Já sentiu falta de uma boa gestão de documentos? De um arquivo numa data e hora importantes? Precisou de um comprovante de pagamento e não sabia onde tinha colocado? A sensação é péssima, certo? Gera dor de cabeça, e muita das vezes pode trazer transtornos maiores, dependendo da importância do documento em questão!
E é exatamente por isso que vou te ensinar como gerenciar documentos no excel! Vamos descobrir mais sobre a importância do gerenciamento dos documentos e o passo a passo para fazê-lo no Excel.
Um dos meios mais eficientes para garantir que sua empresa tenha um desempenho satisfatório é o uso contínuo dos sistemas de controles internos. Estes proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecido sejam atingidos. Logo, seja qual for o processo, é importante que a empresa tenho meios de controlá-los, que variam de acordo com a complexidade dos mesmos.
O principal objetivo da planilha que será mostrada é possibilitar um controle dos documentos da empresa, de acordo com a sua utilização e departamentos responsáveis. Como ela é 100% editável, você pode adaptá-la para seu uso pessoal ou familiar da maneira que achar melhor.
Então, continue lendo para entender o funcionamento da planilha e adquirir ainda mais conhecimento por meio de estudos de casos que separei para você! Vamos lá?
Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha de Controle de Documentos.
Sabemos que muitas vezes ficamos confusos e perdidos em meio a tantas informações que existem no Excel, ainda mais se estamos estudando pela primeira vez. O Excel é uma ferramenta que está se tornando cada vez mais importante e por isso ter conhecimentos sobre eles é uma habilidade essencial.
E para te ajudar com os seus primeiros passos, criamos um E-Book completo para você!
Aqui está um E-book gratuito com os Primeiros passos no Excel que você precisa saber!
Assim, aprender a utilizar esse software vai ficar bem mais fácil e você terá informações preciosas à sua disposição! Então, não perca tempo!
Também preparamos para você um vídeo com o passo a passo da utilização da planilha de Controle de Documentos, não deixe de assistir!
A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva.
A primeira aba de cadastro servirá apenas para cadastrar as informações principais quanto aos departamentos e funcionários da empresa. O que facilitará o preenchimento da próxima aba.
A aba de controle pode ser considerada a aba mais importante da planilha, pois na mesma serão registradas todas as informações relevantes sobre cada documento da empresa, bem como se dará um acompanhamento sobre os mesmos.
Por fim, a aba Panorama, como o próprio nome diz, objetiva apresentar um panorama geral das revisões realizadas nos documentos da empresa. Sendo assim, possibilitará uma análise superficial da quantidade de documentos revisados e dos departamentos responsáveis.
O primeiro gráfico apresenta em valor absoluto a quantidade de documentos revisados.
Já o segundo gráfico estratifica os documentos revisados por departamento responsável.
Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!
A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.
Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?
É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!