Não há nada mais previsível do que saber que imprevistos acontecem! Por mais que pareça confuso, entender que imprevistos podem acontecer a qualquer momento é essencial para lidar com eles, por isso, hoje vamos falar sobre gerenciamento de crises.
Tal, se refere ao planejamento e medidas tomadas pelas empresas para que as crises consigam ser contornadas e ainda, superadas. Dessa forma, ter um bom gerenciamento de crises pode garantir a sobrevivência de um negócio!
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura desse artigo, pois, te contaremos tudo sobre os seguintes tópicos:
Vamos lá?
Como dito anteriormente, o gerenciamento de crises é um mecanismo que as empresas desenvolvem para lidar com os possíveis imprevistos internos ou externos de impacto negativo que podem acometer as mesmas.
E engana-se quem acha que a atuação do gerenciamento de crise deve começar quando o imprevisto acontece, visto que, a ideia é justamente pensar nas possibilidades que podem atrapalhar a empresa para amenizá-las, caso venham realmente a acontecer.
Além disso, o planejamento de como agir diante de uma crise e lidar com um problema é uma das ferramentas usadas dentro dessa gestão. A prevenção dessas situações é a melhor forma para dar mais segurança se elas vierem a acontecer e ainda, reduzir o impacto.
Vale destacar que os danos causados podem derivar de inúmeras naturezas: acidentes de trabalho, obstáculos de fiscalização, desastres relacionados à natureza, crises políticas ou sanitárias, entre outros.
Um ótimo exemplo sobre esse tema é o surgimento da pandemia de covid-19. Apesar de que ninguém esperava que uma pandemia acontecesse, algumas empresas tinham um gerenciamento de crises alinhado ao que fazer se houvesse uma crise sanitária, e assim, criaram mecanismos para sobreviver a ela.
Diante disso, quais são os principais impactos do uso de um sistema de gestão de crises? Esse é o assunto que será abordado no próximo tópico, não deixe de conferir!
Como o próprio nome já indica, o gerenciamento de crises tem como principal objetivo facilitar a gestão de um problema que possa surgir, visando a superação do mesmo e minimização dos impactos negativos.
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Sabemos que lidar com uma situação de gestão de crise é difícil, então ter um mecanismo para auxiliar nesse momento delicado é uma ótima vantagem. Mas, além disso, podemos listar outros pontos positivos desse sistema, tais como:
Muito interessante não é mesmo? Agora que você já sabe o que é o gerenciamento de riscos e quais são as suas principais vantagens, é chegado o momento mais esperado: aprender a aplicar isso na prática, confira no próximo tópico!
Para colocar em prática um gerenciamento de crises eficiente, é necessário ter um conhecimento de como ele é aplicado de forma prática. Por isso, separamos pra você algumas dicas para te ajudar nessa missão, confira:
Entender como as ações e processos dentro de uma empresa funcionam é essencial para propor novas ações, principalmente para aquelas que têm caráter preventivo, como é o caso do gerenciamento de crises.
Diante disso, mapear qual é a situação atual da empresa é uma ótima forma de estabelecer uma base para que o gerenciamento de crises seja mais eficiente.
A comunicação efetiva e a transparência de informações são dois fatos muito importantes para que os colaboradores estejam engajados para colocar em ação a gestão de crises.
Assim, os gestores devem alinhar todos os pontos sobre o que deve ser feito com os colaboradores e principalmente, ser realista quanto a situação que a empresa está enfrentando.
Dessa maneira, a credibilidade e confiabilidade serão estabelecidas e fortalecidas, o que é essencial para o enfrentamento de momentos difíceis.
A experiência do usuário é um dos fatores mais importantes de uma empresa de sucesso, e sua manutenção deve ser sempre prezada. Por isso, é relevante estabelecer que uma equipe cuide desse fator nos momentos de crise, para que os clientes não sejam afetados pelo momento.
A proatividade é uma das habilidades cognitivas mais valorizadas no mercado de trabalho atual, e isso não é por acaso. Visto que, ser proativo pode evitar que os problemas se agravem.
Diante disso, garanta que a sua empresa terá uma postura proativa diante de um acontecimento inesperado, não deixando que a situação se agrave ou mesmo se torne irreversível para tomar as medidas cabíveis.
O planejamento é essencial para o sucesso das ações, visto que, através dele é possível direcionar melhor o que deve ser feito para se chegar aos resultados almejados.
Logo, planejar o que pode ser feito em uma situação imprevisível é muito interessante para ter uma base caso ela realmente aconteça. Além disso, durante o planejamento medidas podem ser levantadas para evitar negligências.
Verificar que existem oportunidades de recuperação é essencial para implementá-las e fazer com que as situações de crise sejam finalmente superadas. Diante disso, essa análise é muito assertiva nessas situações.
Portanto, cabe à empresa fazer um alinhamento estratégico para entender qual é o momento que se está passando e quais são os objetivos que se pretende alcançar para sair do mesmo.
Depois dessas dicas, ficou mais claro como colocar em prática o gerenciamento de crises, não é mesmo? Esperamos que esse conteúdo tenha contemplado suas dúvidas sobre o assunto.
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A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.
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Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
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