sobre equipes positivas.

Como um líder pode construir uma equipe positiva?

O líder é a pessoa responsável por incentivar as pessoas a darem seu melhor em prol de um objetivo, por isso, é claro que uma boa liderança faz toda diferença para engajar um time.

Quais são as características de um bom líder?

  • Age com empatia.
  • Oferece feedbacks.
  • É bom em intermediar conflitos.
  • Toma decisões assertivas.
  • Se comunica com clareza.

Uma liderança liberal é aquela capaz de delegar tarefas e dar autonomia ao seu time, estimulando um ambiente de trabalho criativo e acolhedor.


Esse tipo de atitude é fundamental para uma equipe trabalhar em harmonia, e, além disso, devemos lembrar que a figura de um líder deve servir de grande exemplo para as pessoas.


Você já pensou em se tornar um líder? Fique sabendo que é possível trabalhar todas essas habilidades, fique com a gente e descubra como!

Você está preparado para ser um líder?

Atualmente, os líderes precisam sobreviver a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo como o mercado. Isso porque as empresas necessitam de certas competências e habilidades organizacionais diferentes daquelas que traziam sucesso antigamente.

Tendo isso em mente, você se considera preparado para os desafios da liderança?

Caso sua resposta seja não, fique tranquilo porque preparamos uma super qualificação pra você! Sendo assim, o curso de Liderança para Gestores irá te preparar para conduzir equipes rumo ao alto desempenho através de uma cultura forte, alinhada a estratégia da organização, ao perfil dos membros e ao contexto de mercado, tudo isso embasado pelos principais best-sellers sobre liderança.

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Liderança para Gestores

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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