Uma das melhores formas de aumentar seu alcance dentro do meio digital é a partir do tráfego orgânico. Através dele, é possível alcançar públicos enormes sem gastar um centavo com anúncio. Uma das estratégias para isso é a estratégia de Featured Snippet.
Em geral, este conceito está alinhado com a estratégia de SEO (search engine optimization) e busca posicionar seu conteúdo no topo do Google de uma forma visual “diferenciada”, chamando a atenção do usuário.
Ficou interessado em aprender mais sobre Featured Snippets? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar o seu aprendizado, sendo eles:
● O que são Featured Snippets?
● Quais os tipos de Featured Snippets?
● Featured Snippet x Knowledge Graph
● Quais os benefícios em obter snippet?
● Como aparecer em um Featured Snippets?
Vamos à leitura?
Os Featured Snippets são respostas diretas e resumidas que o Google dá a partir de uma pesquisa com uma palavra-chave, também conhecidas como caixas de resposta.
Seu principal objetivo é responder diretamente a intenção de busca de um usuário, permitindo que ele obtenha uma rápida resposta sem que seja necessário visitar a página.
Este recurso faz parte da estratégia da Google em querer cada vez mais criar uma melhor experiência para o usuário, oferecendo uma resposta veloz para o leitor.
Os Features Snippets aparecem antes do primeiro colocado no resultado da página de pesquisa orgânica do Google, e por isso são conhecidos como posição zero!
Em geral, toda empresa dentro da sua estratégia de marketing digital deseja possuir um Featured Snippet, além disso, podemos encontrar 3 diferentes tipos de caixas de resposta. Separamos o tópico a seguir para explicar melhor sobre eles. Vamos lá?
O snippet pode ser exibido de três maneiras diferentes, sendo elas: parágrafos, listas ou tabelas. Vamos conferir cada uma delas a seguir.
A maioria dos snippets aparecem em formatos de parágrafos. O objetivo do Google é pegar trechos específicos de uma página bem classificada na pesquisa e exibi-lo de maneira destacada no topo da página, respondendo de forma direta a pergunta do usuário.
As listas são compostas por trechos de páginas que respondem uma pergunta do usuário que deseja algum tipo de ranqueamento, da mesma forma que foi mostrada na imagem acima. Possivelmente a intenção de busca daquele usuário foi saber por quais razões ele deve adotar a estratégia Seis Sigma.
Os Features Snippets do tipo tabela geralmente aparecem quando pesquisamos sobre um certo tipo de produto e o Google nos mostra uma lista de versões e preços que estão atrelados à aquele produto.
Algo que causa muita confusão nas pessoas é a diferença do Featured Snippet com o Knowledge Graph. Mas fique calmo, vamos te explicar qual é essa diferença!
Em geral, os dois são bem parecidos, porém, os Featured Snippets consistem em conteúdos retirados de páginas de outros sites, enquanto o Knowledge Graph são tirados do próprio banco de dados do Google.
Ou seja, é possível que o seu conteúdo seja mostrado em um Snippet, mas é impossível que o seu conteúdo seja mostrado em um Knowledge Graph, a não ser que você trabalhe no Google, haha!
Como você pode perceber, o Featured Snippet aparece no topo da página de resultados de pesquisa do Google e chama a atenção do usuário que faz a busca.
Este espaço é uma área de grande exposição do seu blog, site ou ecommerce. Quando seu site consegue um Snippet ele passa a ter muito mais chances de aumentar a taxa de cliques (CTR) e o Google passa a entender que o seu conteúdo é relevante para os leitores.
Sendo que seu principal benefício é ganhar visibilidade e melhores posições no Google como um todo por meio do tráfego orgânico.
Além disso, o conteúdo é notado como referência, o que pode ser extremamente benéfico para o negócio.
Em geral, não é fácil conquistar um Snippet, porém, tudo se resume em criar um conteúdo de extrema qualidade e seguir o passo a passo de algumas boas práticas que iremos apresentar a seguir:
Por melhor que seja seu marketing de conteúdo, é necessário que você se atente ao tamanho do parágrafo / lista para que eles se enquadrem no formato do Snippet. Por isso, tenta criar um equilíbrio dentro do seu conteúdo.
Por exemplo, para um Snippet de parágrafo, é recomendado utilizar um parágrafo de 45 palavras.
As listas apresentam uma média de 4,2 itens com até 10 palavras para cada item, mas no máximo 8 bullet points.
Por um outro lado, as tabelas possuem cerca de 3,6 fileiras e 2,5 colunas.
Se você aplica as técnicas de SEO em seu site, por meio de backlinks, otimização de conteúdo e pesquisa de palavras-chave, é possível que você tenha várias delas posicionadas na primeira página da pesquisa.
Portanto, faça o mapeamento dessas palavras (você pode utilizar o SEMrush para auxiliar neste processo) para que posteriormente você otimize o conteúdo em busca dos snippets.
Com os conteúdos devidamente mapeados, chegou a hora de utilizá-los com o objetivo de ganhar os Snippets. Realize uma pesquisa sobre eles na SERP e faça os ajustes necessários para que o seu conteúdo ganhe o Snippet.
Procure sempre responder de maneira direta e resumida a intenção de busca do usuário.
Após as atualizações é importante que você aguarde de duas semanas até 1 mês para ver se conseguiu o Snippet. Caso não tenha conseguido, revisite o conteúdo e faça mais ajustes.
Crie uma estratégia de modo que os conteúdos sempre sejam otimizados e atualizados, desta forma, sem dúvidas você ganhará grande performance dentro do tráfego orgânico.
O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!
Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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