Quantos gestores já não perderam o sono pensando na melhor estratégia de crescimento de uma empresa?
No concorrido mercado de hoje, encontrar um diferencial é o primeiro passo estratégico para empresas que querem expandir os seus negócios.
Neste artigo iremos te auxiliar na construção da melhor estratégia de crescimento da sua empresa, para isso abordaremos os seguintes tópicos:
Vamos lá?
A estratégia de crescimento de uma empresa se traduz em uma melhoria na posição competitiva ou na consolidação da posição já alcançada pela empresa.
Para ajudar as empresas a executarem um bom planejamento estratégico, softwares de gestão estratégica surgem como grandes apoiadores produtivos e eficientes.
Com eles você consegue otimizar o tempo gasto na tomada de decisão, engajar seus funcionários, promover o aumento da produtividade e da governança corporativa na organização.
Além disso, ajudam a identificar oportunidades de crescimento da empresa, respondendo a perguntas como:
Dentre as diversas maneiras que sua empresa pode usar para responder a essas perguntas, como o uso de CRM, por exemplo, vamos usar uma ferramenta chamada Matriz de Ansoff.
Ela ajuda a identificar como a união de vantagens relativas a seu produto ou mercado de atuação podem gerar um desempenho superior, por meio da escolha de uma estratégia de crescimento de uma empresa.
A Matriz de Ansoff ou Matriz Produto x Mercado foi desenvolvida, em 1965, pelo professor e consultor russo Igor Ansoff. Essa matriz tem como propósito estabelecer estratégias de crescimento de uma empresa.
Mais precisamente, trata-se de uma ferramenta de análise e de definição dos problemas estratégicos.
Proposta há mais de cinquenta anos, a Matriz de Ansoff continua bastante utilizada, tanto no meio empresarial quanto no acadêmico.
Vamos conhecer agora, de forma simples e direta, as 4 estratégias fundamentadas na famosa técnica de Ansoff para fazer o seu negócio crescer:
Nessa estratégia de crescimento de uma empresa, será preciso vender mais dentro do mercado que você já atua.
Como fazer isso?
Ou você convence os seus clientes a comprarem uma quantia maior da que é vendida atualmente ou a saída será atrair os clientes dos seus concorrentes.
Dessa forma, você aumentará sua fatia de mercado.
Como aumentar a fatia de mercado?
Realizando campanhas promocionais mais agressivas ou trabalhando com descontos.
Mas, ideal, é conhecer profundamente os desejos e necessidades de seus clientes, fazendo uma boa pesquisa de marketing, por exemplo, e satisfazê-los da melhor forma.
É quando você foca em conquistar outros mercados com o produto que você já vende para um mercado específico.
No desenvolvimento de mercado é essencial ficar atento a todas as possibilidades de expandir o seu negócio, analisando alguns fatores importantes como localização geográfica e faixa etária do público-alvo.
Conhecendo profundamente como o público do mercado em que já atua reage aos benefícios de seu produto, ficará mais fácil adaptar suas estratégias de crescimento ao novo mercado.
É hora de criar novos produtos ou serviços para vender ao seu mercado utilizando a diversificação.
É possível diversificar bastante na sua área de atuação.
A diversificação segmentada te aproxima do seu público, te faz conhecer melhor os hábitos e os gostos dele, possibilitando a criação de produtos e serviços específicos para o seu público consumidor.
Se uma empresa já produz sabonetes, por exemplo,ela pode desenvolver shampoos para o mesmo mercado onde sua marca já é conhecida.
A mais arriscada e ambiciosa das 4 estratégias!
A diferença da terceira estratégia para essa, é que a terceira vendia para um público já conhecido.
Aqui será necessário criar produtos para novos mercados, enxergando oportunidades de atuação em segmentos diferentes e desconhecidos.
A diversificação de produtos depende do poder e da força da sua marca para ter sucesso.
Afinal, você vai entrar em um novo mercado com um novo produto, certo?
Então, será preciso despertar no cliente um interesse baseado na credibilidade que a sua marca já possui.
É fundamental fazer uma boa análise de cenários antes de adotar essa estratégia.
Tarefa complicada, mas não impossível, desde que haja muito estudo antes e uma pitada de coragem, características fundamentais para que a estratégia de crescimento de uma empresa dê certo.
Quando se identificam no mercado oportunidades de expansão favoráveis ao crescimento e atuação da empresa, os pontos fortes devem ser usados e planos de ação criados.
Algumas estratégias de administração estão intimamente ligadas à postura de crescimento:
Ligada ao desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços, com muita pesquisa e desenvolvimento.
Pontos principais:
Ligada a conquista de novos mercados, demanda a implementação de um planejamento estratégico complexo.
Pontos principais:
Se relaciona com parcerias que podem ajudar a unir forças tanto para criar novos produtos e ou conquistar novos mercados:
Pontos principais:
A empresa investe fortemente na ampliação de instalações, criação de novas unidades, empresas spin-offs, abertura de filiais, compra de concorrentes, fortalecimento da rede de distribuição e outros investimentos semelhantes:
Ponto principal:
Agora que você já sabe como usar a Matriz de Ansoff, não deixe de aplicar esses conhecimentos para definir a estratégia de crescimento de sua empresa.
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