Os 11 fatores da liderança empreendedora
Diferenças entre os empreendedores do sexo masculino e feminino
Diferenças entre fundadores em série e fundadores de primeira viagem
E aí, preparado para se tornar um empreendedor de sucesso?

Conheça as habilidades e comportamentos de um empreendedor bem-sucedido

Descubra agora quais habilidades e comportamentos são essenciais para um empreendedor de sucesso, de acordo com estudos da Harvard Business School.

Matheus Ferreira
Por: Matheus Ferreira
Conheça as habilidades e comportamentos de um empreendedor bem-sucedido

Você já se perguntou o que leva um empresário ao sucesso? Seria a técnica brilhante de Bill Gates? O foco obsessivo na experiência do usuário de Steve Jobs? Ou o sucesso de um empreendedor está ligado com todas as suas experiências de vida, como educação ou circunstâncias de vida que aumentam a confiança em empreender?

Apesar dos inúmeros estudos de caso para tentar explicar o que leva uma pessoa a se tornar um empreendedor de sucesso, essa missão ainda é considerada nebulosa. A grande maioria das pesquisas realizadas apresentam resultados conflitantes entre si. Ou seja, os empresários parecem ser uma caixa preta esperando para ser aberta e desvendada.

Uma equipe de pesquisa da Harvard Business School está tentando encontrar uma nova metodologia para que seja possível identificar as características reais de um empreendedor de sucesso. O estudo combina uma série de autoavaliações das habilidades dos entrevistados, com avaliações feitas por seus colegas de trabalho, amigos e funcionários.

O que complica ainda mais esse entendimento é a existência de inúmeros tipos de empreendimentos, que variam desde empresas familiares até empresas multinacionais. Esta grande variedade faz com que o perfil de líder ideal para uma determinada empresa não seja igual para outra.

Apesar de todas as dificuldades, a pesquisa vem se mostrando promissora, e resultados palpáveis já estão começando a ser obtidos. Em um teste piloto foram entrevistados 1300 ex-alunos da Harvard Business School através dessas avaliações foi possível a obtenção de resultados animadores.

Os 11 fatores da liderança empreendedora 

Através da combinação de uma grande revisão bibliográfica e do estudo piloto feito anteriormente, os pesquisadores conseguiram chegar a 11 fatores de análise para empreendedores. Os 11 fatores obtidos foram:

  1. Identificação de oportunidades: Mede as habilidades e comportamentos associados à capacidade de identificar e buscar oportunidades de negócio de alto potencial
  2. Visão e influência: Está relacionado com a capacidade de influenciar todas as partes interessadas, tanto externas quanto internas da empresa, que devem trabalhar juntas para executar uma estratégia de negócios
  3. Conforto diante de incertezas: Mede as habilidades e comportamentos associados a ser capaz de levar adiante um negócio, frente à incertezas do mercado
  4. Montar e motivar a equipe de trabalho: Esse fator está associado à capacidade do empreendedor de selecionar a sua equipe de maneira correta, além de motivar todo seu time de trabalho a atingir os objetivos da empresa
  5. Tomadas de decisões eficientes: Esse fator mede a capacidade de um empreendedor de tomar decisões de negócios eficazes e eficientes, mesmo diante da falta de informações fundamentais
  6. Construção de networking: Aqui será medida a capacidade de reunir recursos necessários e de criar relacionamentos profissionais saudáveis, visando sempre o bem estar financeiro da empresa em questão
  7. Colaboração e orientação da equipe: Mede as e comportamentos necessários para que um líder seja capaz de orientar quais rumos a empresa deve tomar, além de ser um líder colaborativo com seus funcionários
  8. Gestão de operações: Relacionado à habilidade e ao comportamento de gerenciar de maneira eficaz os processos contínuos
  9. Vendas: Esse fator é relacionado à capacidade de construir um canal de vendas eficaz, de atender os clientes de maneira eficiente, promovendo, assim, um forte engajamento
  10. Gestão financeira: Aqui será verificada a capacidade de gerir, de maneira eficaz, todos os aspectos financeiros de um empreendimento comercial
  11. Preferência por estrutura estabelecida: Mede a preferência em atuar em ambientes de negócios mais estabelecidos e estruturados, em vez da preferência em criar empreendimentos totalmente novos, em que os caminhos a serem trilhados são considerados mais incertos.

Após estabelecidos esses 11 fatores, os pesquisadores chegaram à conclusão de que 5 deles tiveram índices significativamente mais altos quando a análise é feita com líderes que fundaram empresas. As grandes diferenças foram observadas nos fatores: "Montar e motivar a equipe de trabalho", "Tomadas de decisões eficientes", "Colaboração e motivação da equipe", "Gestão de operações" e "Vendas".

Já no fator "Preferência pela estrutura estabelecida", foi verificado que líderes fundadores de empresas possuem uma avaliação mais baixa nesse quesito.

Antes de darmos sequência ao nosso artigo, nós, da Voitto, gostaríamos de ajudar você a se tornar um líder melhor. Confira o nosso Ebook sobre as Cinco Práticas Exemplares de Liderança através dele você vai obter dicas valiosas para se tornar um líder exemplar.

Não perca essa oportunidade, clique no botão abaixo e tenha acesso de forma gratuita!

Ebook 5 práticas exemplares de Liderança

Diferenças entre os empreendedores do sexo masculino e feminino

O estudo piloto executado permitiu que os pesquisadores verificassem as diferenças de gênero entre o grupo de estudo. De maneira geral, homens e mulheres apresentam uma classificação muito parecida dentre os 11 fatores de liderança.

As diferenças encontradas foram que as mulheres se sentem mais confiantes nos setores e "Visão e influência", enquanto os homens expressavam maior confiança em e "Gestão financeira".

Diferenças entre fundadores em série e fundadores de primeira viagem

O estudo revelou diferenças consideráveis entre empreendedores acostumados a abrirem novos negócios (fundadores em série) e empreendedores de primeira viagem.

A principal diferença encontrada no estudo foi que os fundadores em série são consideravelmente mais confiantes em relação ao gerenciamento da incerteza e do risco, enquanto os fundadores de primeira viagem parecem enfrentar dificuldades em relação a isso.

Uma observação importante é que apesar da maior confiança, não quer dizer que os fundadores em série gostam de correr riscos, e sim que eles se sentem mais capacitados para lidar com as adversidades do mercado.

E aí, preparado para se tornar um empreendedor de sucesso?

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira

Grad. em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Atuou como bolsista no PET (Programa de Extenção Tutorial), onde desenvolveu um protótipo para o auxílio da didática de Redes Industriais, além de ministrar minicursos de Arduíno e participar de projetos sociais. Atualmente, ê integrante do projeto de iniciação científica "Sistemas de gestão de micro fontes de energia elétricas em redes BAN" e integrante da área de aerodinâmica da equipe IFly aerodesign. Possui certificação pelo SENAI, no Programa Futuros Engenheiros e também possui curso técnico em Eletromecânica com ênfase em transporte ferroviário. Formação em White Belt Lean Seis Sigma, Master em Excel, VBA Aplicado a Negócios, Gestão do Tempo e Produtividade Pessoal Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.