O que é experiência de compra?
Onde começa e onde termina a experiência de compra?
Como a experiência de compra pode impactar o meu negócio?
5 dicas que você pode aplicar para criar uma boa experiência de compra!

Saiba agora mesmo 5 dicas para melhorar a experiência de compra do cliente!

Você sabe quais são as ações que você pode tomar para melhorar a experiência de compra do seu cliente? Aprenda agora mesmo isso!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Saiba agora mesmo 5 dicas para melhorar a experiência de compra do cliente!

Você sabia que no quesito experiência de compra o nosso país ainda tem deixado muito a desejar? Segundo algumas pesquisas da PwC, a experiência é o critério de decisão de compra de 9 a cada 10 brasileiros!

A experiência adquirida no momento da compra,  impacta em 73% dos participantes que participaram da pesquisa realizada pela empresa, e com isso, foi apontado que esse fator atua diretamente na decisão de compra do consumidor.

E nós, sabemos que além de requisitos como: preço e qualidade,  o fato de existir ou não experiências agregadas em nossa compra, impacta em diversas áreas, desde o setor da saúde, tecnologia, bancos, alimentício, entre outros.

Além disso, a promoção de uma experiência positiva, promove um relacionamento único com o cliente, aumentando a taxa de conversão, lealdade, e frequência de aquisição dos produtos ou serviços que a sua loja oferece!

Por isso, hoje separamos alguns tópicos para abordarmos melhor esse assunto:

  • O que é experiência de compra?
  • Onde começa e onde termina a experiência de compra?
  • Como a experiência de compra pode impactar o meu negócio?
  • 5 dicas que você pode aplicar para criar uma boa experiência de compra!

Antes disso, separamos uma dica para você!

No mundo atual estamos negociando a todo momento! Seja com clientes, fornecedores, colegas de trabalho ou até mesmo amigos e familiares.

Em decorrência disso, o domínio das Técnicas de Negociação é uma demanda comum entre as empresas. Principalmente aquelas que possuem processos de compra e venda para atingir seus objetivos e alavancar seus resultados.

Logo, saber identificar oportunidades e ter uma abordagem dinâmica em relações interpessoais são características fundamentais para concluir com sucesso uma negociação.

Afinal, as Técnicas de Negociação são o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas que podem ser aprendidas e devem ser usadas para atingir o melhor resultado possível.

Portanto, agora que você já sabe os inúmeros benefícios das Técnicas de Negociação, aproveite a oportunidade e se inscreva no nosso curso usando o cupom BLOG50 e tenha 50% de desconto nele!

Clique aqui e saiba mais!

Vamos lá?

O que é experiência de compra?

A experiência de compra é o conjunto de todos os sentidos e percepções que são transmitidas desde o momento em que o cliente entra na loja até o momento que ele sai! E ela envolve os sentimentos, emoções e sensações.

Portanto, ela reúne toda composição de impressões que o cliente vai adquirindo e armazenando em sua mente, e as percepções são adquiridas através de todo o processo de interação com as pessoas e o ambiente.

E essa experiência pode influenciar diretamente no poder de tomada de decisão,  afinal, ninguém gostaria de adquirir um produto em um ambiente e se sente desconfortável, ou que foi mal atendido por exemplo!

Por isso, entender como você pode proporcionar uma boa experiência de compra,  hoje em dia não é mais requisito, mas sim algo que deve ser tratado como um princípios básicos para um negócio!

Mas então onde a experiência começa e onde ela termina? Quer saber como você pode melhorar isso? Veja a seguir!

Onde começa e onde termina a experiência de compra?

Sabe aquele momento em que você passa pela fachada de uma loja,  e decide entrar, ao cruzar a entrada, recebe algum “sorrisão e um belo bom dia”?  A experiência de compra inicia aí!

O ambiente e todos os comportamentos e sensações que são percebidas desde esse momento. Por isso, dizemos que existe muita sensação, interação e sentimentos entre o público alvo e a empresa.

Ainda que exista todo o processo de compra, que claramente também estão envolvidos dentro da experiência de compra, há também algo que é pouco falado que é sobre o pós-venda!

A experiência não finaliza no momento em que você entrega o produto para o cliente e ele sai da loja, existem alguns fatores que podem fazer parte dos impactos no processo após a fidelização do negócio, e que o cliente pode vir a solicitar.

Principalmente quando ocorre algum imprevisto ou quando o cliente precisa de um auxílio depois que o negócio é fechado ou produto adquirido. Isso soa como algo que agrega valor, e como um diferencial para o atendimento que você presta.

Então como a experiência de compra pode impactar no serviço que eu presto e no meu negócio? Veja a seguir.

Como a experiência de compra pode impactar o meu negócio?

A experiência que você proporciona durante a compra ou fechamento de algum negócio, pode determinar se aquele cliente voltaria a fechar algum negócio com você!

Isso pode ir além das percepções que os consumidores sentem quando estão passando pelo processo de compra, e influenciam diretamente em como eles referenciam a sua empresa.

Além disso, isso soa como aquele ditado, uma pessoa chateada pode espalhar essa notícia há 10 pessoas, e uma pessoa satisfeita pode espalhar para uma outra pessoa apenas… Garanto que você não quer o seu negócio mal falado por aí né?

Você por exemplo, vai a uma lanchonete, e ao final da noite, tudo o que você passou foi estresse, porque não te atenderam bem, trocaram o seu pedido, e foram mal educados… Nessa posição, você recomendaria esse lugar para um amigo?

