O que você precisa saber sobre o ENEM 2021?
O que é uma Estratégia de Prova?
Quais são as melhores estratégias de provas para o ENEM?
Saiba mais!

O ENEM está próximo, e agora? Confira as melhores estratégias para aplicar na prova!

Neste artigo você vai aprender como potencializar seus resultados no ENEM utilizando uma estratégia de prova eficaz, confira!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
O ENEM está próximo, e agora? Confira as melhores estratégias para aplicar na prova!

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a maior prova realizada no país com o intuito de viabilizar a entrada de estudantes no ensino superior. Por isso, essa prova é muito esperada e importante para muitos!

Para quem se preparou durante todo o ano com o objetivo de ir bem no ENEM, sensações como: ansiedade, nervosismo, instabilidade emocional ou insegurança nas vésperas da prova são bem comuns.

Diante disso, hoje vamos falar sobre um importante mecanismo para contornar isso, que é o estabelecimento de uma estratégia de prova para o ENEM!

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Continue a leitura, pois, te contaremos tudo sobre os seguintes tópicos:

  • O que você precisa saber sobre o ENEM 2021? 
  • O que é uma estratégia de prova? 
  • Quais são as melhores estratégias de provas para o ENEM? 
  • Saiba mais! 

Vamos lá?

O que você precisa saber sobre o ENEM 2021? 

A prova do ENEM 2022 será realizada nos dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia de aplicação, as provas terão a duração de 5:30h, e os assuntos que serão cobrados serão: linguagens e ciências humanas, tais que terão 45 questões cada e a redação.

Já no segundo dia, a prova poderá ser realizada em até 5 horas, tendo como assunto matemática e ciências da natureza, ambos com 45 questões cada.

Nos dois dias os portões se abrem às 12 horas do horário de Brasília e se fecham às 13 horas, não sendo tolerados atrasos. Diante disso, é importante se planejar para não virar meme dos atrasados do ENEM.

Além disso, é necessário levar caneta preta de embalagem transparente para a realização da prova.

Vale ressaltar que é permitido levar lanches para a prova, contato que as embalagens sejam transparentes. Os dispositivos eletrônicos e relógios podem ser levados, mas durante a prova são armazenados em uma embalagem dada pelos aplicadores.

A saída da prova é permitida apenas depois de pelo menos 2 horas de realização da prova. Para sair com o caderno de questões é necessário permanecer na prova até os 30 minutos finais.

Mas, você sabe o que é uma estratégia de prova? Confira no tópico a seguir o que é esse conceito.

O que é uma Estratégia de Prova? 

A estratégia de prova consiste na delegação de formas eficazes para alcançar os objetivos almejados, ou seja, consiste na delimitação de ações que poderão te ajudar a atingir suas metas. 

Na prova do ENEM, essas estratégias variam de candidato para candidato e também difere de acordo com a área do conhecimento. Por isso, conhecer e dominar essas técnicas é um grande diferencial.

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Como está sua inteligência emocional?

Assim, agora que você já sabe como funciona o ENEM e o que é uma estratégia de prova, esse é o momento mais esperado de saber quais são e como funcionam elas, por isso, confira no próximo tópico!

Quais são as melhores estratégias de provas para o ENEM? 

Conhecer a prova 

As provas têm estilos diferentes, por exemplo, uma prova de escola geralmente é diferente do estilo de prova do ENEM. Por isso, estar preparado para não ser pego de surpresa é essencial.

O ENEM tem estilos de questões características, como textos grandes em provas de linguagens, por exemplo. Dessa forma, isso é uma ótima oportunidade para traçar estratégias para aplicar o conteúdo na prova.

Saiba ler nas entrelinhas das questões, se atente aos detalhes como fonte que foi extraído aquele texto, legenda das questões, entre outros. Esses detalhes podem ser o diferencial para mandar bem na prova.

Além disso, o ENEM utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para corrigir as questões, dessa forma, o número de acertos não é a única coisa determinante, visto que as questões têm pesos diferentes.

Isso porque, o mesmo número de acertos em matemática, por exemplo, te dará uma pontuação diferente do que em linguagens.

Além disso, algumas universidades colocam pesos nessas áreas no SISU, por isso é importante alinhar essas expectativas desde a realização da prova.

Entender a proposta de redação 

A redação do ENEM é uma das áreas mais estratégicas para quem quer aumentar sua média na prova, visto que é a que oferece as possibilidades mais reais de tirar a nota integral, que é 1000 pontos.

Por isso, ter uma estratégia para fazer ela no dia é fundamental. Assim, o ideal é usar a proposta de redação para direcionar o seu texto para não fugir do tema e entregar o que os corretores esperam.

Vale ressaltar que não é permitido copiar trechos dos textos motivadores que vem na proposta de intervenção, visto que, cometer plágio é crime e pode prejudicar muito a sua redação.

Assim, use os textos motivadores e dados que vêm neles para se inspirar a ter boas ideias para a sua argumentação e ter uma boa base para seguir a linha de raciocínio que o ENEM quer que você siga.

