Você sabia que no quesito experiência de compra o nosso país ainda tem deixado muito a desejar? Segundo algumas pesquisas da PwC, a experiência é o critério de decisão de compra de 9 a cada 10 brasileiros!
A experiência adquirida no momento da compra, impacta em 73% dos participantes que participaram da pesquisa realizada pela empresa, e com isso, foi apontado que esse fator atua diretamente na decisão de compra do consumidor.
E nós, sabemos que além de requisitos como: preço e qualidade, o fato de existir ou não experiências agregadas em nossa compra, impacta em diversas áreas, desde o setor da saúde, tecnologia, bancos, alimentício, entre outros.
Além disso, a promoção de uma experiência positiva, promove um relacionamento único com o cliente, aumentando a taxa de conversão, lealdade, e frequência de aquisição dos produtos ou serviços que a sua loja oferece!
Por isso, hoje separamos alguns tópicos para abordarmos melhor esse assunto:
No mundo atual estamos negociando a todo momento! Seja com clientes, fornecedores, colegas de trabalho ou até mesmo amigos e familiares.
Em decorrência disso, o domínio das Técnicas de Negociação é uma demanda comum entre as empresas. Principalmente aquelas que possuem processos de compra e venda para atingir seus objetivos e alavancar seus resultados.
Logo, saber identificar oportunidades e ter uma abordagem dinâmica em relações interpessoais são características fundamentais para concluir com sucesso uma negociação.
Afinal, as Técnicas de Negociação são o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas que podem ser aprendidas e devem ser usadas para atingir o melhor resultado possível.
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Vamos lá?
A experiência de compra é o conjunto de todos os sentidos e percepções que são transmitidas desde o momento em que o cliente entra na loja até o momento que ele sai! E ela envolve os sentimentos, emoções e sensações.
Portanto, ela reúne toda composição de impressões que o cliente vai adquirindo e armazenando em sua mente, e as percepções são adquiridas através de todo o processo de interação com as pessoas e o ambiente.
E essa experiência pode influenciar diretamente no poder de tomada de decisão, afinal, ninguém gostaria de adquirir um produto em um ambiente e se sente desconfortável, ou que foi mal atendido por exemplo!
Por isso, entender como você pode proporcionar uma boa experiência de compra, hoje em dia não é mais requisito, mas sim algo que deve ser tratado como um princípios básicos para um negócio!
Mas então onde a experiência começa e onde ela termina? Quer saber como você pode melhorar isso? Veja a seguir!
Sabe aquele momento em que você passa pela fachada de uma loja, e decide entrar, ao cruzar a entrada, recebe algum “sorrisão e um belo bom dia”? A experiência de compra inicia aí!
O ambiente e todos os comportamentos e sensações que são percebidas desde esse momento. Por isso, dizemos que existe muita sensação, interação e sentimentos entre o público alvo e a empresa.
Ainda que exista todo o processo de compra, que claramente também estão envolvidos dentro da experiência de compra, há também algo que é pouco falado que é sobre o pós-venda!
A experiência não finaliza no momento em que você entrega o produto para o cliente e ele sai da loja, existem alguns fatores que podem fazer parte dos impactos no processo após a fidelização do negócio, e que o cliente pode vir a solicitar.
Principalmente quando ocorre algum imprevisto ou quando o cliente precisa de um auxílio depois que o negócio é fechado ou produto adquirido. Isso soa como algo que agrega valor, e como um diferencial para o atendimento que você presta.
Então como a experiência de compra pode impactar no serviço que eu presto e no meu negócio? Veja a seguir.
A experiência que você proporciona durante a compra ou fechamento de algum negócio, pode determinar se aquele cliente voltaria a fechar algum negócio com você!
Isso pode ir além das percepções que os consumidores sentem quando estão passando pelo processo de compra, e influenciam diretamente em como eles referenciam a sua empresa.
Além disso, isso soa como aquele ditado, uma pessoa chateada pode espalhar essa notícia há 10 pessoas, e uma pessoa satisfeita pode espalhar para uma outra pessoa apenas… Garanto que você não quer o seu negócio mal falado por aí né?
Você por exemplo, vai a uma lanchonete, e ao final da noite, tudo o que você passou foi estresse, porque não te atenderam bem, trocaram o seu pedido, e foram mal educados… Nessa posição, você recomendaria esse lugar para um amigo?
