Você sabe o que os grandes empreendedores têm em comum? O desejo de crescer!
Um dos objetivos na vida do empresário é sempre buscar a prosperidade, aumentando sua receita para obter um lucro maior. Para isso, é necessário compreender quando é a hora certa e o que fazer para expandir seu negócio.
Tudo isso deve ser feito através de um planejamento, adotando estratégias para realizar a expansão do negócio.
Mas, antes disso, você tem que saber controlar as finanças da sua empresa, para que a expansão seja feita de uma maneira sustentável! Você já sabe controlar as finanças do seu negócio?
O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?
Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.
Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!
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Antes de tomar a decisão de expandir seu negócio, é fundamental ficar atento a duas coisas: saber quando é a hora certa para expandir e quais estratégias você irá utilizar para realizar a expansão.
Então, vamos entender o que é preciso para expandir.
O primeiro passo para a expansão é saber se seu empreendimento está no momento certo. Para te ajudar a entender se sua empresa está pronta para a expansão, você pode responder à seguintes perguntas:
O seu negócio é estável?
A estabilidade chega quando você percebe que não consegue aumentar as vendas e a lucratividade da sua empresa. Você atingiu o potencial máximo ou seu negócio pode lucrar mais?
Dica: utilize indicadores para medir isso, e perceba se essa estabilidade não é sazonal.
Sua empresa está atendendo as necessidades dos clientes?
Você já atingiu todos os clientes possíveis com o seu negócio atual? Eles estão pedindo por novos produtos?
Dica: faça uma pesquisa com seus atuais clientes, tente perceber as oportunidades, peça por feedbacks.
Como anda o mercado no ramo de atuação da sua empresa?
É um ramo que está em crescimento ou enfrenta problemas em relação à economia? E como estão os concorrentes da sua empresa?
Dica: faça um mapeamento de mercado para entender se é a hora certa de expandir seu negócio.
É a estratégia de crescimento utilizada para definir qual modelo você irá utilizar para expandir seu negócio, conforme a análise de dados sobre seus clientes e sua empresa, sobre seus concorrentes, as regiões que você poderia atuar, dentre outras coisas.
Para isso, você pode utilizar a matriz esforço x impacto, para decidir uma estratégia para a expansão e depois realizar um plano de negócios.
Mas quais são então os modelos para expandir seu negócio?
A seguir, vamos listar os modelos com suas respectivas necessidades e impactos, assim você poderá avaliar quais das estratégias melhor se adaptam à sua empresa para crescer e lucrar mais!
A primeira estratégia para expandir seu negócio é através da abertura de uma nova unidade em outra região, atingindo novos mercados.
O capital de giro é inicial para abrir o novo negócio, um modelo de gestão para administrar as unidades e ter controle, identificar possíveis falhas que podem ocorrer. Pode trazer melhores resultados, mas expõe a maiores riscos. Quanto maior o risco, maior tende a ser o resultado, tanto negativo quanto positivo
Desvantagens: o empresário que abre uma nova unidade fica exposto, porque não está em dois lugares ao mesmo tempo, então você deve refletir sobre sua capacidade gerencial.
O segundo modelo para expandir seu negócio é através de parcerias ou sociedades. Buscar parceiros (um segundo dono), avaliar conforme o modelo de negócio quem seria esse parceiro.
Vantagens: sua empresa pode ter um aumento dos lucros e estes, os serão compartilhados com o parceiro.
O terceiro modelo para você expandir seu negócio é o Franchising, ou franquia, que é parecido com a sociedade, mas você vai perceber, a seguir, quais são as diferenças.
O que preciso: você precisa de um sistema de suporte bem estruturado para oferecer ao franqueado, além de outros pontos, como ter uma marca conhecida. Isso exige muita preparação e planejamento. Para ajudar, você pode consultar a ABF, que é a Associação Brasileira de Franchising, referência em credenciamento e um guia de boas práticas para empresas franqueadoras.
Quem abre uma franquia pode multiplicar seus resultados. O franqueador master recebe royalties sobre marketing, direito de imagem e produto. Não se iluda com o trabalho fácil, é muito difícil se tornar uma marca referência, e você deve realizar testes para manter o padrão da franquia.
Bônus: Se você tem interesse em contratar uma franquia, existem feiras para isso. Entenda se sua região está compatível com o modelo de franquia e se existem empresas concorrentes. Ou se é um modelo de franquia oceano azul (produto sem concorrência), que pode te trazer melhores resultados.
Aumentar seus produtos ou serviços ofertados também é uma boa opção para você que quer expandir seu negócio.
Procurar pensar em novas soluções para atender os seus clientes, complementos de venda para pessoas que já são seus clientes e novos produtos para novos clientes. Se você aumenta seu serviço, consequentemente vai lucrar mais com isso se conseguir atender à demanda do seu público-alvo.
Mas, pode não ser a melhor saída se você ainda não for a referência nos produtos ou serviços que você já comercializa, então, talvez seja melhor pensar nisso primeiro, e investir em atingir um público maior com o produto que você já oferece.
Assim como o Facebook comprou empresas concorrentes, como o WhatsApp e o Instagram, comprar outra empresa também é frequente no mundo das startups e pequenas empresas. Então, esse é o sexto modelo para você expandir seu negócio. Empresas com visões complementares e com o mesmo público-alvo. Você pode fazer uma fusão ou aquisição de um concorrente, tirando- o de jogo você terá mais lucro explorando o mercado ou ainda tendo lucro com duas marcas.
Desvantagens: você terá investido capital para a compra, mas novos concorrentes sempre irão surgir - essa compra tem de ser estratégica.
Bônus: se você tem interesse em ser comprado, deve documentar seu processo e consolidar suas informações.
A diversificação dos canais de venda vai aumentar o alcance dos seus produtos, e é a quinta opção para você expandir seu negócio.
O que preciso: opções de diversificação de canais como delivery, internet ou aplicativos, redes sociais e novos distribuidores. Você precisa mensurar os valores investidos para ver se vale a pena
Vantagens: com o aumento do alcance você pode expandir o que você já faz bem, minimizando os riscos e aumentando os resultados
Você tem de conhecer seus clientes para utilizar canais de venda que eles irão acessar, caso contrário será um investimento em vão.
O último modelo sugerido para você expandir seu negócio é através da escalabilidade, que é um modelo que pensa em como crescer de forma exponencial.
O que preciso: pensar em qual estrutura se adequa à sua empresa. Temos, por exemplo, os modelos de assinatura como Spotify e Netflixx.
Vantagens: a internet permite que você pense em escalabilidade. Hoje um e-commerce pode valer mais que lojas físicas, com uma estrutura de empresa pequena e crescimento exponencial
Você vai ter que fazer um investimento em tecnologia e terá que adaptar, aos novos meios, a realidade da sua empresa.
Além de entender como expandir seu negócio e como isso pode te ajudar a crescer e lucrar mais, você deve saber gerenciar seus empreendimentos.
Então, seja no seu modelo atual de negócio ou nas suas estratégias de expansão, você deve estar sempre alinhado com as ferramentas e os passos para a manutenção e o gerenciamento da sua empresa.
Para te ajudar nisso, temos um curso completo de formação empreendedora nele você irá aprender todos os passos para abrir uma empresa, gerenciar e também expandir!
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Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.
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