Se você olhar apenas para as vendas de uma empresa, pode enxergar um cenário financeiro diferente do real. É fácil se iludir com grandes vendas, mas é necessário saber, também, os gastos que virão pela frente, chegando na realidade escondida. Por isso, é indispensável entender o fluxo de caixa de uma empresa.
O principal objetivo desse artigo é oferecer para você uma ferramenta prática e objetiva para análises das movimentações de caixa por meio de uma planilha do Excel. Com o auxílio dela será possível ter um controle financeiro detalhado das entradas e saídas de dinheiro de sua empresa, garantindo saúde financeira e maior assertividade na tomada de decisões.
Mas antes de começar, é preciso entender alguns conceitos básicos. Vamos lá?
O fluxo de caixa é uma ferramenta que permite a visualização das movimentações financeiras de um negócio. Com ele, é possível analisar as entradas e saídas da empresa, ou seja, o montante recebido e gasto durante um período de tempo.
O fluxo de caixa serve para que seja possível entender a realidade financeira da empresa. Sem um bom entendimento de como está a saúde financeira do seu negócio, não é possível identificar oportunidades importantes como a possibilidade de fazer investimentos de forma responsável sem comprometer o caixa ou até mesmo identificar a necessidade de redução de despesas.
Além disso, o fluxo de caixa permite a previsibilidade, tornando possível criar uma noção do quanto haverá em caixa em um certo período de tempo. Dessa forma, decisões mais assertivas em relação ao futuro no seu negócio podem ser tomadas.
Agora que você aprendeu os conceitos básicos sobre o que é e para que utilizar o fluxo de caixa, vamos à prática! A seguir, você aprenderá o passo a passo para criar um fluxo de caixa no Excel, de maneira simples rápida. Confira!
Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha que disponibilizamos para você.
Você já ouviu falar sobre fluxo de caixa? É um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. Esse fluxo deixa fácil identificar os lucros e despesas da sua empresa.
Mas quer uma ajuda para deixar ainda mais fácil? Criamos uma planilha de Fluxo de Caixa, para você poder calcular a rentabilidade do seu negócio. Baixe agora mesmo e não perca mais tempo!
A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.
A primeira aba de contas tem o intuito de reunir informações básicas sobre a empresa, já discriminando as contas em seus diferentes tipos. Os campos marcados em pretos tidos como "tópicos", e os seus subtópicos deverão ser preenchidos de acordo com a realidade da empresa. No exemplo abaixo, tem se o tópico de Receita, que deve ser preenchido com os produtos e serviços que geram receita para a empresa.
Receitas e Despesas: as receitas e despesas possuem campos para acompanhamento detalhado do fluxo de caixa para os dozes meses do ano. O preenchimento da mesma é intuitivo e deve ser feito de modo a possibilitar um gerenciamento preciso.
A Demonstração do Resultado do Exercício visa evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício através do confronto das receitas, custos e resultados, oferecendo uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos.
Com o preenchimento da aba anterior, a planilha irá apresentar a DRE referente a cada mês, conforme o exemplo:
A aba de Fluxo de Caixa é interessante por apresentar de forma objetiva as informações acumulativas mensais de despesas e receitas, sendo possível ainda realizar um comparativo entre o realizado e planejado.
Realizado: ilustra os valores de receita, despesas e saldos realizados;
É uma aba resumo que, por meio dos gráficos, realiza um compilado das informações e permite uma rápida e geral leitura do andamento dos fluxos de dinheiro.
Nos gráficos mostrados abaixo basta escolher o mês na caixa de seleção e os resultados referentes àquele mês são atualizados de maneira automática.
Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!
A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.
Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?
É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!