De acordo com estudos realizados por uma professora da Harvard Business Review, chamada Ashley V. Whillans, usar o dinheiro para motivar colaboradores nem sempre é a melhor estratégia.
Mais de 80% dos funcionários analisados em sua pesquisa sentem que não são reconhecidos, nem recompensados por seus esforços, apesar de receberem um bom salário.
Hoje, a motivação no trabalho tem estado cada vez mais ligada a incentivos como horário flexível, home office, gift cards, bônus e, até mesmo, um simples "obrigado" ou frases de sucesso de personalidades bem-sucedidas.
Por outro lado, as empresas estão em busca, constantemente, de captar e manter talentos, de forma a reduzir as altas taxas de (taxa de rotatividade).
Assim, Whillans se propôs a estudar o que realmente gera felicidade no trabalho e como motivar os funcionários de forma eficaz sem utilizar o dinheiro como principal meio.
Os resultados de sua pesquisa mostram que o mais importante para o clima organizacional de uma empresa e para o alcance de melhores resultados consiste em fazer os colaboradores se sentirem valorizados e apreciados. Para isso, muitas estratégias vêm sendo desenvolvidas, como a Gamificação.
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Agora vou te mostrar porque é importante motivar os colaboradores e qual a melhor maneira de fazer isso!
Segundo Whillans, motivar colaboradores realmente funciona, pois as pessoas possuem três necessidades básicas em relação ao trabalho:
Assim, é preciso satisfazer essas necessidades para que os funcionários se sintam mais motivados, engajados e comprometidos com o ambiente de trabalho, e menos dispostos a deixar a empresa.
Além disso, quando os colaboradores se sentem motivados, a produtividade tende a aumentar, metas são batidas e a empresa se beneficia com resultados melhores.
As empresas que ganharam os melhores lugares para trabalhar no período de 1984 a 2011, por exemplo, desfrutaram de um desempenho superior à concorrência em retorno de ação com margem de 2,3% a 3,8% ao ano.
Sendo assim, motivar funcionários é importante não apenas para promover uma boa gestão de pessoas, mas também para o próprio rendimento da empresa.
Uma boa forma de motivar colaboradores pode começar desde o processo seletivo. Ao anunciar a vaga de emprego, atente-se para listar os benefícios do emprego, como horário flexível, plano de saúde e capacitações, por exemplo, pois assim a empresa receberá um número muito maior de candidatos interessados.
A pesquisa realizada por Whillans, com base em mais de 92.000 anúncios de vagas em aberto, em 2018, confirmou a efetividade dessa tática, mostrando que quanto maiores são as vantagens de trabalhar numa organização, maiores são as taxas de inscrição.
Além disso, para motivar colaboradores, é importante se atentar à fase de adaptação do funcionário à empresa, fornecendo treinamentos de qualidade e a assistência necessária para que ele seja bem inserido no ambiente de trabalho.
Apesar de dinheiro não ser a principal forma de motivar colaboradores, ele pode ser um incentivo imbatível em determinados tipos de trabalhos, principalmente quando eles forem medidos de forma quantitativa.
No setor de serviços e na área de vendas, por exemplo, os estudos mostraram que as recompensas em dinheiro resultam em um grande aumento no número de vendas e na melhoria do atendimento ao cliente.
O mesmo ocorre na manufatura, em que os prêmios em dinheiro são capazes de elevar de forma significativa a produtividade diária dos trabalhadores.
Já em trabalhos que exigem criatividade e desenvolvimento de ideias, não é interessante motivar colaboradores com base no dinheiro, pois o que realmente traz resultados é fazer com que eles se sintam motivados a se esforçar mais pelo prazer e pela identificação com o trabalho.
Uma boa forma de fazer isso é através da criação de espaços de lazer dentro da empresa, algo que tem se tornado cada vez mais comum.
A Google, por exemplo, possui academia, piscina, salão de beleza, lavanderia e refeições gratuitas à disposição de seus funcionários.
"Se você puder encontrar uma maneira de atribuir significado além dos zeros na recompensa em dinheiro", diz Whillans, "essa mesma recompensa irá mais longe".
Assim, se for usar grana como incentivo, faça um cheque separado com o bônus e evite simplesmente adicioná-lo ao salário.
