Por que devo saber a diferença?
Diferença entre o foco no cliente e foco do cliente
Deixamos uma super dica para você!
Como obter o foco do cliente?
Compreendeu a diferença?
Dica bônus!

Você sabe quais as diferenças entre foco no cliente e foco do cliente?

Aprenda o que é o foco no cliente e foco do cliente, suas diferenças e saiba definir qual a melhor opção para seu negócio.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe quais as diferenças entre foco no cliente e foco do cliente?

Já assistiu a algum filme onde um investigador está comandando uma operação e ao focar demais em uma pessoa, não percebe quais são suas verdadeiras intenções? Falar de foco no cliente x foco do cliente é fazer uma analogia com essa situação!

Neste artigo vou te falar mais sobre esse assunto. Se quiser aprender sobre esse tema, veja abaixo os tópicos que trabalharemos:

  • Por que devo saber a diferença?
  • Diferença entre o foco no cliente e foco do cliente
  • Como obter o foco do cliente?
  • Compreendeu a diferença?

Por que devo saber a diferença?

A resposta é simples. Saber diferenciar esses focos é extremamente importante no meio dos negócios, pois ajuda a definir qual é o verdadeiro objetivo de uma empresa ou serviço!

Exatamente por isso não existe certo ou errado. Não se pode afirmar que o certo é o foco do cliente, nem vice-versa, pois cabe a cada um decidir qual quer aplicar baseado nos objetivos que almeja alcançar.

Diferença entre o foco no cliente e foco do cliente

Para entender a diferença entre eles, é preciso entender o conceito de cada um. Provavelmente você ainda deve estar um pouco confuso, não é mesmo? Mas calma, continue a leitura que você já vai conseguir aprender!

Foco no Cliente

Foco no cliente é colocá-lo em evidência, ou seja, pegar dados do cliente, avaliar seu comportamento, sua situação financeira, seu perfil como consumidor.

Ao focar no cliente, a empresa tem suas necessidades atendidas, afinal, consegue definir seu público alvo, estratégias de vendas, montar uma equipe focada em determinado comportamento ou perfil.

Porém, é negligenciado os sentimentos do cliente, seus objetivos e o que ele pretendia ao contratar determinada empresa ou serviço. Isso pode gerar uma insatisfação com a aquisição realizada, fazendo com que o cliente não se fidelize e acabe procurando outras empresas.

Foco do Cliente

Quando se decide trabalhar com o foco do cliente, o cenário muda completamente. As necessidades reais do cliente vêm à tona, permitindo com que se entenda cada uma delas e tome medidas para satisfazê-las.

E não existe nada mais prazeroso do que sentir que suas expectativas foram atendidas, não é mesmo? Sempre que procuramos uma empresa ou serviço, queremos ter a certeza de que o dinheiro investido trará retorno, tanto economicamente quanto em satisfação por tal aquisição.

Esse é ponto chave no foco do cliente. Sempre que alguém tem suas expectativas atendidas ou superadas, essa pessoa certamente se tornará um cliente fiel, e mais, ainda levará outras pessoas a chegarem até sua empresa.

Deixamos uma super dica para você!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Como obter o foco do cliente?

Existem algumas ferramentas que auxiliam na percepção da perspectiva do cliente, dentre elas o VOC (Voice of the customer).

Essa ferramenta permite obter quais são as reais necessidades do seu cliente, identificar quais são mais críticas para sua satisfação e elaborar um plano de ação voltado para atendê-las.

É uma ferramenta bastante utilizada em projetos Lean Seis Sigma durante a etapa de definição do problema, pois ajuda a ver o problema pela visão do cliente, seja interno ou externo.

Ou seja, é parte fundamental da estratégia dentro da metodologia Seis Sigma.

Compreendeu a diferença?

Assim como o investigador do qual lhe falei, você precisa refletir onde está focando sua atenção. Muitas empresas falham por direcionar suas forças para o lugar errado, perdem bons clientes, e só após isso percebem que estavam errando.

A notícia boa é que agora você está imune de cometer esse erro, pois acabou de aprender a diferença entre foco no cliente e foco do cliente, então já consegue definir qual estratégia vai adotar! Sendo assim..

Foco no cliente ou foco do cliente? Qual você vai escolher?

Dica bônus!

Já pensou em ter uma formação acreditada internacionalmente em uma das metodologias mais valorizadas do mercado? É exatamente esse patamar que você alcançará com a nossa Formação Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma!


Além do curso de Green Belt, na formação especialista, você recebe 1 projeto prático aplicado para aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso e, ainda, terá acesso ao Ciclo de Mentoria para Projetos Lean Seis Sigma com suporte em tempo real do consultor e Master Black Belt Daniel Fraga, durante 5 encontros por transmissão ao vivo!


Está esperando o que? Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma!

Formação Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Venha ser um Yellow Belt! Se inscreva já!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Yellow Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.