Com certeza você já passou por uma Experiência de Marca, isso marcou a sua vida enquanto consumidor e você nem se deu conta do processo no qual você foi inserido.
Mas agora que te passei essa informação, você deve estar se perguntando: o que é uma Experiência de Marca ecomo saber se já vivi essa experiência?
Continue a leitura a seguir para entender o que é essa experiência e quais estratégias de marketing estão relacionadas a essa ação!
Vamos lá?
Agora que você já sabe que existe uma estratégia de marketing que se chama Experiência de Marca, você deve estar se perguntando:o que é isso?
Bem, uma Experiência de Marcaé umaestratégia de brand experience, ou seja, é a construção da experiência do consumidor no momento da compra, que tem como objetivo criar no cliente uma boa experiência de consumo.
Essa estratégia é um tipo de Marketing de Experiência, uma vez que proporciona ao cliente uma série de experiências positivas.
Existem uma série de exemplos de como acontece essa experiência de compra. Sendo assim, vamos entender o básico.
Você vai a uma loja, é extremamente bem atendido, mas ao chegar em casa encontrou um defeito no seu produto e precisa fazer a troca. No mesmo momento você já pensa: vão pensar que fui eu que estraguei o produto.
Mas,ao chegar na loja você é surpreendido! A atenção que você recebeu no momento da compra também ocorre no momento da reclamação e da troca e, ainda, como pedido de desculpas pelo ocorrido, você recebe 10% de desconto na próxima compra!
Você sairia de lá maravilhado com o atendimento e, provavelmente, indicaria a loja para seus familiares e conhecidos, não é mesmo?
Por esse motivo é que a estratégia é uma ótima oportunidade de atrair clientes e conquistar a fidelidadede outros.
Além disso, essa estratégia traz à tona uma antiga estratégia de marketing e que funciona até os dias atuais: o boca a boca. Todavia, isso não impede que novas tecnologias sejam introduzidas nessa estratégia.
Isso porque é possível promover a experiência de marca mesmo através da internet e das redes sociais. Com a chegada do e-commerce o hábito de consumir mudou e, por isso, cada vez mais a compra de um produto ou serviço ocorre de forma online.
Logo, é importante estar preparado para oferecer essa experiência para seus consumidores, seja em um ponto devenda físico ou em um e-commerce na internet.
E aí, ficou curioso para saber como colocar essa estratégia em prática? Continue a leitura a seguir que eu vou te contar!
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Agora que você já entendeu o que é Experiência de Marca, você deve estar se perguntando: o que devo fazer pra colocar essa estratégia em prática?
Fica tranquilo que vou te explicar!
Como já foi dito anteriormente, a Experiência de Marca é sobre a vivência que o cliente tem no momento da compra.
Logo, para elaborar a sua estratégia, pensar nos clientes é fundamental!
Portanto, elabore a sua estratégiapensando no seu público-alvo e como as ações da marca poderão afetar positivamente a sua vida.
Afinal, de nada adianta criar uma estratégia bem elaborada, se ela atinge uma personaque não é a mesma que consome seu produto.
Inovação é outra palavra-chave para esse momento, busque sempre ações inovadoras, que criam uma sensação de exclusividade no cliente. Pois, desse modo, ao pensar em comprar determinado produto, ele se lembrará do seu negócio.
Algumas empresas, por mais que ofereçam um serviço de ótima qualidade, não buscam inovar nas suas estratégias de fidelização.
Portanto, investir em experiências novas pode ser uma boa ideia para reinventar seu negócio.
Outro ponto importante é, capacite a sua equipe. Para conseguir colocar em prática tudo o que foi tratado até aqui é necessário possuir uma equipe alinhada e com o treinamento necessário para promover esse tipo de experiência.
Como consequência disso, é extremamente necessário manter sua equipe motivada e engajada, pois assim, eles terão interesse em promover a melhor experiência possível para o cliente.
Tudo nessa vida custa dinheiro. Portanto, tenha em mente que ao decidir criar uma estratégia de marketing diferenciada, você terá que fazer um investimento!
Portanto, faça uma pesquisa de mercado e alguns cálculos antes de iniciar o investimento. Afinal, é extremamenteimportante que essa estratégia gere lucros e não prejuízos!
E falando em lucros, você deve estar se perguntando, quais as vantagens de investir nesse tipo de experiência? Continue a leitura que vou te explicar tudo o que você precisa saber!
Agora que você já entendeu o que é, deve estar se perguntando: quais são as vantagens de promover a Experiência de Marca no seu negócio?
Bem, existem uma série de vantagens de promover a Experiência de Marca, vamos conhecer algumas delas?
Como já foi dito anteriormente, ao promover uma boa experiência para o cliente é muito provável que ele volte e ainda indique a sua loja para outras pessoas.
Todavia, é necessário ter em mente que fidelizar clientesé mais difícil do que conquistar novos. Isso porque para manter um cliente como fã do seu serviço é necessário conquistar sua confiança.
Portanto, use a experiência de marca ao seu favor e conheça bem seu público-alvo, para que sua estratégia encante seus clientes também!
Ao promover estratégias como a Experiência de Marca, você também está promovendo a geração de valor da sua empresa.
Ou seja, ao prestar um serviço ou vender um produto você estará agregando valorà vida do cliente, de modo que ao consumir a sua marca, ele sabe que terá ganhos positivos.
Um exemplo disso são os produtos de embalagem sustentável. Que por mais que sejam mais caros, na maioria das vezes, possuem um valor significativo por trás.
Ao promover essas inovações no seu negócio e, também aexperiência de marca, você terá destaque no seu nicho de atuação.
Portanto,invista em boasestratégias de marketing e em uma Experiência de Marca incrível, que com certeza você conquistará o reconhecimento merecido.
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Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.
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