Além disso, não se preocupe em tentar adivinhar qual vai ser o tema da redação desse ano por medo de ficar sem ideias para colocar na sua redação.

Isso porque, o tema é sempre parte da nossa realidade, então, até mesmo o fato de você nunca ter ouvido falar sobre aquele problema existir já é um problema.

Começar por questões estratégicas 

O ENEM exige que você faça 90 questões objetivas e uma proposta de redação, por isso é uma prova que exige muito da sua concentração e gestão de tempo. Logo, é crucial ser estratégico para a resolução com maior aproveitamento.

Uma boa estratégia para os candidatos que sentem muito nervosismo no início da prova é começar pela resolução das questões mais fáceis. Isso lhe dará segurança para resolver as questões médias e intermediárias.

Já para as pessoas que não tem problemas com a instabilidade emocional, pode ser mais interessante começar pelas questões mais difíceis, visto que, você não estará tão cansado e poderá investir toda sua concentração desde já.

Para identificar as questões mais fáceis e difíceis, pode ser feito um mapeamento de questões logo no início da prova. Assim, você pode legendar as questões com alguns símbolos para identificá-las com mais facilidade.

Além disso, no primeiro dia de prova é muito estratégico começar pela proposta de redação. É muito comum que os alunos já comecem a prova procurando o tão esperado tema de redação devido a ansiedade e curiosidade.

Assim, já analisar os elementos da proposta de redação e começar a fazer seu planejamento de texto ou até mesmo um brainstorm de ideias é muito interessante e estratégico para se planejar durante a prova.

Alternar as resoluções 

Apesar de que as questões do ENEM são todas numeradas e vem com uma ordem alterada dependendo da cor da prova, é muito interessante que você determine qual a ordem mais estratégica de resolução.

Isso porque, no fim das contas, não importa para o Inep se você começou de trás pra frente ou alternou as questões durante a realização da prova, pois o que conta é o preenchimento correto do gabarito.

Mas, para você isso pode ter uma diferença muito positiva. Quando você alterna a resolução de questões entre as áreas de conhecimento, você evita o cansaço excessivo e melhora a sua concentração. 

Assim, experimente no primeiro dia começar pelo projeto de texto, depois fazer 15 questões de linguagens, depois voltar para a redação e fazer um rascunho, após isso fazer 15 questões de humanas, e assim por diante.

Assim como no segundo dia, essa estratégia também é válida, podendo até ser alinhada com as suas dificuldades. Por exemplo, se você tem dificuldades em matemática, experimente alternar 10 questões de matemática e 15 de natureza.

Se atentar ao tempo

O tempo é um dos principais entraves para a realização da prova do ENEM, por isso, é um fator que deve ser pensado com antecedência. Diante disso, é necessário se planejar e ter em mente que imprevistos podem acontecer.

O primeiro fator que deve ser planejado é a chegada no local de prova, por isso, estude a possibilidade de chegar mais cedo, entenda se haverá trânsito para chegar até o local e conheça onde você realizará a prova antes.

Durante os primeiros 30 minutos que não é permitida a realização da prova ainda, ocupe sua mente lendo as instruções da capa do caderno e conferindo se seus dados estão corretos.

Durante a prova, fique sempre atento aos papéis de horários que são colocados na lousa que indicam a progressão do tempo, já que não é permitido o uso de relógios, serão esses indicadores que irão te orientar.

Vale lembrar também que não é uma estratégia interessante investir mais de meia hora tentando resolver uma única questão. Nesses casos, algumas coisas podem te ajudar como pular a questão e retornar posteriormente ou analisar criticamente.

Ainda, vale lembrar que não é interessante deixar o preenchimento do gabarito para os 30 minutos finais, visto que, ele representa a sua prova e exige atenção e concentração para o preenchimento.

Isso também é válido para a versão final da sua redação. Afinal, quem gosta de emoção e adrenalina em momentos importantes são os atletas, não é mesmo? Planeje um momento que tenha calma e concentração para fazer isso.

Mantenha a calma

Essa frase é clichê e talvez você não ache que é o ideal para se falar para alguém que vai fazer uma prova tão importante, visto que há muita coisa em jogo e muitos investimentos feitos pela pessoa para encarar esse momento.

Mas, é o melhor conselho que se pode seguir nesse momento. Certifique-se que sua paz mental, emocional e espiritual estejam bem alinhadas nesse momento e trabalhe para que sua ansiedade e nervosismo não te atrapalhem.

Se durante a prova acontecer algum episódio de nervosismo ou desespero, tente ir ao banheiro e retornar ao estado de estabilidade para contornar a situação e não deixar que isso atrapalhe o seu ENEM.

Dê o seu melhor e saia do segundo dia de prova com a sensação de que você fez tudo o que podia ter feito e que é merecedor de cada décimo da nota que está por vir, mas que uma nota não te define! 

Agora que você já sabe todas essas dicas, coloque em prática e tenha uma boa prova! 

Saiba mais! 

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Planilha de cronograma, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Cronograma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.