O fim dos cookies
O que é a estratégia first-party data?
Como implementar a estratégia first-party data?
Por que a E-goi é a melhor parceira para essa solução?

First-party data: como implementar uma estratégia para o fim dos cookies

Veja como a estratégia first-party data pode te auxiliar com o fim dos cookies e aproximar o seu relacionamento com os clientes!

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Por: Parceiro
First-party data: como implementar uma estratégia para o fim dos cookies

O fim dos cookies está marcado para 2022 e causa certa preocupação em empreendedores e gestores de marketing. O novo cenário traz desafios ainda maiores para a área da conversão. No entanto, adotar o first-party data tem sido a principal aposta das grandes empresas para seguir com estratégias baseadas em dados.

O fim dos cookies

Quem reconhece a importância dos cookies, entende que a publicidade digital precisa de mecanismos como esse para aproximar o relacionamento com o cliente e otimizar as decisões de Marketing Digital.

Se por um lado os cookies ajudam a monitorar comportamentos na navegação dos usuários, por outro lado, eles também podem causar certo desconforto ao coletar informações que seriam indesejadas para os navegantes.

É nesse ponto que entram os problemas de privacidade, que acabam incomodando os usuários e trazendo transtornos para o marketing. Então, podemos até analisar o fim dos cookies como algo reformulador e aprimorador do processo de marketing digital.

Isso tudo reforça o protagonismo de ferramentas específicas para coleta por meio de first-party data, que impõe um esforço muito mais incisivo para gerar o valor necessário para ampliar a conversão.

O que é a estratégia first-party data?

First-party data significa dados primários e refere-se às informações geradas pela sua própria empresa sobre os seus consumidores, para tomar decisões estratégicas de marketing.

Por meio dessa estratégia, é possível coletar os dados em sua essência, sem intermediários e de forma consensual por parte do seu visitante. Em um universo digital onde o dado é o bem mais valioso do momento, poder ter recursos e funcionalidades para uma extração e coleta mais estruturada e inteligente é fundamental para vencer as dificuldades impostas pelo fim dos cookies.

Como implementar a estratégia first-party data?

Como vimos, as estratégias de first-party data se apresentam como a saída mais viável às dificuldades impostas pelo fim dos cookies. Veja agora alguns dos principais passos para implementação dessa estratégia.

Otimize os critérios de privacidade do seu portal

Um passo praticamente obrigatório para fazer uma transição segura é gerar um canal de privacidade, que permita ao usuário fazer escolhas livres de acordo com seu consentimento e preferências. Os componentes desse canal devem ser baseados nos pontos a seguir:

  • Declaração de missão da empresa em relação à privacidade do internauta;
  • Seção de preferências do usuário;
  • Criação de um perfil de usuário acessível;
  • Adição de preferências relacionadas à experiência;
  • Configuração de cookies de usuário.

Mapeie todas as fontes de dados primários

Um passo fundamental na implementação de uma estratégia de first-party data é mapear todas as fontes de dados primários, como:

  • Site
  • Apps de celular
  • E-mail e SMS
  • Ponto de venda e CRM
  • Beacons
  • Call centers

Integre os dados

Após o mapeamento dessas fontes, a estratégia deve integrar os dados, agregando e cruzando as informações coletadas, com um Customer Data Platform. Dessa forma, é possível usar as combinações para gerar novos insights de decisão.

Com esse estágio, o gestor tem um aprimoramento significativo na qualidade de coleta de informações, podendo ter dados primários centrados em dados transacionais em contextos de entendimento sobre o comportamento de um usuário em uma loja física, por exemplo.

Colete dados com inteligência

Os mecanismos para coleta de dados precisam de tecnologia e expertise. Nesse sentido, não adianta captar de forma rasa e sem um plano para explorar os dados.

Soluções especializadas entram como uma ferramenta indispensável nesse cenário e ajudam o gestor a ter mais precisão e consistência sobre o que coletar, como coletar em tempo real e em distintos momentos de interação online.

Por meio do mapeamento realizado, as soluções podem usar mecanismos de inteligência artificial e machine learning para identificar comportamentos, variações e evolução de interesse de compra.

Finalmente, toda essa abordagem focada na estratégia de coleta de dados primários tende essencialmente a ampliar a visão sobre o cliente e aprimorar a sua experiência em relação à marca, em todo o funil de vendas.

Por que a E-goi é a melhor parceira para essa solução?

A proposta da E-goi é oferecer uma visão 360° do seu cliente. Para isso, desenvolvemos uma plataforma robusta e inteligente focada nas estratégias de first-party data. É possível gerar visualizações exclusivas integrando e agregando dados de diferentes contextos, combinando informações relevantes como:

  • perfil de compra;
  • categorias de interesse e NPS; 
  • comunicação orientada de acordo com as diferentes informações agregadas como CRM, POS, ERP, Helpdesk etc.

Além disso, com a plataforma é possível centralizar as informações coletadas tanto em ambiente online como offline, ao oferecer:

  • Segmentação Smart
  • Jornadas personalizadas do cliente
  • Tecnologia e inovação
  • Adequação à LGPD

Dentre todos os benefícios apontados, pode ainda contar com uma equipe dedicada para soluções sob medida, com mais de 15 anos de experiência em marketing digital e tecnologia, para uma experiência completa e assertiva.

*Este post foi escrito por Caroline Deina, gestora de conteúdo da E-goi - empresa de tecnologia, que desenvolveu um SaaS de Marketing Automation Omnichannel. A plataforma conta com mais de 20 serviços e funcionalidades ligadas à comunicação de marketing, para pequenas, médias e grandes empresas, em mais de 40 países.

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