Contratar um novo talento para sua empresa nem sempre é uma tarefa fácil. É necessário que diversas características do candidato estejam alinhadas com a cultura organizacional da empresa.
Hoje, podemos encontrar duas técnicas de seleção: o processo seletivo search e o processo seletivo hunting.
Ambas as técnicas possuem suas vantagens e a maneira correta de aplicá-la. Em geral, para vagas mais operacionais, é utilizada a técnica search, enquanto para cargos de liderança, gestão e que exigem grande competência técnica, é utilizada a técnica hunting.
Mas você sabe porque existem esses dois tipos de técnicas e qual é o conceito de cada uma? Não !?
Então continue lendo este artigo, para que quando sua empresa for contratar alguém, ela consiga ser mais assertiva com a contratação e tenha um processo mais otimizado e menor custoso. Para isso, separamos o tema nos seguinte tópicos para ajudar você:
● O que é processo seletivo Search?
● Processo seletivo Search: vantagens
● O que é processo seletivo Hunting?
● Processo seletivo Hunting: vantagens
● Hunting ou Search?
Vamos à leitura?
O processo seletivo search é uma técnica de recrutamento e seleção muito utilizada entre os times de recursos humanos. Basicamente, ela consiste em encontrar candidatos disponíveis do mercado de trabalho que possuam um perfil relacionado com a vaga que a empresa está oferecendo através de preenchimento de formulários e declaração de interesse pela vaga.
E para que isso ocorra, pode ser utilizado ferramentas digitais por empresas de consultoria de RH ou até mesmo pelo próprio RH da empresa, sendo um processo simples e fácil.
Separamos o tópico seguinte para apresentar a você as principais vantagens da técnica de processo seletivo search. Vamos conferir?
Existem diversos benefícios em se aplicar a técnica search para realizar o recrutamento de pessoas na empresa, principalmente pelo fato de ser um processo passivo, onde a pessoa se apresenta para a vaga anunciada através de formulários de cadastros, Linkedin e outras formas.
Além disso, optar pela técnica search irá permitir maior economia de dinheiro por parte da empresa, sendo ideal para ser realizada em vagas operacionais, principalmente pela economia e facilidade de aplicação.
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A técnica de processo de hunting significa caça, ou seja, consiste literalmente em caçar um profissional para preencher uma determinada vaga na empresa.
A ideia aqui é ir em busca de colaboradores no mercado de trabalho, analisar o perfil de cada um e selecionar minuciosamente os melhores profissionais conforme o planejamento estratégico.
Essa busca ativa pelo candidato ideal pode ser feita por meio do LinkedIn, redes sociais ou através dos próprios bancos de dados da empresa e deve ser levado em consideração as principais características e competências técnicas que o time está buscando para aquela vaga.
Esta técnica é também a que possui mais discussão de salário e pacote de benefícios, pois aqui a empresa chega até o funcionário, sendo que ela entende que ele é o melhor candidato para preencher aquela vaga, e claro, que o candidato também sabe disso.
E que tal agora conhecermos as principais vantagens da aplicação da técnica de processo seletivo hunting na sua empresa?
A grande vantagem do processo seletivo hunting é a sua grande assertividade para a escolha dos candidatos para o preenchimento da vaga.
Desta forma, é possível garantir que a etapa de dinâmica seja mais produtiva, estando nela apenas os melhores profissionais, garantindo que a vaga seja preenchida com o profissional ideal.
Porém realizar este tipo de processo na maior parte das vezes não é um processo fácil, pois demanda mais tempo e custo, isso porque as empresas precisam encontrar a pessoa certa, qualificada e que esteja de acordo com a cultura organizacional da empresa.
Primeiramente, gostaríamos de ressaltar que não existe um tipo de técnica de processo seletivo melhor. A escolha entre as duas deve estar pautada com as necessidades que a empresa possui naquele momento.
As duas técnicas são moldáveis com base no que a empresa necessita, cada uma possuindo as suas características e vantagens. Sendo que uma técnica não é necessariamente melhor que a outra.
Em geral, podemos dizer que o Search é uma ótima pedida para aquelas vagas mais comuns, frequentes, operacionais e que não dependem de grande experiência, desenvolvimento pessoal e treinamento.
Por um outro lado, o Hunting é utilizado para aqueles processos seletivos que são mais específicos. Como por exemplo: para cargos que exigem grande responsabilidade, cargos técnicos que exigem grande especialização e experiência, gestão, liderança e cargos estratégicos.
Além disso, também é utilizado o hunting em processos que buscam por características subjetivas.
O mais comum é que as empresas utilizem as duas técnicas conforme as diferentes necessidades de vagas que venham surgir.
Para definir ao certo qual técnica deve ser utilizada, é necessário avaliar qual é a necessidade da empresa no momento, sendo pontos cruciais para a escolha: o perfil da vaga, competências necessárias, os objetivos a serem conquistados, intenções do negócio e os pontos específicos que cada área e setor possuem.
Também é importante avaliar o que o profissional poderá trazer de novo para o negócio, seja através da otimização de processos ou criatividade. Além disso, é necessário alinhar o orçamento adequado e o pacote de benefícios para a contratação do colaborador.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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