Como ser competitivo em um cenário adverso?
Comprovando os benefícios
A geração solar é a melhor opção para meu negócio?
O ganho da sustentabilidade
A versatilidade da geração solar

Compreenda como a energia solar pode tornar a sua empresa mais competitiva.

Descubra agora com esse artigo as vantagens da energia solar, entenda sobre sua versatilidade e por que ela é a escolha ideal para o seu negócio!

Solarion
Por: Solarion
Compreenda como a energia solar pode tornar a sua empresa mais competitiva.

A geração solar é uma alternativa que vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Proporcionando uma economia de até 99% na conta de luz, a iniciativa cresce entre empresas de pequeno, médio e grande porte. Neste texto, vamos te explicar como a geração solar pode dar competitividade a sua empresa.

Se você é empresário no Brasil, provavelmente compartilha a necessidade de enxugar gastos. Afinal, atravessando uma fase de instabilidade, o país enfrenta adversidades que vão desde os altos preços da gasolina à reajustes tarifários significativos em diversos segmentos.

Em Minas Gerais, por exemplo, os clientes das Cemig estão sofrendo os efeitos do reajuste médio na energia, de 23,19%, aprovado em maio. Além disso, a bandeira vermelha dois também está em vigor, o que significa uma cobrança de R$ 5 por cada 100 KWh. Por isso, a chave para empresas que precisam se manter ativas no mercado é a competitividade. Entenda na prática como funciona a tecnologia.

Como ser competitivo em um cenário adverso?

Uma das formas de garantir mais competitividade à sua empresa é investir em soluções definitivas. Isso significa que o dinheiro precisa ser aplicado de forma assertiva. Afinal, em um cenário de recursos escassos é preciso medir oportunidades e riscos.

De acordo com o Estudo Setorial de Pequenos Negócios Energo Intensivos realizado pelo Sebrae, a energia pode ser considerada o principal insumo para os setores produtivos. Por isso, é preciso estar com seus gastos em dia.

Nesse sentido, qual seria a melhor forma de economizar energia? Na realidade empresarial, diminuir a produção ou as atividades da organização não parece ser uma saída inteligente. A resposta, que pode não parecer óbvia, é: comece a gerar a própria energia. Saiba como a energia solar ajudou empresa de Juiz de Fora a economizar.

Comprovando os benefícios

Com a geração própria de energia sua empresa passará a pagar apenas o mínimo para a Distribuidora da sua região. Esse pagamento será apenas pelo uso da rede elétrica. Além disso, com geração solar não há como haver desperdícios. Isso acontece pois é possível usar o excedente de energia gerada, o que é fundamental no equilíbrio da gestão de custos.

Ou seja, toda a energia que você produziu mas não consumiu "em tempo real", será injetada na rede da distribuidora, computada e entregue ao consumidor na forma de créditos energéticos na fatura.

São estes créditos que servem para "abater" o que o cliente consumiu da rede da Distribuidora em momentos que seu sistema não estava gerando energia - como no período da noite - ou sua necessidade foi maior que sua geração.

É possível também que estes créditos sejam compartilhados com outras unidades consumidoras, desde que estejam dentro da mesma distribuidora.

A geração solar é a melhor opção para meu negócio?

Até agora você já sabe que a geração solar proporciona uma economia definitiva para sua empresa. No entanto, para organizações que procuram aumentar sua competitividade no mercado, é preciso investir em ações integradas. Nesse sentido, a energia solar é a alternativa perfeita.

Aliada aos benefícios que a economia pode trazer, como a liberação de recursos para novos investimentos, a geração solar possui outras vantagens agregadas. Uma delas, é a possibilidade de recuperação de investimento rápido.

A Taxa Interna de Retorno (TIR)é comprovadamente melhor do que qualquer investimento bancário que se possa realizar. Nesse sentido, quando pensamos na melhor forma de utilizar um recurso escasso, obter vantagens como a certeza da recuperação do investimento é um ponto fundamental.

O ganho da sustentabilidade

A maioria das empresas brasileiras já percebeu que o perfil do consumidor mudou. Atualmente, na decisão de compra, inúmeros fatores são considerados além do preço, e muitas vezes, podem ser decisivos.

Nesse sentido, empresas que adotam a sustentabilidade como um valor têm uma imagem positiva frente aos consumidores. Pesquisas recentes apontam que 82% dos brasileiros preferem marcas que se preocupam com a preservação do meio ambientee com o bem-estar social.

Por isso, quando pensamos em estratégias de marketing, não se preocupar com a sustentabilidade empresarial pode realmente prejudicar as vendas.

No entanto, é importante ressaltar que as ações sustentáveis trazem bem mais do que uma boa imagem. A geração solar não confere à empresa apenas um rótulo, mas apresenta soluções concretas na diminuição dos impactos ambientais. Além disso, o investimento em ações sustentáveis estão intimamente ligados com a redução de custos, pois incentivam a reutilização de materiais e de recursos como água, calor e luz.

A versatilidade da geração solar

Com o avanço da tecnologia, novas modalidades de geração surgiram, provendo mais acesso à geração solar. Dessa forma, não é mais preciso que sua empresa possua as condições ideais para a geração em sua sede. Conheça as possibilidades:

  • Autoconsumo: a instalação é feita no mesmo local em que a energia é consumida.
  • Autoconsumo remoto: as placas geram energia em um local e é consumida no mesmo. No entanto, o excedente de produção pode ser enviada para outras unidades, por meio de créditos, desde que as outras unidades tenham o mesmo CNPJ/CPF e estejam na área com a mesma Distribuidora de energia.
  • Geração em Condomínios Comerciais ou Residenciais: a economia gerada com a produção própria de energia é dividida entre os condôminos. Aqui não há a figura do excedente: toda energia gerada é injetada na rede e os créditos são repartidos entre os usuários.
  • Geração Compartilhada: permite que empresas, ou até mesmo um grupo de pessoas de diferentes CNPJs ou CPFs se unam (dentro da mesma área da distribuidora) para gerar sua própria energia, compartilhando a economia.

Reunindo economia, valorização da marca e segurança no retorno do investimento, a geração solar entrega soluções definitivas a empresas de diferentes portes. Com a necessidade de renovação e otimização de gastos, as empresas geradoras de sua energia conquistam mais competitividade agregando diversos benefícios.

Estes benefícios também podem ser utilizados para gerar energia de sua residência, seguindo o mesmo raciocínio apresentado neste texto!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Solarion

Solarion

Este conteúdo foi produzido pela Solarion. a empresa busca, por meio da Geração Própria de Energia Solar, oferecer novas soluções e perspectivas que fazem a diferença no bolso e também na conquista dos objetivos da organização.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.