Por que competir com o Clubhouse?
Como o Facebook pretende competir com o Clubhouse?
Quais as funcionalidades dessas novas ferramentas de áudio?
Quando podemos esperar essas ferramentas de áudio?

Seguindo Clubhouse, Facebook anuncia novas ferramentas de áudio na sua plataforma

Entenda como o Facebook pretende competir com o Clubhouse a partir de novas ferramentas de áudio que serão inseridas na plataforma.

Gregory Thainã
Por: Gregory Thainã
Seguindo Clubhouse, Facebook anuncia novas ferramentas de áudio na sua plataforma

Aquilo que muitos imaginavam finalmente aconteceu: o Facebook anunciou suas novas ferramentas de áudio para a sua rede social.

A decisão claramente é uma forma da empresa rivalizar com o Clubhouse, aplicativo que ganhou grande visibilidade em janeiro de 2021.

Nesse artigo, você verá:

  • Por que competir com o Clubhouse?
  • Como o Facebook pretende competir com o Clubhouse?
  • Quais as funcionalidades dessas novas ferramentas de áudio?
  • Quando podemos esperar essas ferramentas de áudio?

Por que competir com o Clubhouse?

O Clubhouse explodiu em março de 2021, mas já existe desde março de 2020. Seu principal objetivo é possibilitar a conexão de pessoas a partir de áudios, sejam eles ao vivo ou gravados.

Sua grande notoriedade veio em janeiro de 2021, após Elon Musk utilizar o aplicativo no reality show “The Good Time Show”.

Para se ter noção do crescimento repentino do Clubhouse, o aplicativo passou de 3,5 milhões de download no dia 1º de fevereiro para 8,1 milhões no dia 16 do mesmo mês. Ou seja, ele mais que dobrou o seu número de usuários em pouco mais de duas semanas.

O fato de o aplicativo demonstrar esse gigantesco crescimento mesmo limitado a apenas os celulares de iPhone e ainda exigir convite dos usuários fez com que gigantes da tecnologia, como o Facebook, prestassem atenção nesse mercado.

Com todos esses resultados, era inevitável que o Clubhouse ganhasse fortes concorrentes e foi isso o que aconteceu no dia 20 de abril: a principal empresa de Mark Zuckerberg, o Facebook, anunciou as ferramentas de áudio para a sua plataforma.

Como o Facebook pretende competir com o Clubhouse?

A maneira como o Facebook pretende competir com o Clubhouse é muito simples: usar o seu grande número de usuários para impulsionar as novas ferramentas de áudio.

Atualmente o Facebook possui aproximadamente 2,8 bilhões de usuários mensais. Some isso ao grande interesse que o Clubhouse despertou no mundo todo e você terá aquilo que toda empresa quer para os seus planos: uma grande comunidade e um produto que interesse boa parte dessa comunidade.

Quais as funcionalidades dessas novas ferramentas de áudio?

No artigo publicado no site institucional do Facebook foram mostradas as funcionalidades que serão incluídas na plataforma. Vamos conferi-las?

Soundbites

Soundbites serão pequenos trechos de áudio que poderão ser compartilhados no feed dos usuários. O objetivo dos soundbites é disponibilizar pequenas pílulas de conhecimento ou apenas mostrar alguma piada para os usuários. O usuário é livre para decidir o que postar.

Podcasts

Hoje boa parte dos criadores de podcasts já utilizam o Facebook, mas não da maneira que Mark Zuckerberg, presidente executivo do Facebook, almeja.

Atualmente, Facebook e Instagram são utilizados apenas para divulgar o trabalho de quem produz podcasts, mas seus conteúdos precisam ser disponibilizados em outras plataformas, como o Spotify, por exemplo.

A ideia da equipe do Facebook é que a rede também sirva como um local onde os conteúdos podem ser postados, possibilitando que seus usuários encontrem e toquem os podcasts que desejam sem sair da plataforma.

Além disso, a equipe do Facebook pretende fazer com que a plataforma ajude os ouvintes a encontrarem outros podcasts que lhes interessem, além de permitir que os produtores atinjam novos públicos a partir das recomendações do site. .

Salas de áudio no Facebook e Messenger

Segundo a empresa, o bate papo via áudio é uma ótima maneira de engajar pessoas acerca dos tópicos que elas tenham interesse. O objetivo é que essas salas sejam usadas em grupos de discussão ou por pessoas públicas para que possam interagir ao vivo por áudio chamada com a sua audiência.

Além disso, outro objetivo do Facebook é levar essas salas de bate papo para o Messenger, mas dessa vez com um objetivo muito mais modesto: criar salas de áudio para interagir com os seus amigos.

Claramente a empresa de Mark Zuckerberg está tentando agradar a todos os usuários.

Oportunidades de monetização

Sabemos que a internet se mostrou um campo extremamente rentável nos últimos anos e o Facebook quer trazer essa oportunidade também para as suas ferramentas de áudio.

Uma das formas de monetização disponíveis serão as “estrelas”, que já são muito comuns nas live streams na plataforma. As estrelas poderão ser doadas pelos ouvintes e, se seguirem o padrão já usado para as lives, para cada estrela que o anfitrião receber, o Facebook irá lhe repassar US $0,01.

Quando podemos esperar essas ferramentas de áudio?

Segundo o anúncio da empresa, o plano é que a maioria das funcionalidades estejam disponíveis para os usuários no verão americano, que tem seu início em junho.

E aí, ansioso para poder usar as novidades que o Facebook trará para os seus usuários?

Gregory Thainã

Gregory Thainã

Grad. em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior atuando em consultorias, gerenciamento de equipes e no setor de marketing pela ITEP Jr. Bolsista de iniciação científica na área de eficiência energética. Possui formação em Excel avançado, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Scrum, Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.