Para que a implementação de melhorias em um negócio sejam viabilizadas, antes é necessário que os principais problemas sejam identificados. Diante disso, as Ferramentas de Feedback são úteis para ajudar nessa missão.
Isso porque, para aplicar uma Ferramenta de Feedback é muito simples, basta que exista uma necessidade de entender a dinâmica interna e externa do seu negócio e ainda, identificar quais pontos precisam ser aprimorados para obter resultados cada vez melhores.
Assim, vale a pena conhecer quais são essas ferramentas e como usá-las pode ser vantajoso para sua marca. Logo, acompanhe os seguintes tópicos para aprofundar seus conhecimentos nesse assunto!
● O que são Ferramentas de Feedback?
● Quais as vantagens do feedback?
● 4 Ferramentas de Feedback para colocar em prática
● 4 ferramentas para avaliação de feedbacks
Vamos à leitura?
Antes de entender as ferramentas, é importante definiro que é Feedback. Tal, que pode ser traduzido para o português como“resposta” ou “ comentários”, trata-se de um mecanismo de avaliação de comportamentos e ações, destacando os pontos fortes e fracos.
Dessa forma, um feedback pode ser usado tanto no ambiente de trabalho internopara a avaliação de desempenhode cada colaborador, quanto no ambiente externopara entender a percepção de clientes sobre o produto ou serviço oferecido.
Além disso, o feedback é um mecanismo de alinhamento de expectativas entre as partes envolvidas, o que pode ser observado no estabelecimento de uma comunicação mais eficiente através do seu uso.
Diante disso, as Ferramentas de Feedback podem ser definidas como as diferentes formas de aplicação desse conceito, visando facilitar a troca de informações entre os envolvidos e ainda, proporcionando umamaior facilidade na tomada de decisão.
Logo, levando em conta o que foi dito anteriormente, infere-se que o uso das ferramentas de gestão de respostas podem trazer inúmeros benefícios para a sua marca. Por isso, não deixe de ver o tópico seguinte para conferir mais detalhes sobre isso!
O uso de ferramentas de avaliação como o feedback é muito benéfico para o alinhamento de expectativas dentro de uma empresa, dessa forma, toda a equipe poderá trabalhar no dia a diavisando o alcance dos mesmos objetivos.
Além disso, a aplicação de Ferramentas de Feedback viabilizam uma tomada de decisão assertiva, visto que, os comentários dos membros da equipe e de clientes são importantes norteadores para o planejamento de ações futuras.
Outra vantagem interessante do uso do feedback é o fortalecimento da relação de confiança entre os colaboradores de uma empresa, que tem umaoportunidade de realizar críticas construtivaspara o desenvolvimento profissional de todos.
Diante disso, de uma forma geral é possível destacar que o uso dessas ferramentas contribui para aumentar os resultados do seu negócio, visto que, torna seu planejamento mais eficiente e promove a melhoria contínua.
Interessante, não é mesmo? Agora, chegou o momento de conhecer quais são as principais ferramentas que podem fazer com que seu colaborador passe a gostar de receber feedback. Por isso, veja o tópico a seguir para conferir mais detalhes sobre elas!
Existem diversas formas de colocar o Feedback em prática em seu negócio. Pensando nisso, trouxemos as ferramentas mais eficientes que vale a pena conhecer, por isso confira!
A avaliação de desempenho é uma ferramenta clássica de mensuração de feedbacks usada pelo Recursos Humanospara a gestão de pessoas dentro de empresas. Dessa forma, ela pode ser aplicada periodicamente através de formulários online.
Assim, essa ferramenta é capaz de avaliar os principais comportamentos e habilidades que devem ser desenvolvidos pelos colaboradores, além de ser essencial para a promoção de capacitações que valorizem o capital humano da empresa.
Enquanto a avaliação de desempenho é usada para acompanhar cada funcionário diante de uma percepção predominantemente quantitativa, o feedback 360 tem uma proposta de acompanhar de modo qualitativo através de muitas percepções.
Dessa forma, é possível fazer uma coleta anônima ou não, que tem um predomínio de avaliações subjetivas, que por sua vez vão agregar positivamente para uma análise de desempenho mais detalhada.
O feedback canvas é um modelo focado no contexto coletivo. Dessa forma, ele pode ser feito direta ou indiretamente com as partes envolvidas e já tem competências pré-estabelecidas para cada avaliador, sendo baseado no Modelo Canvas.
Os“encontros um por um” é uma forma eficaz de feedback que geralmente é estabelecida entre o líder e o liderado. Dessa forma, ambas as partes podem alinhar suas expectativas quanto ao trabalho desenvolvido e gerar ideias de melhoria.
Vale ressaltar que esse tipo de feedback é como uma reunião direcionada, tal que pode acontecer de forma online ou presencial, de acordo com a disponibilidade de cada uma das pessoas que fazem parte da equipe e seus gestores.
Para finalizar, não deixe de conhecer as principais formas de viabilizar o feedback com o uso de ferramentas online, veja no tópico seguinte!
Para viabilizar as realizações de feedback, existem alguns softwares e aplicativos que podem digitalizar esse processo e ainda, concentrar todas as informações em um só lugar. Por isso, confira a lista das principais ferramentas!
O Google Formulários é uma das ferramentas disponibilizadas deforma gratuita pelo próprio mecanismo de busca, por isso éuma das plataformas mais utilizadas para avaliações de desempenho e recolhimento de feedbacks.
Vale ressaltar que através do Google Forms é possível personalizar a criação de questionários e recolher os dados de forma segmentada, o que facilita muito a análise e compreensão das informações.
De maneira semelhante ao Google Forms, o Survicate é uma plataforma de recolhimento de respostas em tempo real, contém serviços que podem ser utilizados até 100 vezes mensalmente, com possibilidade devisualização dos dados em até 30 dias.
Além disso, essa plataforma pode ser integrada a outras semelhantes, o que potencializa ainda mais seu desempenho. Vale ressaltar também que ela possui planos gratuitos e pagos, que têm diferentes ferramentas disponibilizadas.
O Wufoo é uma plataforma para a criação de formulários personalizados, tais que podem ajudar na atração do público alvo através da inserção em sites e plataformas.
Para isso, ele possui templates editáveis que podem ser adaptados para o objetivo do formulário e ainda, conta com um eficiente sistema de recolhimento de dados.
O Typeform é uma plataforma muito utilizada para fazer formulários de pesquisa de satisfação, pesquisa de mercado, NPS, avaliação de desempenho, etc.
Sua característica que chama mais atenção é a humanização dos questionários, o que aproxima e instiga o público alvo a colaborar com seus feedbacks.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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