Em um mercado tão competitivo como o atual, além de oferecer qualidade, preço e bom atendimento, uma empresa que comercializa produtos ou serviços precisa fornecer um leque variado de formas de pagamento aos seus clientes para não perder espaço para a concorrência.
Isso facilita a experiência de compra e contribui para a . Dessa forma, neste artigo vamos mostrar as 9 principais formas de pagamento disponíveis para você escolher aquelas que mais se encaixam no seu modelo de negócios, seguindo os tópicos:
Selecionamos 9 opções de pagamento que você pode oferecer para o seu . Confira as características, vantagens e desvantagens de cada uma delas a seguir.
Dinheiro em espécie é a opção de pagamento mais utilizada por comércios e prestadores de serviços físicos por evitar inadimplências e fraudes. Muitos lojistas oferecem descontos para quem opte por esta modalidade de pagamento à vista. Prática permitida por lei desde 2017.
Quem trabalha com pagamento em dinheiro deve ter notas e moedas de pequeno valor para facilitar o troco e garantir uma forma segura de retirada do dinheiro da loja e seu transporte para o banco.
A principal desvantagem dessa forma de pagamento é a , pois o dinheiro em caixa é o principal motivador de assaltos a estabelecimentos comerciais físicos.
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O pagamento em cheque é cada vez menos aceito pelos estabelecimentos, pela falta de segurança e por obrigar aos comerciantes a realizar consultas a especializadas na verificação deste tipo de pagamento, o que gera custos adicionais. Caso não realize a consulta, existe o risco do cheque não ter fundos.
Contudo, oferece vantagem aos clientes por permitir parcelamentos por meio de cheques pré-datados.
Essa é uma das modalidades de pagamento mais utilizadas por funcionar como um pagamento à vista.
É uma prática sem riscos cuja única despesa é o custo de aluguel e taxas cobradas pelas instituições financeiras fornecedoras de máquina de cartão de crédito e débito.
O cartão de crédito é a forma de pagamento que oferece vantagens tanto para como para quem compra.
Dentre as vantagens podemos destacar a comodidade, por evitar o desconforto de perder tempo em filas para sacar dinheiro em espécie em bancos. E, também, a segurança, por eliminar os riscos de portar grandes quantias de dinheiro durante o trajeto da agência bancária até o local da compra.
Além disso, o uso de cartões de crédito possibilita aos consumidores suprirem suas necessidades de compra mesmo em momentos de indisponibilidade de recursos e principalmente por possibilitar o parcelamento do valor total da fatura.
A grande vantagem para o comerciante é poder oferecer várias bandeiras de cartões e aumentar a segmentação de seu sem ter prejuízos financeiros causados pela inadimplência, já que o recebimento do pagamento é garantido pela operadora do cartão.
Os valores transacionados são percebidos após 30 dias da efetivação do pagamento decrescidos de taxas que variam entre 3% e 5% por valor pago.
Os valores das vendas parceladas também podem ser antecipados. As taxas de antecipação de vendas parceladas podem ser bastante altas conforme a quantidade de parcelas.
O boleto bancário é uma forma de pagamento enviada para o endereço de cobrança informado pelo cliente que pode ser paga em qualquer agência bancária, caixa eletrônico e casas lotéricas em dias úteis ou via internet banking e aplicativos bancários em qualquer data.
Esse modelo de pagamento comum a deve ser evitado em vendas parceladas para impossibilitar inadimplências.
No caso do pagamento ser efetuado após a data de vencimento, é cobrado juros diários e multa, o que é positivo para as finanças da empresa vendedora.
Vale ressaltar que a emissão do boleto não é garantia de recebimento. O pode desistir da compra e não efetuar o pagamento.
Transferência on-line é uma forma bastante utilizada em venda de produtos e serviços pela internet. Uma excelente opção, já que por uma taxa inferior a R$ 1,00 o pagamento é creditado em poucas horas (TED - Transferência Eletrônica Disponível) ou no dia seguinte (DOC - Documento de Ordem de Crédito).
Esse é um modelo de sem custo adicional para os comerciantes, exceto quando houver transferências de pagamentos disponíveis entre diferentes bancos.
Nessa forma de pagamento, quando de vendas online, o pedido e o envio da mercadoria só acontecem após a confirmação da transferência.
O QR Code (Quick Response Code) é um código de duas dimensões que é lido pela câmera do celular de forma rápida, por meio de um programa adequado e com acesso a internet. Além de poder ser utilizado para realizar pagamentos, o QR Code possibilita ao usuário o acesso a promoções e sites de empresas.
Sua utilização é bem simples, o cliente precisa apenas direcionar a câmera do celular para o código. A Cielo já possui essa tecnologia em suas maquininhas de cartão, e para a geração do código pode ser utilizado o site QR Code Generator.
Nessa modalidade, o e-commerce ou prestador de serviço online faz seu cadastro na plataforma intermediadora onde os pagamentos podem ser feitos pelos clientes por meio de cartões de débito e crédito ou através de boletos e transferências bancárias com taxas variam entre 4% e 7% por transação.
PagSeguro, Mercado Pago e as demais plataformas intermediadoras possuem sistemas antifraude confiáveis que evitam problemas, desconfortos e prejuízos tanto para quem vende como para quem compra.
As formas de pagamento são aquelas que garantem a satisfação de seus clientes e para o seu negócio.
Para determinar quais as formas de pagamento ideais para o seu negócio, comece pela identificação e compreensão dos hábitos de compra e de pagamentos de seu público-alvo.
A seguir, faça testes, compare as vantagens e desvantagens das formas de pagamento que se adequem ao perfil de seu consumidor e que garantam a saúde financeira de sua empresa e escolha a ideal para o seu negócio.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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