Não é segredo para ninguém que o mundo está cada vez mais multidisciplinar, pois, é possível aplicar os conhecimentos de uma área em outra através da adaptação e estudos, aumentando assim a aplicabilidade dos conceitos.
Dessa maneira, o mundo empresarial e a área da saúde não poderiam ficar de fora dessa tendência, formando uma parceria bem sucedida, onde as ferramentas e metodologias de gestão contribuem para o aumento da eficiência nos processos de saúde.
Entretanto, para garantir que essa parceria multidisciplinar funcione, é fundamental que o médico tenha uma visão sistemática e analítica do seu consultório, hospital ou ambiente de trabalho, alinhando seus objetivos e conhecimentos.
Por isso, conhecer e entender qual é a aplicabilidade da estratégia empresarial na área médica é um diferencial, e o investimento de tempo para saber mais sobre o assunto vai te agregar muito.
Logo, continue a leitura desse artigo, pois trataremos desse assunto através dos seguintes tópicos:
Vamos lá!
A essência da palavra estratégia pode ser definida de várias formas, mas, de uma maneira geral, se trata do conjunto de ações que devem ser feitas para se chegar a um determinado objetivo.
Diante disso, uma instituição usa vários tipos de estratégias para conseguir vantagens competitivas, otimizar seus processos, suprir suas necessidades, criar mais visibilidade no mercado, entre diversos outros fatores.
Tais estratégias de crescimento podem ser a nível operacional, produtivo ou administrativo, dependendo da necessidade do setor. E, deve ser elaborado pelo responsável pela área, podendo ou não ter auxílio da equipe toda na definição de métricas.
Para definir as estratégias, é comum a realização de um planejamento estratégico. Nele, há uma análise dos fatores internos e externos da instituição, das oportunidades e dificuldades enfrentadas, o que leva a reflexões estratégicas de forma organizada e seguindo uma linha de raciocínio direcionada.
Muito interessante, não é mesmo? No tópico a seguir, descubra qual é a aplicabilidade dessas estratégias no mercado de trabalho da medicina.
Apesar de ser um tópico aplicável a qualquer profissão, o empreendedorismo não é tão enfatizado quanto poderia ser na faculdade de medicina. Dessa maneira, os profissionais da saúde que pretendem abrir seu próprio negócio acabam tendo dificuldades iniciais para aplicar isso.
Diante disso, as metodologias e ferramentas utilizadas na gestão empresarial, podem ser usadas nos consultórios ou hospitais, visando potencializar a missão médica de proporcionar o melhor atendimento a seus pacientes. Tais, como:
Além disso, os benefícios dessas aplicações são muito consideráveis. Ficou curioso? Continue a leitura, pois é o assunto que abordaremos no próximo tópico.
Entender melhor o seu segmento de mercado é um passo essencial para saber onde atuar e como fazer suas ações de marca se tornarem mais eficientes.
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Na gestão empresarial, a aplicação de estratégias tem o objetivo de alinhar e direcionar as ações para alcançar o objetivo da empresa de modo mais eficiente possível. Na medicina, essa mesma aplicação também visa o aumento da eficiência e alcance de melhores resultados.
Para o médico empreendedor, a aplicação dessas técnicas de gestão vai permitir o crescimento dos serviços, a conquista de mais pacientes, a fidelização dos pacientes, o aumento do reconhecimento do trabalho e autoridade na área.
As vantagens são inúmeras, não é mesmo? Então, confira a seguir quais são os primeiros passos para iniciar esse processo no seu negócio.
O princípio básico para criar um produto que atenda as necessidades de alguém é conhecer muito bem esse alguém. Neste caso, reconhecer o público alvo de forma clara é o primeiro passo essencial.
Quais especialidades médicas sua clínica oferece e para qual público? Qual a demanda de pacientes nessa área? Alinhe todas as informações sobre seu público, assim, você poderá criar uma persona ao seu negócio.
As metas podem ser de curto, médio ou longo prazo e são responsáveis por guiar nossas ações até o objetivo, de forma quantitativa ou qualitativa. Dessa forma, a definição de metas é essencial para traçar o caminho que se pretende seguir. Busque definir metas de quantos atendimentos você pretende realizar, qual grau de satisfação pretende atingir, entre outros.
A saúde é necessária para a sobrevivência humana, por isso a manutenção dela é uma grande responsabilidade e envolve a conquista da confiança das pessoas.
Por isso, a qualidade deve ser um fator presente desde o atendimento até o tratamento. Identifique pontos fracos que podem estar comprometendo a qualidade do serviço que é oferecido e trabalhe neles para que não haja empecilhos na oferta do serviço de qualidade.
Se você é um lojista e tem um produto muito bacana, você vai querer colocá-lo na vitrine com mais visibilidade, não é mesmo? Se você oferece um atendimento médico de qualidade e humanizado, a visibilidade também é essencial.
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Os feedbacks são um mecanismo que pode ser usado para a melhoria contínua, em que as pessoas recebem críticas construtivas e sugestões de melhorias baseadas na experiência que tiveram.
Dessa maneira, implemente feedbacks no seu atendimento e processos operacionais, visando corrigir as falhas e aumentar a eficiência dos processos, estabelecendo estratégias de manutenção da qualidade.
Diante disso, agora é necessário colocar em prática! E se você gostou desse conteúdo, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar sempre enriquecendo seus conhecimentos!
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Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
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