O que é o Lean Manufacturing?
Os 8 desperdícios que o especialista Lean tem que lidar!
Qual o papel do especialista Lean na melhoria contínua?
DICA DE OURO!
5 práticas e fundamentos adotados pelo Especialista Lean Manufacturing!
Quero ser um especialista Lean!

Quem é o Especialista Lean? Conheça o agente de mudança da melhoria contínua

Entenda qual o papel do agente de mudança especialista em Lean Manufacturing e confira as 5 práticas e fundamentos adotadas por ele em uma organização rumo à melhoria contínua!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quem é o Especialista Lean? Conheça o agente de mudança da melhoria contínua

O especialista Lean Manufacturing é o agente de mudanças da melhoria contínua. Quando falamos de Lean Manufacturing, pensamos em processos enxutos, autônomos e flexíveis que fabricam produtos padronizados com níveis de retrabalho e defeitos praticamente inexistentes, certo?

Isto não deixa de ser verdade, só que, em todos esses casos, para ser possível conquistar as tão desejadas condições, existem por trás profissionais especializados nesta metodologia que buscam diariamente promover a cultura Lean nas suas organizações.

Hoje você irá entender qual o papel de um especialista Lean em uma empresa e conferir 5 práticas e fundamentos que são constantemente adotados por ele nessas companhias para difundir os princípios e ferramentas derivados dessa poderosa filosofia Lean de melhoria contínua.

Vamos lá? Neste artigo você aprenderá:

  • O que é o Lean Manufacturing?
  • Os 8 desperdícios que o especialista Lean tem que lidar!
  • Qual o papel do especialista Lean na melhoria contínua?
  • Como posso me capacitar na metodologia do Lean Manufacturing?
  • 5 práticas e fundamentos adotados pelo Especialista Lean Manufacturing!

O que é o Lean Manufacturing?

O Lean Manufacturing também chamado de Sistema Toyota de Produção, é uma filosofia de gestão focada na. A aplicação dessa ferramenta promete o aumento da produtividade e, consequentemente, o alcance de maior competitividade e prestígio no mercado.

Para isso, o especialista Lean deve focar na eliminação de 8 tipos de desperdícios que são abordados pela metodologia.

Então, precisamos esclarecer, primeiramente, quais são esses 8 desperdícios tão importantes.

Os 8 desperdícios que o especialista Lean tem que lidar!

Em qualquer processo, é comum que haja desperdícios, sejam estes físicos (materiais) ou abstratos (tempo), cabe ao especialista Lean identificá-los e resolvê-los. Vamos conferir os 8 desperdícios do Lean Manufacturing.

1. Transporte

Movimentação desnecessária de pessoas, materiais e informações no processo. Como o transporte é uma etapa desprovida de agregação de valor, ela deve ser reduzida ao máximo.

2. Inventário

Estoque excessivo de insumos, matérias-primas, produtos intermediários e produtos acabados, que resulta em "dinheiro parado".

3. Movimentação

Deslocamento excessivo e desnecessário dos equipamentos ou dos colaboradores no processo, utilizando-se um tempo que poderia ser gasto no aumento de produtividade do sistema de produção.

4. Espera

Inoperância de funcionários, máquinas fabris e demais recursos no processo devido à inexistência de um fluxo de produção balanceado.

5. Produção excessiva

Fabricação de produtos superior a necessária, acarretando em estoque, movimentação desnecessária, tempo e transporte desperdiçados.

6. Processamento excessivo 

Processamento superior ao demandado pelo cliente, devido à falta do cumprimento de uma sequência lógica de funcionamento do processo.

7. Defeitos

Produto é feito com falha na qualidade por meio da formação de uma não-conformidade, o que resulta em retrabalho ou sucateamento. Nesse caso, o tempo e os recursos envolvidos na fabricação do item defeituoso também constituem desperdícios.

8. Conhecimento

Caso em que a competência intelectual e as habilidades dos colaboradores não são bem aproveitadas, o que prejudica a motivação e a aquisição de ideias que poderiam ser utilizadas para a melhoria do processo.

Portanto, o principal objetivo do Lean Manufacturing é a redução ou eliminação dos mais diversos desperdícios gerados. Para alcançá-lo, existem diversas ferramentas, denominadas ferramentas Lean que esse especialista deve utilizar de forma sistemática e organizada.

Se quiser saber mais sobre a metodologia de excelência operacional do Lean Manufacturing, acesse gratuitamente nosso Ebook. Dessa forma, você vai ter salvo um material cheio de informações valiosas e com tudo o que você precisa saber sobre essa metodologia!

Você saberá sobre métricas Lean, ferramentas de melhoria, o papel da liderança na implementação do Lean Manufacturing, as principais barreiras para implantação e como adotar o Lean na sua empresa. Não perca tempo, baixe! É só clicar na imagem abaixo.

Ebook - Lean Manufacturing de A a Z

Qual o papel do especialista Lean na melhoria contínua?