Aliado a isso, escreva também um bilhete à mão sobre o porquê daquele funcionário ter se destacado e recebido a recompensa.
As palavras são uma poderosa arma de transformação em uma organização, então não hesite em usá-las para motivar colaboradores!
Mostrar que certo resultado acarretará em uma determinada quantia de dinheiro para o funcionário pode fazer com que ele se torne obcecado com aquilo e pense naquilo como o objetivo final de sua atuação.
Assim, é mais vantajoso dar um benefício de forma não combinada após a realização de um trabalho bem feito, do que entregá-lo de antemão.
Também é interessante que o funcionário entenda o verdadeiro propósito do seu trabalho e como a sua atuação impacta a organização como um todo. Reforçar a missão, visão e valores da empresa é essencial para que ele compreenda o significado por trás das tarefas que executa e que o que deve nortear o seu trabalho não é apenas o dinheiro.
Enquanto o bônus em dinheiro é muitas vezes destinado a necessidades básicas do dia a dia, um presente, como um eletrônico ou uma viagem, pode ser algo mais memorável e efetivo para motivar colaboradores.
Além disso, receber um presente é algo que as pessoas tendem a comentar com os outros e demonstrar gratidão, enquanto o dinheiro é um assunto delicado, que muitos não gostam de sair por aí se gabando de terem ganhado.
Dica: experimente conversar com os funcionários e entender suas paixões e interesses, a fim de escolher um presente que seja adequado ao seu gosto e que realmente se torne um evento marcante.
Fornecer a possibilidade de um horário flexível ou de um pode ser algo muito mais efetivo para motivar colaboradores que o dinheiro, pois são questões que tangem a qualidade de vida e o bem-estar da equipe.
Além disso, pesquisas mostram que os funcionários que tiram folga ficam menos estressados, mais criativos e mais produtivos.
A empresa Deloitte leva essa dica bastante a sério, concedendo o incrível tempo de seis meses sabáticos para os seus funcionários se renovarem e voltarem mais criativos!
Então, não deixe de presentear os seus funcionários com o tempo, não apenas por meio de políticas de férias generosas, mas de outras formas. Uma dica é calcular os horários de trabalho flexíveis para que os funcionários gastem menos tempo no trânsito.
Uma ótima forma de motivar colaboradores é fazer com que os próprios funcionários incentivem uns aos outros.
A empresa pode fazer isso, através de um sistema de pontuação, no qual os funcionários podem dar pontos de recompensa a um colega que se destacou por uma conquista no trabalho. Ao acumular pontos, o colaborador pode adquirir uma vantagem estipulada pela organização, como um cartão de vale-refeição em um restaurante ou um dia de folga.
Também é interessante investir em outras formas de unir a equipe, como eventos nos finais de semana ou happy hours na empresa, que aproximam os colaboradores e reforçam o sentimento de pertencimento (um dos pilares da motivação).
"Se você consegue criar uma experiência social em torno da recompensa, ela se torna mais significativa e algo que o funcionário vai lembrar", diz Whillans.
Sendo assim, não hesite em tornar público um incentivo dado a um colaborador. Pelo contrário, a empresa pode criar eventos para presentear os funcionários que receberam bônus e falar sobre o porquê daquele reconhecimento ter sido conquistado.
Feedbacké fundamental! Então, para motivar colaboradores, é importante dar aquele simples e sincero agradecimento para que eles se sintam valorizados.
Para potencializar ainda mais esse efeito, destaque pontos fortes e ações específicas daquele funcionário, citando exemplos.
Apesar de parecer algo simples, essa prática é altamente negligenciada no ambiente de trabalho, o que gera desmotivação e problemas de clima organizacional.
Uma excelente forma de motivar colaboradores é investindo na capacitação profissional e no desenvolvimento de habilidades de sua equipe.
Afinal, um dos pilares da motivação é a competência, que advém do sentimento do funcionário de que ele possui os conhecimentos necessários para executar aquele trabalho da melhor forma possível.
Então, forneça treinamentos e cursos que possam beneficiá-lo, assim como beneficiar a empresa indiretamente.
Para saber mais sobre qualificação em empresas, confira o artigo: Treinamentos In Company: o que são e por que contratá-los?
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Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.
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