O que é escuta ativa?
Quais são os benefícios da escuta ativa?
5 dicas para desenvolver a escuta ativa
Como desenvolver a minha comunicação?

Saiba O que é Escuta Ativa, Qual é a sua Importância e Como Praticá-la?

Desenvolver a escuta ativa é essencial para a criação de laços mais profundos com as pessoas. Aprenda a praticá-la ao longo deste artigo.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Saiba O que é Escuta Ativa, Qual é a sua Importância e Como Praticá-la?

A escuta ativa nos traz uma percepção de como os diálogos devem ser profundos, principalmente visando o desenvolvimento de relações saudáveis e o entendimento real do que o outro está falando.

Praticá-la nos leva ao desenvolvimento da nossa capacidade de sociabilização, um dos pilares da inteligência emocional.

Quantas vezes você já se pegou no meio de uma conversa sem prestar atenção em uma palavra que a outra pessoa estava falando?

Ao longo deste artigo vamos conversar sobre:

  • O que é escuta ativa?
  • Quais são os benefícios da escuta ativa?
  • Como praticar a escuta ativa?

Quer aprender a ter diálogos mais profundos e empáticos? Então leia este artigo até o final!

O que é escuta ativa?

A escuta ativa pode ser definida como uma ferramenta de comunicação que está dentro do conceito de comunicação generosa.

Esse conceito afirma que quando nos colocamos à disposição para conversar com alguém e prestar atenção em sua fala, estamos demonstrando interesse genuíno pelo assunto e pela mensagem que está sendo transmitida.

A escuta ativa não se relaciona apenas com o ato de escutar o que o outro está dizendo, mas sim demonstrar interesse pelo assunto e evitar julgamentos enviesados em suas crenças e valores.

Seus princípios, em parte, vão de encontro aos da comunicação não-violenta, tendo em vista que a empatiase faz necessária para o entendimento da realidade do outro.

Essa prática nos leva a investigar com curiosidade o que o outro está tentando expressar, demonstrando interesse por meio de perguntas e parafraseando para ter a certeza da compreensão da mensagem.

É importante ressaltar que não precisamos concordar com tudo o que a pessoa está dizendo, mas não devemos julgar e sim olhar pela ótica do outro, fazendo uso das nossas soft skills.

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Vamos entender agora quais são os benefícios da escuta ativa.

Quais são os benefícios da escuta ativa?

Além de auxiliar na promoção de relacionamentos mais saudáveis, a escuta ativa traz vários benefícios para o ambiente corporativo. Vejamos alguns deles:

Promoção do relacionamento interpessoal

A escuta ativa nos permite a compreensão das diferentes realidades, o que torna o ambiente propício para o desenvolvimento de relações interpessoais.

Diminuição de conflitos

Tanto nas organizações como em nossa vida particular, quando praticamos os valores da escuta ativa passamos a ser capazes de ver as diversas situações que ocorrem em nosso cotidiano, por diversas perspectivas. Isso faz com que os conflitos diminuam e que haja liberdade para as manifestações de diversas ideias.

Geração de confiança e de segurança

Quando mostramos interesse pela mensagem que o outro está transmitindo, uma sensação de confiança é criada.

Além disso, as pessoas se sentem seguras para demonstrar as suas vulnerabilidadese permitem o desenvolvimento de novas habilidades.

Aumento da produtividade e do trabalho em equipe

Com a promoção de bons relacionamentos interpessoais, a diminuição dos conflitos e a geração de confiança as equipes de trabalho se tornam mais unidas, o que promove um aumento na produtividade.

5 dicas para desenvolver a escuta ativa

Para que você possa desenvolver a escuta ativa e praticá-la no seu cotidiano, separamos 5 dicas. Veja só:

1. Evite distrações

Durante a conversapode ser que apareçam distrações que interrompam a sua atenção e atrapalhem o fluxo da conversa.

Sendo assim, durante um diálogo evite distrações, como checar as mensagens do celular, ter conversas paralelas com outras pessoas, telefonemas, entre outros. Dessa forma, a sua atenção estará direcionada para a pessoa e o assunto que ela está falando.

2. Tenha o hábito de perguntar

Para entender melhor o contexto da fala da pessoa utilize da sua curiosidade e criatividade para fazer perguntas, de modo que a pessoa explique detalhadamente a situação e que você possa entender pelo olhar dela.

Na escuta ativa, esse hábito auxilia no fortalecimento da sua empatia e torna a conversa mais agradável.

3. Distraia a sua cabeça

Procure fazer diferentes atividades ao longo do seu dia visando ampliar a sua visão de mundo. Isso auxilia na interação com as pessoas, pois nos dá uma percepção diferente sobre as nossas relações.

4. Faça meditação

Para facilitar o desenvolvimento da nossa escuta ativa, é importante nos desligarmos de tudo.

Mas como assim?

Em nosso cotidiano, com as correrias, preocupações e tarefas, a nossa mente fica muito agitada, rodeada de pensamentos, julgamentos e percepções que nos impedem de imergir em uma conversa de modo profundo.

Quando praticamos meditação esvaziamos a nossa mente, permitindo o desenvolvimento da atenção plena, que nos ajuda a dar a devida atenção à conversa.

5. Seja empático

A nossa última dica não é nada mais nada menos do que a empatia.

Antes de dar a sua opinião em uma conversa, faça o exercício de se colocar no lugar do outro, de ver a situação pela perspectiva dele, entendendo as suas motivações, os seus valores, as suas necessidades e as suas expectativas.

Dessa maneira, você estará praticando a escuta ativa e tornando as suas relações mais saudáveis e profundas.

Como desenvolver a minha comunicação?

Ao longo deste artigo aprendemos sobre a escuta ativa, seus benefícios e como praticá-la.

Deu para perceber que não é muito difícil desenvolvê-la, não é mesmo? Claro que ela exige esforço e dedicação, mas o resultado dessa prática é notável e essencial para um bom relacionamento, seja com os clientes, com a sua equipe de trabalho ou com os familiares.

Como dissemos, a escuta ativa não se baseia apenas em escutar, mas também em saber fazer colocações.

Para auxiliar você no desenvolvimento de uma boa comunicação, além de outras características e habilidades que trarão inúmeros benefícios, oferecemos para você um incrível pacote!


Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.

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Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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