Por que é importante gerenciar os documentos da empresa?
Faça junto com a gente!
Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha
Entenda como usar a Planilha de Controle de Documentos
Quer se tornar um expert em Excel?

Veja como Gerenciar Documentos no Excel da sua empresa

Aprenda a gerenciar documentos no Excel de acordo com as necessidades da sua empresa, podendo personalizar conforme sua necessidade e conquiste a organização.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja como Gerenciar Documentos no Excel da sua empresa

Já sentiu falta de uma boa gestão de documentos? De um arquivo numa data e hora importantes? Precisou de um comprovante de pagamento e não sabia onde tinha colocado? A sensação é péssima, certo? Gera dor de cabeça, e muita das vezes pode trazer transtornos maiores, dependendo da importância do documento em questão!

E é exatamente por isso que vou te ensinar como gerenciar documentos no excel! Vamos descobrir mais sobre a importância do gerenciamento dos documentos e o passo a passo para fazê-lo no Excel.

Por que é importante gerenciar os documentos da empresa?

Um dos meios mais eficientes para garantir que sua empresa tenha um desempenho satisfatório é o uso contínuo dos sistemas de controles internos. Estes proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecido sejam atingidos. Logo, seja qual for o processo, é importante que a empresa tenho meios de controlá-los, que variam de acordo com a complexidade dos mesmos.

O principal objetivo da planilha que será mostrada é possibilitar um controle dos documentos da empresa, de acordo com a sua utilização e departamentos responsáveis. Como ela é 100% editável, você pode adaptá-la para seu uso pessoal ou familiar da maneira que achar melhor.

Então, continue lendo para entender o funcionamento da planilha e adquirir ainda mais conhecimento por meio de estudos de casos que separei para você! Vamos lá?

Faça junto com a gente!

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha de Controle de Documentos.

Sabemos que muitas vezes ficamos confusos e perdidos em meio a tantas informações que existem no Excel, ainda mais se estamos estudando pela primeira vez. O Excel é uma ferramenta que está se tornando cada vez mais importante e por isso ter conhecimentos sobre eles é uma habilidade essencial.

E para te ajudar com os seus primeiros passos, criamos um E-Book completo para você!

Aqui está um E-book gratuito com os Primeiros passos no Excel que você precisa saber!

Assim, aprender a utilizar esse software vai ficar bem mais fácil e você terá informações preciosas à sua disposição! Então, não perca tempo!

 Clique na imagem para baixar


Também preparamos para você um vídeo com o passo a passo da utilização da planilha de Controle de Documentos, não deixe de assistir!

Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha

Entenda como usar a Planilha de Controle de Documentos

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva.

Como gerenciar Documentos no Excel

Cadastro

A primeira aba de cadastro servirá apenas para cadastrar as informações principais quanto aos departamentos e funcionários da empresa. O que facilitará o preenchimento da próxima aba.

Gerenciar documentos no Excel

Controle

A aba de controle pode ser considerada a aba mais importante da planilha, pois na mesma serão registradas todas as informações relevantes sobre cada documento da empresa, bem como se dará um acompanhamento sobre os mesmos.

  • Título do documento: preencher com o nome do documento
  • Código do documento: indicar o código, caso os documentos da empresa tenham código específico
  • Síntese: descrição sucinta do objetivo do documento
  • Departamento responsável: qual o departamento responsável pela elaboração e revisão do documento
  • Responsável: indicar a pessoa responsável pela elaboração e revisão
  • Versão: qual a versão mais recente do mesmo
  • Data da revisão: data da criação ou última revisão
  • Periodicidade: periodicidade com o que o documento deverá ser revisto
  • Local de armazenamento: indicar o local físico de armazenamento
  • Link: indicar o local virtual do armazenamento do documento via link.

Gerenciar Documentos no Excel

Panorama

Por fim, a aba Panorama, como o próprio nome diz, objetiva apresentar um panorama geral das revisões realizadas nos documentos da empresa. Sendo assim, possibilitará uma análise superficial da quantidade de documentos revisados e dos departamentos responsáveis.

O primeiro gráfico apresenta em valor absoluto a quantidade de documentos revisados.

Gerenciar documentos no Excel

Já o segundo gráfico estratifica os documentos revisados por departamento responsável.

Gerenciar documentos no Excel

Quer se tornar um expert em Excel?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle De Documentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.