
O fim dos cookies está marcado para 2022 e causa certa preocupação em empreendedores e gestores de marketing. O novo cenário traz desafios ainda maiores para a área da conversão. No entanto, adotar o first-party data tem sido a principal aposta das grandes empresas para seguir com estratégias baseadas em dados.
Quem reconhece a importância dos cookies, entende que a publicidade digital precisa de mecanismos como esse para aproximar o relacionamento com o cliente e otimizar as decisões de Marketing Digital.
Se por um lado os cookies ajudam a monitorar comportamentos na navegação dos usuários, por outro lado, eles também podem causar certo desconforto ao coletar informações que seriam indesejadas para os navegantes.
É nesse ponto que entram os problemas de privacidade, que acabam incomodando os usuários e trazendo transtornos para o marketing. Então, podemos até analisar o fim dos cookies como algo reformulador e aprimorador do processo de marketing digital.
Isso tudo reforça o protagonismo de ferramentas específicas para coleta por meio de first-party data, que impõe um esforço muito mais incisivo para gerar o valor necessário para ampliar a conversão.
First-party data significa dados primários e refere-se às informações geradas pela sua própria empresa sobre os seus consumidores, para tomar decisões estratégicas de marketing.
Por meio dessa estratégia, é possível coletar os dados em sua essência, sem intermediários e de forma consensual por parte do seu visitante. Em um universo digital onde o dado é o bem mais valioso do momento, poder ter recursos e funcionalidades para uma extração e coleta mais estruturada e inteligente é fundamental para vencer as dificuldades impostas pelo fim dos cookies.
Como vimos, as estratégias de first-party data se apresentam como a saída mais viável às dificuldades impostas pelo fim dos cookies. Veja agora alguns dos principais passos para implementação dessa estratégia.
Um passo praticamente obrigatório para fazer uma transição segura é gerar um canal de privacidade, que permita ao usuário fazer escolhas livres de acordo com seu consentimento e preferências. Os componentes desse canal devem ser baseados nos pontos a seguir:
Um passo fundamental na implementação de uma estratégia de first-party data é mapear todas as fontes de dados primários, como:
Após o mapeamento dessas fontes, a estratégia deve integrar os dados, agregando e cruzando as informações coletadas, com um Customer Data Platform. Dessa forma, é possível usar as combinações para gerar novos insights de decisão.
Com esse estágio, o gestor tem um aprimoramento significativo na qualidade de coleta de informações, podendo ter dados primários centrados em dados transacionais em contextos de entendimento sobre o comportamento de um usuário em uma loja física, por exemplo.
Os mecanismos para coleta de dados precisam de tecnologia e expertise. Nesse sentido, não adianta captar de forma rasa e sem um plano para explorar os dados.
Soluções especializadas entram como uma ferramenta indispensável nesse cenário e ajudam o gestor a ter mais precisão e consistência sobre o que coletar, como coletar em tempo real e em distintos momentos de interação online.
Por meio do mapeamento realizado, as soluções podem usar mecanismos de inteligência artificial e machine learning para identificar comportamentos, variações e evolução de interesse de compra.
Finalmente, toda essa abordagem focada na estratégia de coleta de dados primários tende essencialmente a ampliar a visão sobre o cliente e aprimorar a sua experiência em relação à marca, em todo o funil de vendas.
A proposta da E-goi é oferecer uma visão 360° do seu cliente. Para isso, desenvolvemos uma plataforma robusta e inteligente focada nas estratégias de first-party data. É possível gerar visualizações exclusivas integrando e agregando dados de diferentes contextos, combinando informações relevantes como:
Além disso, com a plataforma é possível centralizar as informações coletadas tanto em ambiente online como offline, ao oferecer:
Dentre todos os benefícios apontados, pode ainda contar com uma equipe dedicada para soluções sob medida, com mais de 15 anos de experiência em marketing digital e tecnologia, para uma experiência completa e assertiva.
*Este post foi escrito por Caroline Deina, gestora de conteúdo da E-goi - empresa de tecnologia, que desenvolveu um SaaS de Marketing Automation Omnichannel. A plataforma conta com mais de 20 serviços e funcionalidades ligadas à comunicação de marketing, para pequenas, médias e grandes empresas, em mais de 40 países.
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