O ocorrido
Ferramenta de espionagem utilizada

Ainda existem dados seguros? Espionagem global é uma realidade

Entenda o mais recente ataque cibernético: Governos praticam espionagem e coletam informações sigilosas de jornalistas e políticos por meio de vírus hacker.

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Ainda existem dados seguros? Espionagem global é uma realidade

Na atualidade o armazenamento de informações sigilosas em dispositivos eletrônicos pela grande maioria das pessoas, até mesmo de empresas e figuras políticas, é extremamente comum, mas como fica a segurança desses dados?

Nesta semana uma reportagem foi lançada alegando que ao menos dez governos fizeram uso de um programa que invadiu celulares e espionou jornalistas e ativistas, além de empresários e políticos ao redor do mundo!

Continue conosco pois te contaremos mais sobre esse acontecimento nos seguintes tópicos:

  • O ocorrido
  • Ferramenta de espionagem utilizada

O ocorrido 

No dia 18 de julho de 2021 começou a circular a notícia de que uma lista com mais de 50 mil números de telefone foi vazada, indicando que governos usaram um programa em forma de vírus de espionagem para hackear esses dispositivos.

A notícia foi divulgada por canais de comunicação famosos de diferentes países, contando com 17 veículos de imprensa em sua apuração.

Além disso, as informações ilegalmente coletadas correspondem a jornalistas, religiosos, políticos, ativistas de direitos humanos, advogados, entre outros.

Sabe-se ainda que esses contatos são pessoas de interesse por clientes da empresa responsável pelo programa, e dentre os contatos se encontram funcionários de jornais como o The News York Times.

Contudo, não foi possível identificar quem exatamente são os clientes, mas de acordo com a investigação, é comprovada a participação de governos de ao menos 10 países.

Também, comprovado que estão envolvidos nessa história, estão contatos próximos de Jamal Khashoggi, um jornalista da Arábia Saudita que foi assassinado em 2018 quando visitava o consulado de seu país.

Desentendido com o príncipe herdeiro saudita, Jamal fugiu para os Estados Unidos em 2015, e após sua morte, o vírus foi instalado no celular de sua noiva.

Ferramenta de espionagem utilizada

A ferramenta utilizada para a espionagem e coleta de informações é um programa chamado Pegasus que é classificado como um malware, ou seja, um programa criado para infectar computadores e outros dispositivos, funcionando como um vírus.

Além disso, ele tem a capacidade de acessar mensagens, fotos, e-mails, ou ainda gravar chamadas e ativar câmeras e microfones remotamente, sem que o usuário do aparelho perceba.

Também não há necessidade que o usuário clique em links maliciosos na internet para que esse malware consiga invadir seus celulares.

Ainda, o programa pertence a uma empresa de Israel, chamada NSO Group, que já é investigada desde 2017 pelo FBI, agência de inteligência dos Estados Unidos, por suspeitarem desde esse período de roubo de dados.

Além do mais, o WhatsApp processou a empresa em 2019, depois de declarar que ela estava por trás do roubo de informações de milhares de celulares.

Depois de toda essa polêmica, a companhia divulgou um relatório que afirma que a ferramenta deve ser utilizada de forma exclusiva para investigações criminais e por terrorismos, e somente por serviços de inteligência, militares e policiais.

Contudo, analisando a lista vazada, descobriu-se que uma grande quantidade não pertence a criminosos, assim, podemos concluir que clientes da empresa tem usado o Pegasus de maneira que vai contra o contrato de uso, ou seja, ilegalmente.

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Wcm Pilar Segurança

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.