Provavelmente não, e isso gera consequências em relação à visão de mercado que os consumidores têm, que pôr fim, impactam diretamente nos lucros dela, e se não há lucros, porque continuar empreendendo? Um fator leva ao outro!
Pensando em melhorar a experiência de compra do seu negócio e evitar todo esse transtorno, separamos cinco dicas para te auxiliar cada vez mais na experiência que você proporciona, veja a seguir.
Antes mesmo de começar a introduzir dicas para promover uma boa experiência de compra, precisamos te perguntar, você conhece o seu público?
Sabe qual é a faixa etária ou demais especificações para conseguir determinar, por exemplo, qual linguagem é melhor para ser utilizada? Ou qual deve ser o tratamento dado a eles, mais informal ou mais descontraído?
Esses são itens básicos que você deve conhecer sobre como o consumidor é, para começar a introduzir uma boa experiência! Se você oferece serviços a empresários, por exemplo, não soaria de bom tom um tratamento de maneira muito informal cheia de gírias, não é?
A experiência de compra é composta de itens básicos, para identificar qual é o perfil do seu cliente, assim você entende como o consumidor é, quais são suas preferências, e tudo isso, aliado às condutas básicas de boas práticas e educação.
Agora vamos para o que interessa!
Sabe aquelas condutas que aprendemos ainda quando crianças? O “bom dia, boa tarde ou boa noite”, ter a sensibilidade para identificar se a pessoa está bem ou não para dosar o que falar…
São simples coisas que transformam o relacionamento: cliente e vendedor/empresa. Trate todos de maneira igual, e tenha como pilar um tratamento humanizado!
Além disso, ofereça um treinamento para qualificar sua equipe e padronizar alguns requisitos, para que o atendimento realizado por todos colaboradores seja agradável.
Entenda qual é a dor do cliente, para indicar aquilo realmente vá suprir suas necessidades! No momento da exposição, faça uma descrição detalhada dos produtos/serviços.
O atendimento humanizado é essencial e deve ser seguido! Além disso, seja claro e conciso, não dê espaço para dúvidas ou informações enganosas! Muitas vezes a falta de informações pode interromper todo o processo de compra.
É fundamental dar o suporte às dúvidas, pois elas vão existir, e o que mais interfere nisso, é como você vai lidar com isso, não seja impaciente ou grosseiro. As vezes algo pode estar claro a você, mas para o próximo não, e isso é muito normal!
Hoje em dia, graças às tecnologias, temos acesso a diferentes formas de pagamentos. E oferecer isso ao seu cliente é essencial, afinal, existem aquelas pessoas que usam apenas o dinheiro, ou aquelas que usam apenas cartões, por exemplo!
Muitas vezes uma compra pode não ocorrer devido a forma de pagamento disponível! Você pode por exemplo fazer melhores condições ou descontos em pagamento como o pix, que soa de maneira muito positiva para as empresas!
Muitas vezes os vendedores acabam adotando técnicas ou posturas que acabam omitindo informações ou invadindo o espaço do cliente, seja fora do horário, ou insistindo demais…
E isso não soa nada positivo! Ninguém gosta de ser incomodado, ou iludido quanto às informações sobre o produto/serviço. Seja empático e preocupe-se apenas em sanar as dores do cliente de maneira eficaz e verdadeira.
O pós compra é essencial para garantir uma boa experiência de compra! Muitas vezes precisamos desse serviço, e geralmente acabamos tendo experiências negativas, porque poucas empresas realmente se importam com isso.
Por isso, quem assume o papel e toma as responsabilidades, oferecendo o suporte com qualidade, a fim de auxiliar nesse processo, acaba se destacando!
Você pode também oferecer pesquisas de satisfação, tanto em suas lojas físicas ou onlines nas redes sociais, para entender a percepção das pessoas!
Ofereça canais de atendimento para auxiliar nesse processo! E foque em atuar de maneira ágil, comunicativa, direta e perspicaz, para evitar ruídos e desvios do assunto.
Gostou de aprender mais sobre a experiência de compra! Mas a trilha de conhecimento não para por aqui! Continue navegando pelo blog Voitto para aprender muito mais!
O segredo para vendas está em um bom atendimento! Você sabia que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?
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Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.
Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.
Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".
Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.
Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.
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