Uma breve história do Internet Explorer
A decisão da Microsoft para substituir o navegador
Quem é o Microsoft Edge?
Dica de ouro!

Entenda por que o Internet Explorer foi substituído pelo Microsoft Edge

Saiba mais sobre o navegador que foi alvo de piada para os internautas e como o Microsoft Edge será o futuro do Internet Explorer no Windows 10.

Gabriela Batista
Por: Gabriela Batista
Entenda por que o Internet Explorer foi substituído pelo Microsoft Edge

O Internet Explorer já possui mais de 25 anos. Pense durante alguns segundos como era o mundo nesta época: a internetdava os seus primeiros passos.

O Brasil era tetracampeão mundial de futebol e quem dominava a programação televisiva aos fins de semana eram os Mamonas Assassinas.

Enquanto isso, a Microsoft lançava o que chamou de Microsoft Internet Explorer (IE 1), que chegou ao Windows em 1995.

O navegador chegou a dominar o mercado sendo utilizado por cerca de 94% das pessoas que utilizavam a internet no final de 2003.

Mas, ao longo dos anos, as pessoas começaram a optar por outros navegadores e, atualmente, o Internet Explorer quase não é utilizado.

Pensando nisso, a Microsoft aposentou seu navegador em 2022 para competir com o Google Chrome por meio do Edge.

É sobre isso que iremos falar hoje, guiados pelos tópicos abaixo. Então, permaneça conosco para saber mais!

  • Uma breve história do Internet Explorer;
  • A decisão da Microsoft para substituir o navegador;
  • Quem é o Microsoft Edge?

Antes de irmos para o texto, veja essa super dica!

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Uma breve história do Internet Explorer

O Internet Explorer foi desenvolvido pela Microsoft precisamente em 23 de agosto de 1995. Até 2005 o navegador foi, de longe, o mais utilizado pelas pessoas para desbravar a internet.

O navegador era mais popular até que opções mais qualificadas na época, como Mozilla Firefox, Netscape ou Opera.

Mas, não era vantajoso para os desenvolvedores, por exemplo, investirem na implementação de novas tecnologias suportadas por esses programas porque não eram seguidas como padrão pela Microsoft.

Entende-se que ele ainda foi muito utilizado no início pelas pessoas, mesmo com outras opções disponíveis, pela sua praticidade e por estar pronto para uso no Windows.

Foram então as falhas de segurança, atualizações tardias de recursos básicos e limitação para a construção de páginas mais funcionais que fizeram o Internet Explorer ser abandonado ao longo dos anos.

A última atualização aconteceu em 2013, quando o Internet Explorer chegou ao Windows 8.1, mas mesmo assim suas melhorias não foram suficientes para acompanhar o Chrome, que já estava dominando o mercado.

Hoje, o Google Chrome é utilizado por cerca de 67% das pessoas no mundo, seguido pelo Safari, da Apple, com 18%.

A decisão da Microsoft para substituir o navegador

A Microsoft anunciou que vai substituir o Internet Explorer, enquanto se prepara para enfrentar o Google Chrome, líder atual do mercado, com o seu novo navegador Edge (lançado em 2015).

Inclusive, muitos internautas colocaram em suas redes sociais mensagens irônicas se referindo ao Internet Explorer, já que o navegador foi alvo de brincadeiras durante anos.

As mensagens dos usuários se basearam, basicamente, em:

"Descanse em paz, Internet Explorer. Nunca te usei, mas quando você estiver morto já não poderemos mais rir de você”.

No comunicado, a Microsoft disse que o seu Microsoft Edge é o futuro do Internet Explorer no Windows 10, e é mais rápido e seguro.

A companhia manteve o Internet Explorer até então para o suporte de páginas da web com tecnologia antiga. Mas, prometeu que até 2029, os sites feitos para o IE ainda poderão ser acessados pelo Edge.

Quem é o Microsoft Edge?

O Microsoft Edge foi lançado em 2015 para Windows 10 e Xbox One. Logo em 2017 já estava disponível para Android e iOS e em 2020 para macOS e Linux.

É dotado com a mesma tecnologia do Google Chrome e é o sucessor do Internet Explorer, sendo o novo navegador padrão da Microsoft.

A participação do mercado para o Edge atualmente ainda permanece baixa, com aproximadamente 3% de utilização pelos usuários.

Então, nos resta aguardar as próximas notícias e atualizações.

E você? Já utilizou o Microsoft Edge e acredita que, no futuro, ele possa competir com o Google Chrome?

Se gostou desse conteúdo nos acompanhe em nossas redes sociais e conheça nossa plataforma, para ficar por dentro das principais atualizações do mercado e mundo dos negócios.

Dica de ouro!

Graças às características de programação moderna e volátil, o Python se tornou a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Como a área trabalha com grandes volumes de dados, o famoso Big Data, a principal função da linguagem é ajudar a transformar dados em informações úteis para empresas e negócios.

E foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Python Intermediário para Análise de Dados. Nele, você aprenderá, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Python, como Numpy, Matplotlib e programação funcional. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e se tornar o profissional que o mercado procura!

Clique na imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre o curso!

Clique aqui e acesse nosso curso!

Gabriela Batista

Gabriela Batista

Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.