Nem apenas de hard skills ou habilidades técnicas sustenta um bom profissional. É fundamental que haja o desenvolvimento de suas habilidades interpessoais.
Nesse sentido, está cada vez mais evidente que as habilidades do profissional do futuro não se limitam à capacidade de realizar os trabalhos propostos. É necessário atrelar a capacidade de solução de problemas às soft skills.
Desse modo, as empresas (e os próprios funcionários) estão valorizando a inteligência social, justamente para ajudar a garantir resultados benéficos de uma maneira saudável e sustentável para o longo prazo.
Nesse sentido, o que define de fato as habilidade interpessoais? Como é possível desenvolvê-las efetivamente? Se você busca esclarecer essas dúvidas, este artigo é ideal para você.
Acompanhe este texto até o final para entender os tópicos abaixo:
● O que são as habilidades interpessoais?
● Quais são as principais habilidades interpessoais?
● Como desenvolver as habilidades interpessoais?
Habilidades interpessoaissão um conjunto de características relacionadas à relação saudável na interação entre pessoas.
Assim, essas características são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, uma vez que o trabalho em equipe é essencial para qualquer empresa que planeja crescer.
Dessa forma, dominar as habilidade interpessoaisno dia a dia do ambiente de trabalho contribui para a construção de relacionamentos mais edificantes entre colegas de trabalho.
Em um mercado de trabalho o qual o nível técnico está se tornando cada vez mais elevado e acirrado entre as pessoas, muitas vezes sequer é possível estabelecer critérios de hard skills para diferenciar profissionais (estão “nivelados por cima”).
Nesse sentido, o verdadeiro diferencial surge nas soft skills, onde atitudes simples, como saber ouvir, fazem toda a diferença, e profissionais que exercem as habilidades interpessoais criam uma atmosfera muito mais agradável.
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Há diversas habilidades interpessoais, e diferentes pessoas possuem um desenvolvimento natural maior em áreas diferentes.
É normal que nem todos funcionários entendam profundamente de linguagem corporal, por exemplo, mas, para uma empresa funcionar bem, há certas habilidades interpessoais que devem ser instigadas em toda a equipe.
Nesse sentido, confira abaixo as principais habilidades interpessoais:
Podendo ser dividida em comunicação verbal ou não verbal, essa habilidade trata da capacidade de transmitir informações de forma coerente para se obter o resultado (interpretação do ouvinte) esperado.
Assim, especialmente para gestores, ser capaz de se posicionar da maneira correta é fundamental. Se expressando de forma clara, é possível, ainda que de uma maneira simples, transmitir confiança e autoridade.
A proatividade está diretamente ligada ao planejamento e responsabilidade. Desse modo, ser proativo significa se antecipar aos problemas, tomando uma postura ativa antes mesmo dele acontecer.
É necessário, portanto, que haja análise e criatividade para priorizar os possíveis problemas mais importantes, e encontrar maneiras de impedir que eles aconteçam (ou, se forem inevitáveis, estabelecer o que poderá ser feito).
Sendo essencial para qualquer profissional, tanto em relação às hard skills quanto em relação às habilidades interpessoais, a criatividade é o combustível de qualquer profissional que busca se destacar.
Se tornar um profissional criativo significa “pensar fora da caixa”, ou seja, buscar soluções que vão além do convencional, sendo uma mente ativa no processo de inovação.
Buscar ser uma pessoa criativa promove em todo ambiente da empresa uma dinâmica mais empolgante, edificante e agradável, no qual o desenvolvimento pessoal não possui barreiras.
Outro pilar fundamental para desenvolver todas as outras habilidades interpessoais é a inteligência emocional.
O grau de inteligência emocional reflete a capacidade de gerenciar as suas emoções, sendo consciente das suas limitações e capaz de permanecer com uma postura racional mesmo diante de dificuldades.
No ambiente de trabalho, uma equipe com inteligência emocional sabe se comunicar melhor, além de praticar a empatia e levantar o astral da empresa (mesmo em meio a crises, por exemplo).
Entender a importância das habilidades interpessoais nem sempre é suficiente para causar uma mudança no mindset ou no comportamento. Muitas vezes, por conta de timidez ou outras barreiras, essas habilidades são deixadas de lado.
Mas então, como desenvolver tais habilidades interpessoais? Na verdade, cada habilidade possui uma maneira distinta de ser desenvolvida e praticada.
Para aprender a ouvir mais, por exemplo, é possível ficar mais atento a esse detalhe nas conversas do dia a dia, e se colocar no lugar do outro (para entender a necessidade de cada um de ser ouvido).
Em relação às habilidades citadas aqui, confira abaixo como desenvolver cada uma delas:
Para desenvolver a habilidade de comunicação, é preciso exercitar a oratória e a comunicação não verbal, para ser capaz de se posicionar claramente, e ser um bom ouvinte .
Muitas vezes a proatividade pode parecer um exercício bastante difícil para quem não tem o costume de fazê-lo.
Assim, para facilitar o processo e torná-lo um hábito de longo prazo, é recomendado que se formalize o processo (pode ser de forma simples, anotando em um bloco de notas, todos os dias, 5 possíveis problemas e como preveni-los, por exemplo).
Se você se considera uma pessoa sem criatividade, reflita: isso também era verdadeiro quando você era uma criança? Provavelmente, não.
Quando crianças somos criativos por estarmos conhecendo o mundo, sem nos limitar às visões e métodos já estabelecidos e sem medo de cometer erros, livres para “pensar fora da caixa".
Então, se você quer desenvolver a criatividade, busque a sua criança interior e encare os problemas com outras perspectivas (você pode fazer disso um exercício diário para se habituar).
Diversas vezes as lacunas na inteligência emocional vem de barreiras que nós mesmos criamos (ou negligenciamos).
O fato de reconhecer uma falha (temperamental ou inseguranças, por exemplo) é o primeiro passo para tentar superar esses desafios. Por isso, é preciso se conhecer e estar disposto a superar tais barreiras.
Um bom começo é realizar uma lista auto-avaliativa com as características que você considera positivas e negativas (afinal, inteligência emocional também significa reconhecer em que áreas somos competentes).
Por fim, vale salientar ainda que há profissionais na área da saúde que são aptos para ajudar no desenvolvimento das habilidades interpessoais. Se for preciso, ou simplesmente da sua vontade, não hesite em consultá-los.
A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.
Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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