A Administração de Alimentos e Remédios (FDA), órgão Estadunidense semelhante à Anvisa, autorizou na última semana (17) o uso emergencial das vacinas da Pfizer e da Moderna contra a Covid-19.
Dessa forma, a aplicação das doses em crianças com menos de 5 anos começou nesta última terça-feira (21)
O presidente Joe Biden, acompanhado da segunda dama, Jill Biden, esteve presente em um dos centros de vacinação para incentivar as famílias a levarem suas crianças para se vacinar.
Segundo Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA, ao autorizar vacinas contra a Covid para faixas pediátricas, a agência garante que as avaliações e análises de dados sejam rigorosas e completas, da mesma maneira que acontece para qualquer vacina destinada a qualquer faixa etária.
Além disso, a medida foi analisada e aprovada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em uma votação de 12 a 0 a favor da aplicação da vacina.
Nos Estados Unidos o movimento antivacina é forte resultando na baixa porcentagem, 40%, de crianças de 5 a 11 anos que tomaram a primeira dose.
Sabendo disso, o comissário da FDA, Dr. Robert M. Califf, disse em um comunicado que, da mesma maneira que foi visto resultados positivos nas outras faixas etárias, espera-se que as vacinas para crianças mais novas as protejam contra os casos mais graves da Covid-19, como os de internação e de óbito.
“Podem ter confiança na segurança e na eficácia dessas vacinas e ter certeza de que a agência foi minuciosa em sua avaliação dos dados”, completou Califf.
Segundo Bell Beth, médica do painel da CDC, “esta infecção mata crianças e temos uma oportunidade de impedir isso”. Depois acrescentou: “aqui está uma oportunidade de impedir um risco conhecido”.
Apesar do avanço da vacinação nos Estados Unidos, o Brasil ainda não conta com uma data oficial para o início da vacinação em crianças com menos de 5 anos de idade.
Gostou desse conteúdo? Então siga o Blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos sobre educação, tecnologia e inovação! Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não perder nada!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!