O que é o Feed RSS?
Como funciona o Feed RSS?
Quais são as vantagens da sua utilização?
Como aumentar as receitas da sua empresa?

Como usar o Feed RSS para melhorar o marketing digital da sua empresa?

Entenda de uma vez por todas o que é Feed RSS, como essa ferramenta funciona e quais são as vantagens de sua utilização no marketing digital de uma empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como usar o Feed RSS para melhorar o marketing digital da sua empresa?

Já imaginou automatizar a publicação de novos conteúdos no seu site? Ter uma ferramenta de e-mail que atualize informações? Essas foram necessidades de uma empresa americana que culminou no desenvolvimento do sistema Feed RSS.

O objetivo principal dessa ferramenta é reunir dados e informações de um blog ou site em um ambiente virtual. Essa organização permite que os usuários estejam sempre atualizados, sendo essencial para acompanhar estratégias e indicadores de marketing digital.

Simplificando, o Feed RSS é um recurso utilizado para distribuir conteúdo em tempo real utilizando um arquivo XML. Por isso, é ideal para sites de notícias, blogs e até mesmo podcasts.

Quer entender mais sobre a ferramenta? Descubra tudo o que você precisa saber por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é o Feed RSS?
  • Como surgiu o Feed RSS?
  • Como funciona o Feed RSS?
  • Quais são as vantagens da sua utilização?
  • Como aumentar as receitas da sua empresa?

O que é o Feed RSS?

Antes de saber o que é Feed RSS, é fundamental entender o que significa a sigla RSS. Essa é a abreviação de Really Simple Syndication ou distribuição realmente mais simples, em português.

Com isso, um Feed RSS pode ser traduzido como um arquivo em XML que compila todos os dados relacionados ao conteúdo de um site ou blog. Sejam eles:

  • Autores de posts;
  • Conteúdos audiovisuais, como imagens e vídeos;
  • Links de conexão entre postagens e páginas. 

Compilar esses dados é fundamental para que as atualizações sejam automáticas, dadas em poucos cliques e possíveis de manter o leitor com as informações mais relevantes e tempestivas.

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O Feed RSS é uma das ferramentas mais importantes para empresas que atuam com serviços de produção e distribuição de conteúdo. No entanto, esse é um sistema criado há muitos anos e que vem evoluindo ao longo do tempo.

A sua primeira versão foi desenvolvida por Dan Libby, em 1999. O motivo do projeto foi a contratação dos serviços do profissional pela empresa de informática Netscape, localizada nos Estados Unidos.

Desde o início, o sistema já ganhou visibilidade na comunidade dos desenvolvedores. E desde então, a melhoria contínua foi ininterrupta com contribuições de diversos profissionais.

Entre as funcionalidades que permanecem desde a primeira versão estão as possibilidades de:

  • Replicar conteúdos;
  • Incorporar páginas;
  • Atualizar conteúdos automaticamente, como e-mail marketing

Mas, afinal, como funciona um Feed RSS na prática? Continue com a gente e descubra logo a seguir.

Como funciona o Feed RSS?

O funcionamento do Feed RSS inicialmente pode parecer difícil, no entanto, ao ir mais fundo no assunto você notará que a sua utilização é mais simples do que  imagina.

Para elaborar um arquivo RSS, é necessário incluir algumas informações básicas, como:

  • Título;
  • Endereço da página a ser utilizada;
  • Descrição das alterações;
  • Data de publicação ou atualização;
  • Fonte ou autor da matéria. 

Essas informações possibilitam que, frequentemente, o sistema RSS atualize as informações, indicando se houve mudanças e novidades.

Caso prático 

O caso de uso mais comum do Feed RSS é através de sites de notícias.

Essa ferramenta permite que um arquivo em formato XML compile as últimas postagens publicadas, permitindo que sempre que houver uma atualização o site já a incorpore para compartilhar com os seus leitores.

Isso pode valer por exemplo para:

  • Sites que não fazem publicações próprias;
  • Listas de transmissões de e-mails sobre determinado assunto, como economia;
  • Páginas que mostram indicadores em tempo real, como acompanhamento de casos de COVID na pandemia. 

Esses recursos podem trazer diversos benefícios para empresas, principalmente no que tange a manter os seus usuários atualizados de maneira tempestiva. Mas será essa a única vantagem da ferramenta Feed RSS? Confira detalhes a seguir.

Quais são as vantagens da sua utilização?

Feed RSS é uma das ferramentas mais importantes quando o assunto é estratégia de comunicação integrada e tempestiva. Mas as vantagens de sua utilização ultrapassam até mesmo essas duas bases principais.

Os resultados gerados pelo Feed RSS podem ser vistos em empresas que atuam com redes sociais, blogs e sites. Você se enquadra em alguma dessas estratégias? Então, descubra os benefícios de utilizar o Feed RSS.

SEO (Search Engine Optimization)

Quando falamos em marketing digital, um dos primeiros pilares que vêm à cabeça é o SEO. E por isso, a integração entre o Feed RSS e o essa ferramenta pode ser vista como um dos principais motivos para que tantas empresas a utilizam.

O Google usa como base o Feed RSS para mapear as palavras chaves, atualizações e publicações de novos conteúdos em todas as páginas. Com isso, as postagens em tempo real podem melhorar o ranqueamento.

Atualizações automáticas

Como você já sabe, não podemos deixar de citar o benefício pelo qual o sistema Feed RSS foi criado: a automatização das atualizações.

Essa vantagem faz com que as novas postagens sejam mapeadas pelos buscadores, seguidores e também pelos usuários frequentes da sua página.

Fazendo assim que o acompanhamento das novidades seja em tempo real, em que a pessoa ou empresa é informada sobre elas todas as vezes que há atualizações.

Variedade de interfaces

Apesar de ser uma ferramenta amplamente utilizada para sites e blogs, o Feed RSS é um recurso versátil e pode ser aplicado em redes sociais e em estratégias de automatização de redes sociais como um todo.

Entre os exemplos mais conhecidos, estão:

  • Newsletters;
  • Ferramenta de email marketing;
  • Publicações de notícias. 

Personalização

Os leitores dos Feeds RSS são altamente configuráveis. Com isso, os seus usuários conseguem personalizar a ferramenta criando um feed de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.

Também é essencial entender as possibilidades de alteração do código fonte para criar um Feed RSS útil e otimizado. Outro ponto a ser ressaltado é a possibilidade de utilização de versões já configuradas, como se fossem templates para diferentes estratégias.

Melhoria na entrega de conteúdo

Hoje em dia, no planejamento de redes sociais ou em qualquer página da internet, uma das principais questões é quanto a entrega dos conteúdos. E essa é uma dor que pode ser solucionada com o Feed RSS.

Por meio dele, os conteúdos passam a ser entregues sem alta dependência de algoritmo, permitindo aumentar o alcance e até mesmo o engajamento do perfil ou site.

Como aumentar as receitas da sua empresa?

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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