O que é o Facebook Business?
Para que serve o Facebook Business?
Como usar o Facebook Business?
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Aprenda a utilizar o Facebook Business como gerenciador de negócios

Descubra o que é Facebook Business e como essa ferramenta pode ser utilizada para alcançar um maior reconhecimento para sua marca!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda a utilizar o Facebook Business como gerenciador de negócios

As redes sociais têm um papel fundamental no mundo dos negócios. Afinal, por elas é possível fazer campanhas de marketing digital, alcançar mais potenciais clientes e até mesmo ter uma marca mais reconhecida. Nesse sentido, o Facebook Business pode ser uma das melhores ferramentas.

Com o objetivo de atuar como um gerenciador de negócios, o recurso é conhecido por oferecer aos seus usuários diversas funcionalidades para acompanhamento e execução de ações de marketing e publicidade. 

Quer aprender como utilizar essas ferramentas a favor do seu negócio? Continue lendo este conteúdo até o final e descubra tudo o que você precisa saber sobre o FacebookBusiness através dos seguintes pontos:

  • O que é o Facebook Business?
  • Para que serve o facebook business?
  • Como usar o facebook business?

O que é o Facebook Business? 

O Facebook Business, também conhecido como Meta Business, foi uma estratégia criada pela rede social com o objetivo de permitir que os seus usuários tenham em apenas uma plataforma a possibilidade de administrar suas páginas, mesmo que sejam de diferentes organizações.

Com isso, é fácil acompanhar métricas, compará-las e até mesmo programar publicações. Outro ponto importante, é que o Facebook Business permite também a unificação dos meios de comunicação com o cliente. E pode ir além!

A plataforma possui grande interação com outras redes sociais e com isso também pode ser utilizada para automatização do marketing digital em outros canais, como o Instagram.

Além disso, outras funcionalidades do Facebook Business são:

  • Possibilidade de criação de anúncios;
  • Geração de relatórios detalhados sobre o desempenho de um conteúdo, anúncio ou campanha;
  • Automatização de parâmetros de entrega, interação e público-alvo;
  • Gerenciamento de eventos onlines e até mesmo presenciais;
  • Organização de cronograma de postagens;
  • Segregação de dados de contas pessoais e empresariais. 

Mas, afinal, para que serve o Facebook Business na prática? Descubra a seguir!

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Para que serve o Facebook Business? 

O Facebook Business permite que o usuário encontre nele duas funções principais: o gerenciador de negócios e o gerenciador de anúncios. Apesar de terem atuações complementares, eles possuem focos diferentes. Entenda mais a fundo a seguir.

Gerenciador de negócios

Com a finalidade de ajudar na organização e gerenciamento das contas de diferentes negócios, esse gerenciador possibilita a integração do departamento de marketing com:

  • Acessos para colaboradores da empresa com diferentes permissões;
  • Parceiros e prestadores de serviços externos, como agências de marketing digital ou marketing de conteúdo;
  • Rastreamento e veiculação de anúncios; 
  • Gestão e relatórios de acompanhamento dos anúncios para setores responsáveis por essas métricas. 

Esse acesso é apartado do perfil pessoal, trazendo mais governança para a companhia.

Gerenciador de anúncios

O gerenciador de anúncios pode ser considerado como uma funcionalidade do gerenciador de negócios, no entanto, também possui atuações apartadas.

Também conhecido como Ads Manager, gerenciador de anúncios é a ferramenta que permite que uma campanha seja criada e veiculada em mais de uma plataforma. Entre as possibilidades de conexão existem:

  • Facebook; 
  • Instagram;
  •  Messenger;
  • Audience Network.

Sendo assim, o Facebook Business Manager é ideal para quem tem uma conta de anúncios ou deseja criar uma conta voltada para isso. Sempre segregando o perfil pessoal do profissional. 

Além disso, o gerenciador de anúncios também permite diferentes estratégias. Como por exemplo os anúncios convencionais usados como parte do planejamento das redes sociais e também os impulsionados.

Neste segundo modelo, é possível criar campanhas de exibição periódica de um post. Sendo uma boa opção para quem usa o seu negócio no Facebook como marketplace, por exemplo.

Agora que você já entendeu para o que serve o Facebook Business através das suas principais funcionalidades, é hora de descobrir na prática como a ferramenta pode ser uma aliada para impulsionar os seus negócios.

Como usar o Facebook Business?

Como você já sabe, existem diversas funcionalidades no Facebook Business. Por isso, para te ajudar, separamos um passo a passo com as principais instruções. Confira a seguir!

Criando uma conta

Antes de mais nada, o primeiro passo para utilizar o Facebook Business é criar uma conta. Para isso, o processo é bem simples. Basta acessar o site business.facebook.com e clicar em criar uma nova conta, como destacado no canto superior da imagem abaixo.

facebook business

Após isso, algumas informações serão solicitadas, como:

  • Nome da empresa;
  • Nome do usuário;
  • Endereço de e-mail profissional do usuário. 

Preenchidos esses dados, basta clicar em "enviar" que a página já terá sido criada.

Adicionando uma página

Outra possibilidade do Facebook Business é o gerenciamento de mais de uma página no mesmo local. Para isso, basta acessar as configurações do seu negócio como destacado abaixo.

facebook business

Após isso, vá em "contas", depois em "páginas" e por fim clique em "adicionar".

facebook business

Com isso, você poderá inserir o nome ou URL da página do Facebook.

Adicionando pessoas

Como você já sabe, o Facebook Business permite, além de adicionar páginas, que você adicione outras pessoas para terem acesso à sua empresa. Isso facilita muito o trabalho em equipe, principalmente para negócios de vendas nas redes sociais.

Esse procedimento é simples, no entanto, só pode ser feito pelo administrador. Para isso, você deve clicar em configurações de negócio, como na função anterior e depois ir em "pessoas". Com isso, você pode adicionar ativos ou também removê-los.


Além disso, também é possível solicitar acesso. Nessa mesma página será possível aceitar ou recusar esses pedidos.

Adicionando outras funcionalidades

O Facebook cria diversas maneiras de deixar essa ferramenta mais completa. Por isso, no mesmo passo a passo de adicionar pessoas, será possível incluir outros ativos, como:

  • Novas experiências de páginas;
  • Páginas clássicas;
  • Contas de anúncios;
  • Catálogos;
  • Aplicativos;
  • Pixels; 
  • Contas de Instagram.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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