O que é Feedback Canvas?
Benefícios do Feedback Canvas
Como aplicar o Feedback Canvas?
7 níveis de competências do Feedback Canvas
Essa é a trilha para o sucesso!

Conheça os 7 níveis de competência do Feedback Canvas e como usá-lo!

Como fazer uma avaliação eficiente e inclusiva sobre o desempenho da sua equipe? Conheça o Feedback Canvas e aprenda isso e muito mais!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça os 7 níveis de competência do Feedback Canvas e como usá-lo!

O uso das ferramentas de feedback para o aprimoramento do desempenho individual  é algo muito comum dentro do mundo dos negócios. Mas, pensando em ampliar os horizontes, o Feedback Canvas surgiu para inovar esse mecanismo.

Isso porque, o principal foco dessa ferramenta é o contexto coletivo, sendo assim usado como uma ferramenta de avaliação de desempenho e melhoria contínua de toda a equipe, e não apenas dos componentes isolados que fazem parte dela.

Diante disso, ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre o Feedback Canvas na prática? Para isso, não deixe de acompanhar os tópicos listados abaixo!

● O que é Feedback Canvas?

● Benefícios do Feedback Canvas

● Como aplicar o Feedback Canvas?

● 7 níveis de competências do Feedback Canvas

Vamos à leitura?

O que é Feedback Canvas?

O Feedback Canvas é uma metodologia que visa avaliar o desempenho de forma coletiva, ou seja, ele permite que todos avaliem e sejam avaliados visando uma melhoria no contexto coletivo.

Essa ferramenta foi criada por Matheus Haddad, CEO de uma empresa de soluções para todo desenvolvedor de software, com o objetivo de otimizar a gestão organizacional do Recursos Humanos e ampliar a abrangência da sessão de feedback.

A inspiração para a criação desse modelo veio do Business Model Canvas, que é uma ferramenta de planejamento estratégico que tem a finalidade de pensar em todos os aspectos de um modelo de negócios.

Além disso, esse modelo de análise de desempenho visa aumentar a colaboração entre os funcionários de uma empresa e assim, fortalecer a confiança no ambiente de trabalho.

Logo, a contribuição de cada componente de sua equipe faz com que o Feedback Canvas se revele uma ferramenta eficaz para o aperfeiçoamento da estratégia do seu negócio.

Visto isso, não deixe de conferir quais são as principais vantagens da utilização dessa ferramenta para o impulsionamento da sua marca no tópico seguinte!

Benefícios do Feedback Canvas

O uso de um mecanismo de feedback como o baseado no Modelo Canvas pode ser muito interessante para impulsionar os resultados da sua empresa, Além disso, existem outros benefícios evidentes, como os que listamos a seguir!

Método organizado e inclusivo

O pensamento focado no coletivo é uma das principais características da ferramenta de Feedback Canvas. Com isso, é possível gerar um fortalecimento da cultura organizacional através da integração da equipe proporcionada por esse método.

Além disso, a inclusão de todos os membros da equipe e a organização podem ser evidenciados como fatores muito positivos da utilização dessa ferramenta, visto que o contexto de coletividade evidenciará essa iniciativa inclusiva.

Geração de integração e confiança

Para que qualquer equipe funcione com grande produtividade e alinhamentoé necessário que haja um relacionamento de confiança entre os membros.

Assim, o estabelecimento do feedback coletivo é uma boa alternativa para gerar ou fortalecer esse sentimento em um time, pois, um diálogo de maior transparência será estabelecido entre a equipe.

Aperfeiçoamento do desempenho individual e coletivo 

O feedback serve como uma ferramenta de aprimoramento pessoal, visto que o colaborador será comunicado de seus principais pontos positivos e negativos, o que gera uma grande chance de melhoria.

Diante disso, o Feedback Canvas mostra-se ainda mais completo por ser focado no desempenho coletivo, o que alinha as expectativas que o time tem com as atividades desempenhadas pelo colaborador, o que é muito positivo.

Logo, diante desses benefícios fica evidente que o Feedback Canvas é um método muito eficiente, certo? Por isso, não deixe de conferir o próximo tópico para aprender como colocá-lo em prática!

Como aplicar o Feedback Canvas?

Para viabilizar o funcionamento do Feedback Canvas foi criado um modelo de quadro em que as competências e atividades de cada colaborador são avaliadas em pontos positivos, negativos e ações de melhoria.

A imagem apresenta como é estruturado o feedback canvas

Dessa forma, cada colaborador recebe esse quadro para preenchimento e deve levar em consideração os critérios citados anteriormente para julgar o nível de competência em que o avaliado está diante de cada uma de suas atividades.

Assim, existem 7 níveis de competências que abrangem desde o desempenho iniciante até o avançado. É importante lembrar que o avaliador deve prezar pela sinceridade e transparência no momento da avaliação.

Para isso, o feedback pode ser feito com o avaliador e quem está recebendo o feedback estando frente a frente e ainda, deve-se justificar os julgamentos de níveis feitos pelo avaliador para que esteja claro os motivos levados àquela avaliação.

Logo, entender mais detalhes sobre os níveis de competências abordados nessa ferramenta é essencial, por isso, no próximo tópico esse assunto é explorado, não deixe de conferir!

7 níveis de competências do Feedback Canvas

Os níveis de competências do Feedback Canvas servem para classificar qual o domínio que cada colaborador tem dentro das atividades que ele desempenha. Por isso, confira mais detalhes sobre cada um dos níveis!

1. Novato

O novato é o primeiro nível de competência e como o próprio nome já indica trata-se do funcionário com pouco experiência ou iniciante na prática daquela atividade. Assim, esse nível deve ser atribuído para quem está começando ainda.

2. Aprendiz

Já o segundo nível de competência é o aprendiz, que diz respeito a quem está no processo de aprendizado mas já apresenta um pouco de conhecimento sobre o trabalho. Além disso, a aptidão e habilidades devem ser levadas em consideração.

3. Praticante

O praticante é aquele funcionário que demonstra um conhecimento razoável sobre determinado assunto e ainda, apresenta bons resultados com a prática de suas atividades.

4. Profissional

O nível profissional de competência é atingido quando o colaborador demonstra ter conhecimentos acima da média sobre determinada atividade.

Apesar disso, ele não necessariamente ensina o que sabe para os demais membros da equipe, mas sim apresenta uma boa execução de suas tarefas.

5. Professor

Quando um profissional é considerado expert em um assunto e tem capacidade de repassar esse conhecimento que está sob o seu domínio para outras pessoas, ele passa a ser considerado do nível professor.

6. Líder

Um bom líder é aquele que sabe conduzir sua equipe para que as estratégias sejam bem executadas e os resultados reflitam isso. Assim, o nível de competência líder é alcançado quando há capacidade de liderança alinhada com o conhecimento expert no assunto.

7. Mestre

Após todas as etapas, o nível mais avançado a ser alcançado é denominado Mestre. Nele, o conhecimento do colaborador é tão elevado que há a capacidade de criação de novos conceitos dentro do tema de domínio.

Diante disso, vale ressaltar que cada funcionário tem a oportunidade de subir de nível de conhecimento, o que vai ser percebido durante a análise do Feedback canvas e contribuirá para acompanhar sua evolução.

Essa é a trilha para o sucesso!

Uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho é a comunicação, principalmente aquela voltada para feedbacks e isso não é segredo para ninguém! Ela é essencial para auxiliar não só no nosso, bem como no desenvolvimento do outro.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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