Provavelmente não, e isso gera consequências em relação à visão de mercado que os consumidores têm, que pôr fim, impactam diretamente nos lucros dela, e se não há lucros, porque continuar empreendendo? Um fator leva ao outro!

Pensando em melhorar a experiência de compra do seu negócio e evitar todo esse transtorno, separamos cinco dicas para te auxiliar cada vez mais na experiência que você proporciona, veja a seguir.

5 dicas que você pode aplicar para criar uma boa experiência de compra!

Antes mesmo de começar a introduzir dicas para promover uma boa experiência de compra, precisamos te perguntar, você conhece o seu público?

Sabe qual é a faixa etária ou demais especificações para conseguir determinar, por exemplo, qual linguagem é melhor para ser utilizada? Ou qual deve ser o tratamento  dado a eles, mais informal ou mais descontraído?

Esses são itens básicos que você deve conhecer sobre como o consumidor é, para começar a introduzir uma boa experiência!  Se você oferece serviços a empresários, por exemplo, não soaria de bom tom um tratamento de maneira muito informal cheia de gírias, não é?

A experiência de compra é composta de itens básicos, para identificar qual é o perfil do seu cliente, assim você entende como o consumidor é, quais são suas preferências, e tudo isso, aliado às condutas básicas de boas práticas e educação.

Agora vamos para o que interessa!

Dica 1: faça o básico bem feito

Sabe aquelas condutas que aprendemos ainda quando crianças? O “bom dia, boa tarde ou boa noite”, ter a sensibilidade para identificar se a pessoa está bem ou não para dosar o que falar…

São simples coisas que transformam o relacionamento: cliente e vendedor/empresa. Trate todos de maneira igual, e tenha como pilar um tratamento humanizado!

Além disso, ofereça um treinamento para qualificar sua equipe e padronizar alguns requisitos, para que o atendimento realizado por todos colaboradores seja agradável.

Dica 2: bom atendimento

Entenda qual é a dor do cliente, para indicar aquilo realmente vá suprir suas necessidades! No momento da exposição, faça uma descrição detalhada dos produtos/serviços.

O atendimento humanizado é essencial e deve ser seguido! Além disso, seja claro e conciso, não dê espaço para dúvidas ou informações enganosas! Muitas vezes a falta de informações pode interromper todo o processo de compra.

É fundamental dar o suporte às dúvidas, pois elas vão existir, e o que mais interfere nisso, é como você vai lidar com isso, não seja impaciente ou grosseiro. As vezes algo pode estar claro a você, mas para o próximo não, e isso é muito normal!

Dica 3: formas de pagamento

Hoje em dia, graças às tecnologias, temos acesso a diferentes formas de pagamentos. E oferecer isso ao seu cliente é essencial, afinal, existem aquelas pessoas que usam apenas o dinheiro, ou aquelas que usam apenas cartões, por exemplo!

Muitas vezes uma compra pode não ocorrer devido a forma de pagamento disponível! Você pode por exemplo fazer melhores condições ou descontos em pagamento como o pix, que soa de maneira muito positiva para as empresas!

Dica 4: empatia

Muitas vezes os vendedores acabam adotando técnicas ou posturas que acabam omitindo informações ou invadindo o espaço do cliente, seja fora do horário, ou insistindo demais…

E isso não soa nada positivo! Ninguém gosta de ser incomodado, ou iludido quanto às informações sobre o produto/serviço. Seja empático e preocupe-se apenas em sanar as dores do cliente de maneira eficaz e verdadeira.

Dica 5: pós compra

O pós compra é essencial para garantir uma boa experiência de compra! Muitas vezes precisamos desse serviço, e geralmente acabamos tendo experiências negativas, porque poucas empresas realmente se importam com isso.

Por isso, quem assume o papel e toma as responsabilidades, oferecendo o suporte com qualidade, a fim de auxiliar nesse processo, acaba se destacando!

Você pode também oferecer pesquisas de satisfação, tanto em suas lojas físicas ou onlines nas redes sociais, para entender a percepção das pessoas!

Ofereça canais de atendimento para auxiliar nesse processo! E foque em atuar de maneira ágil, comunicativa, direta e perspicaz, para evitar ruídos e desvios do assunto.

Gostou de aprender mais sobre a experiência de compra! Mas a trilha de conhecimento não para por aqui! Continue navegando pelo blog Voitto para aprender muito mais!

Mas antes de finalizar, você sabe como pode melhorar suas vendas? Veja a seguir

O segredo para vendas está em um bom atendimento! Você sabia que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?

Acredito que não gostaria de estar nessa estatística, acertei? Com o curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento você aprenderá a melhorar o seu processo de vendas, desde a sua abordagem até o momento do fechamento, a utilizar a técnica de vendas A.I.D.A, a identificar os tipos de clientes, a aplicar armas da persuasão e, ainda, a fidelizar o seu cliente!

Preparado para desenvolver habilidades e adotar estratégias dos vendedores de sucesso para melhorar a conversão de clientes e vender cada vez mais e melhor?

Use o cupom BLOG50 na nossa página de Checkout e comece a se qualificar COM 50% DE DESCONTO! Clique na imagem abaixo e se inscreva no nosso curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento!

Clique aqui e saiba mais!

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

[eBook] Guia de Propriedade Intelectual para negócios

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Propriedade Intelectual Para Negócios

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.