Para os trabalhadores dos Emirados Árabes Unidos, o ano começa de um jeito diferente. Por lá, o fim de semana agora é mais longo e a jornada de trabalho no país tornou-se de apenas 4,5 dias.
A ideia parece inusitada? Na verdade, outros países já estudaram essa mudança e, segundo um estudo feito pela Islândia, a redução da jornada de trabalho beneficia trabalhadores, sem prejudicar as empresas.
Mas por que os Emirados Árabes saíram na frente? E o que eles ganham com isso? Para descobrir a resposta desta e outras perguntas, continue com a gente e acompanhe os seguintes tópicos:
Vamos nessa?
Os Emirados Árabes Unidos aumentaram o fim de semana por dois motivos: aproximar relações comerciais com o Ocidente e equilibrar a vida pessoal e profissional da sua população.
Antes o país tinha o fim de semana na sexta-feira e no sábado, assim como vários países árabes, mas agora o expediente vai até sexta ao meio dia e o fim de semana se estende até domingo.
Sexta-feira é um dia de orações importantes no islamismo, mas os cultos coletivos devem começar as 13h15 e os trabalhadores terão flexibilidade para participar destas celebrações.
Assemelhar seus dias úteis aos do Ocidente, onde a semana de trabalho começa na segunda-feira, éuma proposta que deve beneficiar o país, que busca "melhorar a sua posição na competitividade global dos setores econômico e empresarial".
A mudança vai afetar o país por meio da criação de novas parcerias no comércio, além de fortalecer a influência dos Emirados Árabes na região, uma vez que muitas empresas locais estavam migrando para Arábia Saudita em busca de melhores vantagens comerciais.
Em um primeiro momento a mudança vai valer para o setor público e escolas, enquanto as demais empresas poderão optar pela sua própria semana de trabalho, segundo o Ministro de Recursos Humanos Abdulrahman al-Awar.
Na foto: Ministro Abdulrahman al-Awar
Será que esse movimento é o primeiro sinal de uma tendência global? Continue a leitura para descobrir!
Diminuir a jornada de trabalho é uma mudança que vem sendo estudada em vários países e algumas empresas inclusive já adotam esse modelo por conta própria.
No Brasil, a Zee.Dog foi a primeira companhia a incorporar uma semana de trabalho com quatro dias, liberando a quarta-feira como um dia de folga para seus funcionários.
Com certeza, a flexibilização dos horários de expediente é um benefício que traz muitas vantagens para a qualidade de vida no trabalho!
As relações entre pessoas e trabalho vem mudando muito nos últimos anos! A tendência de maior flexibilidade nos escritórios fica clara e hoje no Brasil 4 em cada 10 pessoas preferem o trabalho híbrido.
Gostou desse conteúdo? Então siga o blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos que te ajudarão a ser o profissional que sempre quis. Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não ficar por fora de nada!
Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!