O que é ERP?
Se você quer aprender mais sobre essa metodologia, tenho um material para você…
O que é MRP e MRP II?
Qual a diferença entre ERP e MRP?
E aí, já escolheu o seu software?

ERP e MRP: Entenda qual desses softwares é a melhor opção para sua empresa!

Descubra quais as diferenças entre ERP e MRP, bem como quais são as vantagens que estes programas podem oferecer para o crescimento da sua empresa

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
ERP e MRP: Entenda qual desses softwares é a melhor opção para sua empresa!

ERP e MRP são dois softwares que vêm ganhando cada vez mais notoriedade no mercado, devido às suas capacidades de otimizar os processos produtivos dentro de uma organização.

Mas, você já se perguntou o porquê de as ferramentas da tecnologia da informação estarem sendo cada vez mais utilizadas dentro do meio empresarial?

A resposta para essa questão não é muito complicada. Com um mercado cada vez mais competitivo, todas as indústrias preferem demandar a mão de obra humana para as ações realmente necessárias, como: negociações, gestão de pessoas e tomadas de decisões.

Então, se esse é o caso da sua empresa ou se você deseja saber mais a respeito de ERP e MRP, continue lendo este artigo e conheça também o MRP II, outro software amplamente utilizado.

O que é ERP?

Enterprise Resources Planning (ERP) é um software ou um conjunto de softwares utilizados para automatizar a gestão empresarial.

Em português, esta palavra significa Planejamento Integrado de Recursos. E, como o próprio nome faz menção, este software tem a capacidade de integrar todas as áreas de uma empresa.

Além disso, com o uso do ERP, todos os dados da organização (desde o setor de compras até o de recursos humanos) são compartilhados em um único ambiente virtual, e as informações chegam em tempo real.

A linguagem utilizada também é bem simples, e uma das diferenças mais significativas é que os setores da empresa são chamados de módulos.

Exemplo de sistema ERP

Um sistema ERP mundialmente usado, é o SAP. Essa tecnologia funciona como um gigante banco de dados, promovendo um constante compartilhamento de dados por meio da integração entre os diversos setores de uma empresa e também pela possível conectividade com equipamentos promovida pela Internet das Coisas.

Dessa forma, um sistema como o SAP que promove esse tipo de integração, permite que decisões sejam tomadas de forma mais rápida e assertiva, economizando tempo e evitando desperdícios.

Uma outra maneira de evitar desperdícios e promover a melhoria contínua para as empresas é por meio da metodologia Lean Seis Sigma. Vivemos em um mundo dinâmico, com mudanças constantes, e daí vem a importância de saber utilizar as ferramentas Lean: reduzir custos e otimizar processos já se tornou uma premissa.

Se você quer aprender mais sobre essa metodologia, tenho um material para você…

Você gostaria de reconhecer as possíveis falhas no envolvimento e comprometimento gerencial?

Um projeto Seis Sigma pode falhar em vários pontos, porém, nós da Voitto conseguimos sintetizá-los em alguns momentos específicos, para que você saiba como prevenir-se em cada etapa do seu projeto!

No nosso ebook As falhas mais comuns na implementação do Seis Sigma, você encontrará listas com as falhas mais comuns em cada uma dessas etapas chaves do projeto.  Além disso, contará com um manual de como evitar a ocorrência de tais falhas na implementação do programa.

É uma grande oportunidade para você se aprimorar. Está esperando o que? Clique botão abaixo e baixe agora!

As falhas mais comuns na implementação do Seis Sigma


Agora, vamos entender como o sistema ERP pode ser aplicado.

Exemplo de aplicação do sistema ERP

Para entender melhor a utilização do ERP, imagine uma empresa de varejo, na área da construção civil, que tenha 10 lojas espalhadas pelo Brasil.

Essas lojas possuem milhares de itens em estoque, mas como identificar qual o melhor momento de comprar mercadoria, a fim de que não falte e nem sobre produtos em excesso?

O ERP é responsável por fazer todo esse controle de estoque à medida que as mercadorias estão sendo entregues, ou seja, ele faz uma descrição detalhada da quantidade de produtos necessária para cada loja.

Este programa também tem a função de informar aos fornecedores, automaticamente, qual item deve ser entregue à qual loja da rede de materiais de construção e qual será o tempo de processamento e entrega dos materiais.

