
A criação do conhecimento é uma ferramenta poderosa para a construção de uma carreira de sucesso para qualquer profissional, além de ser muito importante para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa.
Por isso, o uso de ferramentas de gerenciamento desse poderoso fator é fundamental, assim, o objetivo deste artigo é abordar os principais aspectos sobre o Espiral do Conhecimento.
Afinal, para sua empresa conseguir se desenvolver, é necessário que os processos e atividades desempenhadas sejam bem mapeadas e repassadas para novos colaboradores de forma abrangente e eficaz.
Logo, não deixe de investir na leitura desse artigo, para ampliar seus conhecimentos sobre esse assunto através dos seguintes tópicos:
Vamos à leitura?
O Espiral do Conhecimento é uma aplicação de modelo de negócios que tem como objetivo estimular a absorção e transferência de saberes entre os colaboradores, visando potencializar a Gestão de Conhecimento.
Dessa forma, o conhecimento técnico é usado como fator de desenvolvimento da equipe e deve ser repassado para todos os colaboradores, a fim de garantir a capacitação de todos e aprimorar o know how dos funcionários.
Além disso, a experiência é uma forma de aprender muito valorizada dentro do Espiral, afinal, o aprendizado não está restrito aos aspectos técnicos, mas sim também é algo adquirido com o contato prático com os processos.
Diante disso, as empresas usam o Espiral para viabilizar a propagação do conhecimento através de seus mecanismos, o que faz com que a capacitação não fique dependente da permanência de colaboradores.
Para entender melhor como funciona esse conceito, não deixe de conferir o tópico seguinte e agregar seus conhecimentos sobre esse assunto!
Ela destrincha como e onde ocorrem as trocas fundamentais de informação entre colaboradores, sendo uma das partes principais de qualquer empresa para um fortalecimento cultural e logístico dos processos.
Se tem, também, em mãos o conhecimento know-how das pessoas, que para as empresas, é uma ferramenta extremamente eficaz. Ela retém o conhecimento adquirido e intrínseco de seus colaboradores mais talentosos.
O funcionamento do Espiral de conhecimento tem como base os conceitos formulados pelos professores Nonaka e Takeuchi, da Universidade de Tóquio, Japão.
Tais, que dividem as formas de aprender em conhecimento tácito e conhecimento explícito, entenda a diferença entre eles:
Se refere ao aprendizado adquirido através da prática e experiência, ou seja, foi aprendido com o desempenho da atividade, por exemplo, algo ensinado quando criança ou então ao entender quais consequências surgem de uma ação.
Se refere ao conhecimento técnico que foi repassado através de uma metodologia de aprendizado. Estes podem ser, arquivos, manuais, livros e muito mais.
Apesar deste tipo de conhecimento estar presente durante todo crescimento de uma pessoa e muito do que temos de conhecimento tácito pode ser encontrado em documentos físicos e digitais, a diferença rege justamente do fato de ter sido utilizado desses meios para se ter conhecimento ou vivenciar para adquiri-lo.
Dessa forma, a Espiral visa transformar o saber tácito em explícito, para que seja viabilizado a transferência de aprendizados práticos dos colaboradores por meio da Gestão de Conhecimento.
Além disso, para que essa ferramenta funcione é necessário a promoção de práticas de interação entre outras pessoas, investimentos em cursos, palestras, capacitações, aulas, entre outros artifícios.
Para entender melhor porque os investimentos citados anteriormente são potencializadores desta metodologia, conheça as etapas que compõem o Espiral do conhecimento com maia detalhes no próximo tópico!
Para facilitar a implementação desse método, sua metodologia foi dividida em quatro fases. Diante disso, conheça mais sobre elas:
A primeira etapa corresponde à fase de absorção do conhecimento tácito, ou seja, é o momento de assimilação através da experiência e vivência da rotina de trabalho e da organização dentro da empresa.
Dessa forma, é imprescindível que os colaboradores tenham oportunidade de interação com outros e liberdade de aplicação de seus conhecimentos para que o novo conhecimento oriundo da experiência possa surgir.
Esta parte se procede com bastante frequência, principalmente, quando um colaborador velho ensina ou explica algo a um novo colaborador, tornando esta troca extremamente importante.
Se refere à principal fase de conversão do conhecimento tácito em explícito, logo, ocorre após a assimilação e consolidação do aprendizado através da experiência citada anteriormente.
Nesse momento, o colaborador poderá externalizar seus aprendizados para as equipes de trabalho de forma que isso fique documentado e agregue na gestão da empresa.
Vale ressaltar que é necessária uma padronização de informações, visto que, elas podem ser repassadas de forma pessoal e difícil de ser compreendida, o que pode prejudicar essa fase.
A combinação é o momento em que o conhecimento explícito é repassado para os demais colaboradores.
Isso pode ocorrer através de capacitações internas, modelos mentais, documentação gerencial como POP ou DAX e ainda, oficinas criativas de gestão.
É interessante que essa fase não seja implementada apenas quando o colaborador deixa a empresa, o que é muito comum, mas sim que periodicamente os conhecimentos possam ser repassados para garantir maior eficiência. Ou seja, aqui temos a geração de um conhecimento explícito em outro conhecimento explícito!
Para finalizar, é necessário se certificar que o conhecimento tácito repassado foi convertido em explícito nos novos colaboradores que o obtiveram.
Essa análise pode ser feita através de análise de desempenhos periódicos, por exemplo, pois com a incorporação completa da conversão para o saber explícito, sua técnica será realizada com cada vez mais aperfeiçoamento.
Muito interessante, não é mesmo?
Por fim, entenda mais detalhes sobre a relação entre o Espiral de Conhecimento e a gestão do mesmo, de modo que sua percepção sobre esse assunto seja ampliada. Veja no tópico a seguir!
Agora que você já sabe o que é e como funciona a Espiral do Conhecimento, chegou o momento de relacioná-la com a estratégia de gerenciamento dos saberes de uma empresa.
De forma geral, podemos definir a gestão do conhecimento como um conjunto de ferramentas que viabilizam a permanência do modo de operação de atividades dentro de uma empresa como forma de aprendizado contínuo.
Dessa forma, o Espiral do Conhecimento é uma ferramenta de reter o capital intelectual que cada pessoa proporciona para uma empresa durante sua trajetória por ela, ou seja, a empresa não fica refém de nenhum colaborador para que os processos ocorram.
Além disso, a gestão do conhecimento é uma consequência direta do Espiral, visto que, ele proporciona mecanismos de coleta e repasse de informações essenciais para que ela proporcione o aprendizado contínuo.
Logo, ambas as metodologias contribuem diretamente para o crescimento de uma empresa e ainda, refletem nas melhorias significativas de resultados, devido ao aumento de eficiência dos processos.
Você sabia que ao aperfeiçoar suas Soft Skills você tem 13 vezes mais chances de ser contratado?
Atualmente, qualquer processo seletivo requer o mínimo dessas habilidades pois indica desenvoltura e adaptabilidade por parte do candidato!
Sendo assim, preparamos uma formação imperdível para você! A Formação em Soft Skills da Voitto que te dá acesso a 13 cursos + 6 bônus, com total liberdade para fazer nos horários que melhor entender e total suporte da nossa equipe! Clique na imagem abaixo e garanta a sua vaga:
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!