O especialista em melhoria contínua tem como objetivo fundamental divulgar e semear a cultura do Lean Manufacturing em uma organização. Para isto, ele conta com todo o suporte teórico e prático das valiosas ferramentas enxutas para que, ao identificar um problema corporativo ou mesmo uma oportunidade de melhoria, seja aplicada essa filosofia de modo seriamente estruturado e eficaz.

Para conseguir espalhar com eficiência, e estimular a adoção mútua da cultura enxuta e suas práticas e ferramentas por todos os colaboradores em uma empresa, o especialista Lean Manufacturing possui como função desenvolver e orientar grupos de melhoria, reuniões diárias e estratégicas e palestras empresariais com diferentes objetivos:

  • Conhecer o fluxo de valor de um processo por meio de seu mapeamento;
  • Identificar e eliminar desperdícios decorrentes de uma operação;
  • Implantar ferramentas enxutas para aumentar a produtividade de um processo crítico;
  • Proporcionar um balanceamento de produção adequado para obter um baixo estoque;
  • Conduzir eventos Kaizen para a melhoria contínua contendo integrantes multifuncionais;
  • Assegurar por meio de técnicas específicas a manutenção dos resultados conquistados.

DICA DE OURO!

Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?

Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!

Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

Clique aqui e saiba mais!

5 práticas e fundamentos adotados pelo Especialista Lean Manufacturing!

Visando combater esses desperdícios e focando no objetivo da metodologia que é a melhoria contínua, o agente de mudança Especialista Lean adota algumas práticas e fundamentos para garantir uma boa qualidade em seu processos, podemos definir como o conjunto de boas práticas as seguintes ações:

1. Desperdícios devem ser eliminados

Um cliente não deseja um produto que tenha seu valor de venda integrado com custos decorrentes de desperdícios industriais. Ele não quer pagar por produtos defeituosos, estoque, transporte, nivelamento de produção mal realizado, altos tempos de setup e demais atividades que não agregam valor.

Muito pelo contrário, o cliente anseia pagar por um produto competitivo que tenha um alto valor agregado!

É para alcançar este requisito que o especialista Lean é tão essencial para as companhias. Uma de suas principais responsabilidades é incentivar a constante busca pela eliminação de desperdícios, operações e materiais que não agregam valor ao produto por todos os integrantes de uma empresa: do operário ao gestor industrial.

2. Problemas são oportunidades para melhorar

O especialista Lean nunca enxerga problemas com desânimo, desconforto e insatisfação. Muito pelo contrário, ele os visualiza como oportunidades para elevar ainda mais o desempenho da sua área e empresa. É por meio da resolução de problemas e oportunidades de melhoria que o progresso e a competitividade de uma companhia é exaltada!

3. Defeitos não devem avançar para a etapa seguinte

Um dos fundamentos mais importantes da Manufatura Enxuta é que defeitos não devem nunca adiantar para o processo seguinte - seu cliente, interno ou externo. Ao defrontar com um defeito, os operários do processo devem estar aptos para tomar as ações previstas e corretas para resolvê-lo imediatamente ou ao menos efetuar a sua contenção. Para atender a este critério, o especialista Lean deve garantir que todos os operadores compreendam claramente este essencial fundamento da cultura enxuta.

4. Ambiente diversificado é a chave para soluções eficazes

A diversidade por parte dos funcionários de uma empresa deve ser vista com bons olhos por toda a companhia e incentivada pelo especialista em Lean Manufacturing. É por meio de um ambiente diversificado que novas ideias e perspectivas de melhoria são geradas e confrontadas, e soluções, até então inimagináveis, são elaboradas e aplicadas com sucesso e efetividade.

5. Cultura colaborativa deve ser estimulada

Assim como no item anterior, a colaboração de diferentes áreas de uma empresa para juntos atingir um propósito comum deve ser encorajada e instigada pelo especialista Lean. Ele tem como função explanar que o mais importante de tudo é o resultado final, e que a melhora de seu desempenho é a única saída para favorecer no desenvolvimento sadio e sustentável de uma corporação.

Quero ser um especialista Lean!

Se você procura uma capacitação completa aplicada ao mercado de trabalho, temos a solução perfeita. Ao se certificar como Especialista Lean, você será capaz de realmente fazer a diferença nos negócios. O Especialista Lean aspira pelo processo perfeito e inspira outros a serem e fazerem melhor todos os dias.

Deseja estar preparado para conduzir mudanças a caminho da excelência?

Para alcançar patamar profissional, nós oferecemos para você a Formação Especialista Lean. Com a nossa formação, você será capaz de dominar todas as ferramentas de controle de desperdícios nas empresas, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços ofertados.

O pacote contempla Fundamentos Lean, 5S, Mapeamento de Fluxo de Valor, Kaizen e Manutenção Produtiva Total, que fornecerão todo o conhecimento necessário para que você aplique o Lean em qualquer área, da manufatura ao escritório!

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Formação Especialista em Lean

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Formação De Especialista Lean

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.