Após a realização da compra, os documentos de venda são importados automaticamente e todas as questões financeiras são resolvidas.

É claro que todas essas informações seguem o que foi predeterminado no momento da implantação do sistema ERP.

O que é MRP e MRP II?

MRP

Material Requirement Planning (MRP), é um sistema utilizado para o planejamento de todas as necessidades materiais de uma linha de produção.

Este software foi desenvolvido na década de 70 e por meio dele é possível afirmar com uma maior precisão as listas de materiais necessários, as quantidades imprescindíveis e o tempo que eles devem estar disponíveis para não prejudicar a produção.

Um sistema MRP eficaz também tem a capacidade de reduzir os estoques na cadeia de suprimentos, o que libera capital de giro e permite o investimento em outras áreas da indústria.

Exemplo de aplicação do MRP

O MRP é uma metodologia que possui uma ampla gama de aplicações no setor industrial.

Em uma fábrica de cadeiras, por exemplo, este sistema é responsável por delegar a quantidade de todos os materiais necessários para a sua fabricação, como madeiras e parafusos.

MRP II

Manufacturing Resources Planning (MRP II) surgiu nos anos 80 devido à necessidade de uma maior abrangência dos processos de fabricação.

Com o MRP II, ocorreu a inclusão de informações tanto sobre os recursos financeiros como da estrutura e mão de obra das linhas de produção. Dessa forma, a partir dessa fase, os gestores começaram a analisar, por meio deste sistema, o impacto futuro da produção sobre as finanças das empresas.

Exemplo de aplicação do MRP II

Podemos utilizar o mesmo exemplo do MRP, contudo, como o MRP II é um processo mais abrangente, neste caso também seriam realizados os procedimentos para saber qual será a demanda futura da produção de cadeiras e como isso impacta nos custos da empresa.

Qual a diferença entre ERP e MRP?

Se você deseja apenas controlar a matéria prima dos processos de fabricação, o mais indicado é o MRP, mas se deseja analisar como essa produção afeta os custos futuros, escolha o MRP II. Já o ERP irá englobar todos os processos existentes dentro de uma organização.

Agora que você já sabe o que é ERP e MRP, que tal analisar as vantagens para perceber as diferenças de cada um? Assim, ficará muito mais fácil escolher o melhor software para a sua organização.

Vantagens do MRP

  • Melhor planejamento da produção e compras;
  • Conhecimento sobre as necessidade de insumos;
  • Auxílio nas tomadas de decisões a partir da simulação de cenários de demandas;
  • Maior controle de documentação das atividades desenvolvidas.

Vantagens do MRP II

  • Otimização do uso de máquinas e equipamentos;
  • Maior coordenação e controle da produção e estoque;
  • Reduções de hora extra e tempo ocioso;
  • Maior agilidade no conhecimento das consequências financeiras diante do que foi planejado e o que foi produzido.

Vantagens do ERP

  • Integração de todos os setores em uma única plataforma;
  • Diminuição do desperdício de materiais e mão de obra;
  • Melhoria da logística interna e externa;
  • Eliminação de controles manuais e duplicação de dados;
  • Detecção de erros e a consequente melhora de produtos e serviços.

Em relação às desvantagens desses sistemas, é possível citar os custos, pois quanto mais funções um sistema apresenta, maior o seu custo. Logo, o sistema ERP é o que possui mais despesas de implementação e manutenção.

E aí, já escolheu o seu software?

Como você pôde perceber, o ERP e MRP vieram para otimizar os processos produtivos dentro de uma organização. Dessa forma, cabe a você escolher qual sistema apresenta mais vantagens para a sua empresa.

Mas você está preparado para gerir uma equipe focada em resultados?

Com o kit Gestão de Qualidade, você receberá 6 planilhas para gerenciar operações na sua empresa de modo mais assertivo e organizado.

As planilhas são Acompanhamento de Pedidos, Avaliação de Fornecedores, Controle de Ações, Controle de Entregas Logísticas, Controle de Estoque e Controle de Veículos e Motoristas.

Se interessou? Não perca essa oportunidade de ouro e baixa agora o KIT de Gestão de Qualidade!

Gestao de Operacoes

Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

planilha ferramentas de gestão

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Ferramentas De Gestão

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.