Já imaginou automatizar a publicação de novos conteúdos no seu site? Ter uma ferramenta de e-mail que atualize informações? Essas foram necessidades de uma empresa americana que culminou no desenvolvimento do sistema Feed RSS.
O objetivo principal dessa ferramenta é reunir dados e informações de um blog ou site em um ambiente virtual. Essa organização permite que os usuários estejam sempre atualizados, sendo essencial para acompanhar estratégias e indicadores de marketing digital.
Simplificando, o Feed RSS é um recurso utilizado para distribuir conteúdo em tempo real utilizando um arquivo XML. Por isso, é ideal para sites de notícias, blogs e até mesmo podcasts.
Quer entender mais sobre a ferramenta? Descubra tudo o que você precisa saber por meio dos seguintes tópicos:
Antes de saber o que é Feed RSS, é fundamental entender o que significa a sigla RSS. Essa é a abreviação de Really Simple Syndication ou distribuição realmente mais simples, em português.
Com isso, um Feed RSS pode ser traduzido como um arquivo em XML que compila todos os dados relacionados ao conteúdo de um site ou blog. Sejam eles:
Compilar esses dados é fundamental para que as atualizações sejam automáticas, dadas em poucos cliques e possíveis de manter o leitor com as informações mais relevantes e tempestivas.
Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.
Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!
O Feed RSS é uma das ferramentas mais importantes para empresas que atuam com serviços de produção e distribuição de conteúdo. No entanto, esse é um sistema criado há muitos anos e que vem evoluindo ao longo do tempo.
A sua primeira versão foi desenvolvida por Dan Libby, em 1999. O motivo do projeto foi a contratação dos serviços do profissional pela empresa de informática Netscape, localizada nos Estados Unidos.
Desde o início, o sistema já ganhou visibilidade na comunidade dos desenvolvedores. E desde então, a melhoria contínua foi ininterrupta com contribuições de diversos profissionais.
Entre as funcionalidades que permanecem desde a primeira versão estão as possibilidades de:
Mas, afinal, como funciona um Feed RSS na prática? Continue com a gente e descubra logo a seguir.
O funcionamento do Feed RSS inicialmente pode parecer difícil, no entanto, ao ir mais fundo no assunto você notará que a sua utilização é mais simples do que imagina.
Para elaborar um arquivo RSS, é necessário incluir algumas informações básicas, como:
Essas informações possibilitam que, frequentemente, o sistema RSS atualize as informações, indicando se houve mudanças e novidades.
O caso de uso mais comum do Feed RSS é através de sites de notícias.
Essa ferramenta permite que um arquivo em formato XML compile as últimas postagens publicadas, permitindo que sempre que houver uma atualização o site já a incorpore para compartilhar com os seus leitores.
Isso pode valer por exemplo para:
Esses recursos podem trazer diversos benefícios para empresas, principalmente no que tange a manter os seus usuários atualizados de maneira tempestiva. Mas será essa a única vantagem da ferramenta Feed RSS? Confira detalhes a seguir.
Feed RSS é uma das ferramentas mais importantes quando o assunto é estratégia de comunicação integrada e tempestiva. Mas as vantagens de sua utilização ultrapassam até mesmo essas duas bases principais.
Os resultados gerados pelo Feed RSS podem ser vistos em empresas que atuam com redes sociais, blogs e sites. Você se enquadra em alguma dessas estratégias? Então, descubra os benefícios de utilizar o Feed RSS.
Quando falamos em marketing digital, um dos primeiros pilares que vêm à cabeça é o SEO. E por isso, a integração entre o Feed RSS e o essa ferramenta pode ser vista como um dos principais motivos para que tantas empresas a utilizam.
O Google usa como base o Feed RSS para mapear as palavras chaves, atualizações e publicações de novos conteúdos em todas as páginas. Com isso, as postagens em tempo real podem melhorar o ranqueamento.
Como você já sabe, não podemos deixar de citar o benefício pelo qual o sistema Feed RSS foi criado: a automatização das atualizações.
Essa vantagem faz com que as novas postagens sejam mapeadas pelos buscadores, seguidores e também pelos usuários frequentes da sua página.
Fazendo assim que o acompanhamento das novidades seja em tempo real, em que a pessoa ou empresa é informada sobre elas todas as vezes que há atualizações.
Apesar de ser uma ferramenta amplamente utilizada para sites e blogs, o Feed RSS é um recurso versátil e pode ser aplicado em redes sociais e em estratégias de automatização de redes sociais como um todo.
Entre os exemplos mais conhecidos, estão:
Os leitores dos Feeds RSS são altamente configuráveis. Com isso, os seus usuários conseguem personalizar a ferramenta criando um feed de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.
Também é essencial entender as possibilidades de alteração do código fonte para criar um Feed RSS útil e otimizado. Outro ponto a ser ressaltado é a possibilidade de utilização de versões já configuradas, como se fossem templates para diferentes estratégias.
Hoje em dia, no planejamento de redes sociais ou em qualquer página da internet, uma das principais questões é quanto a entrega dos conteúdos. E essa é uma dor que pode ser solucionada com o Feed RSS.
Por meio dele, os conteúdos passam a ser entregues sem alta dependência de algoritmo, permitindo aumentar o alcance e até mesmo o engajamento do perfil ou site.
Se esse artigo foi útil para você, não deixe de se inscrever em nossa Newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do Blog Voitto!
O objetivo principal de todos os negócios é aumentar suas receitas. Contudo, alcançar essa meta significa aplicar estratégias muito mais complexas do que aumentar os preços ou escalar a produção. E, para alcançar esse objetivo, é preciso entender sobre marketing, estratégias de vendas, como liderar um time, enfim, é um estudo multidisciplinar!
Para que a palavra de ordem seja AUMENTAR, é fundamental entender e melhorar todo o processo que gerará esse resultado. Afinal, como diz George Samuel Glasom, autor de O Homem Mais Rico da Babilônia “O dinheiro é abundante para aqueles que entendem as simples leis que governam sua aquisição”.
Além disso, temos um benefício: use o cupom BLOG50 e tenha 50% de desconto!
Por isso, não perde tempo (porque ele é dinheiro) e se inscreva em nosso Curso de Estratégias para Aumentar Receitas!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!