CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Ikigai?
Como descubro o meu Ikigai?
Como Ikigai pode influenciar sua vida profissional?
3 passos para definir seus propósitos
Agora que já sei o meu propósito ...

Conheça o Ikigai e descubra como ele pode te auxiliar no seu propósito de vida!

Veja o método Ikigai e descubra o que melhor te motiva a estabelecer e cumprir suas metas, rumo a resultados eficazes e de qualidade

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Conheça o Ikigai e descubra como ele pode te auxiliar no seu propósito de vida!

Acredito que todos já nos perguntamos, pelo menos uma vez, qual é o nosso propósito de vida, e, na maioria das vezes, essa não é uma questão fácil de ser respondida, pois exige autoconhecimento.

Então, para responder a essa pergunta, que tal começarmos pelas coisas simples? Como, por exemplo, o que te faz levantar da cama todos os dias?

É isso que a filosofia Ikigai propõe.

Mas,

  • O que é ikigai?
  • Como descubro o meu Ikigai?
  • Como montar o meu Ikigai pode influenciar na minha vida profissional?

A resposta à essas perguntas você encontra ao longo deste artigo.

O que é Ikigai?

O termo "Ikigai" é um conceito japonês que vem de duas palavras: iki, que significa vida, e gai, que significa propósito, que se resulta na tradução em "vida com propósito".

Ele surgiu no Japão e se expandiu para outras regiões do mundo a partir de alguns livros, como por exemplo, Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz, que levou outras pessoas a se interessarem pelo assunto.


Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Como está sua inteligência emocional?

Será que você está vivendo uma vida com propósito?

A correria do cotidiano nos faz realizar atividades no modo automático. Quando jovens, temos que decidir qual faculdade cursar, o que definirá todo o nosso futuro profissional.

Acordamos todos os dias no mesmo horário, saímos correndo de casa, e muitas vezes nem damos um abraço em nossos pais ou desejamos um bom dia.

Corremos para pegar o ônibus lotado. Chegamos na faculdade, assistimos as aulas, voltamos para casa e fazemos nossas tarefas para o dia seguinte.

Repetimos essa rotina durante alguns anos. Até que chega o tão sonhado dia da formatura, no qual achamos que a partir dali vamos realmente viver e desfrutar de todos os benefícios de um bom trabalho.

Quando, novamente, caímos em uma rotina. A mesma correria, sem tempo para o que realmente importa em nossas vidas e geralmente não percebemos. Simplesmente executamos tarefas sem nos questionar o porquê de tudo isso.

Uma razão para ser

A realidade é que a sociedade atual valoriza muito as conquistas materiais e a produtividade. Não estou dizendo que isso não seja importante, muito pelo contrário, precisamos estudar, trabalhar e conquistar bens.

Mas será que a nossa vida se resume somente a isso?

A resposta é simples: não. A nossa vida não se resume a um ciclo vicioso de produtividade e conquistas notáveis para a sociedade.

O que o ikigai propõe é que tenhamos uma motivação diária e o prazer em pequenas conquistas, nos levando a encontrar um propósito maior que dê sentido à vida.

Uma pesquisa reportada na BBC mostra que quando os pesquisadores Francesc Miralles e Héctor García foram até a Ogimi, em Okinawa, localizada no sul do Japão, conhecida como "Terra dos imortais" eles perceberam que aquelas pessoas possuíam uma fisionomia diferente.

Okinawa possui uma população de 3 mil habitantes que está no Livro por ser a população mais velha do mundo, na qual muitas pessoas vivem além dos 100 anos.

Essas pessoas se aproveitam do clima subtropical, tem uma dieta baseada em frutas e legumes, tem uma vida fisicamente ativa e valorizam laços pessoais.

Quando essas pessoas foram questionadas sobre o porquê de manter aqueles hábitos a resposta mais frequente era: Ikigai.

Não estou falando para você largar tudo e ir morar em um vilarejo distante e comer apenas comidas saudáveis. Estou te convidando a refletir essa 5 perguntinhas iniciais

  1. Por que você escolheu cursar essa faculdade?
  2. Você se imagina trabalhando nessa profissão?
  3. Mesmo que seja difícil, e as vezes desanimador, você acorda todos os dias e pensa que aquele esforço é necessário para você alcançar o seu propósito?
  4. Você faz as coisas que ama?
  5. Ou melhor, você ama o que faz?

Pense sobre isso.

Sei que não é tão fácil responder perguntas tão profundas, mas à medida que vamos trabalhando a nossa inteligência emocional se torna mais natural.

Como descubro o meu Ikigai?

Para descobrir o seu ikigai você precisa responder a 4 perguntas, aparentemente simples, mas que exigem um grau de autoconhecimento e pode demandar algum tempo de reflexão. São elas:

  1. O que você ama?
  2. O que você faz bem?
  3. O que você é/pode ser pago para fazer?
  4. O que o mundo precisa?

Teste Ikigai


Depois de responder a essas perguntas você vai responder a outras que te levarão a formar intercessões entre as quatro áreas, até que você chegue ao seu Ikigai.

Para responder a essas perguntas é importante você exercitar a sua flexibilidade cognitiva, pensando fora da caixa e deixando de lado falsas crenças.

Segundo Ken Mogi:


"A beleza do Ikigai é que é algo muito pessoal."

Assista ao vídeo abaixo e veja como Tim Tamashiro descobriu o seu Ikigai. Ele também deixa algumas dicas para você descobrir o seu.

Como Ikigai pode influenciar sua vida profissional?

Descobrir o seu Ikigai pode te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida. Isso influencia no seu bem estar, o que impacta diretamente na sua vida profissional, além de fazer com que você tenha uma visão mais clara de quais são os seus objetivos profissionais.

Quando descobrimos o nosso propósito de vida, o que amamos, o que fazemos bem, o que podemos ser pagos para fazer e o que o mundo precisa fica mais fácil tomar decisões que te motivem a dar o seu melhor todos os dias.

Viver uma vida com propósito nos leva a valorizar cada passo que damos em direção aos nossos objetivos. Nos leva a alinhar a nossa vida pessoal e profissional juntamente com os nossos valores, expectativas, desejos e trabalho.

O Ikigai nos ajuda a unir a nossa vocação, o nosso propósito e o impacto que eles causam ao nosso redor.

Warren Buffet, investidor e filantropo americano, disse para os jovens, em uma reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway, que:


"Quando for para o mundo, procure o emprego que aceitaria se não precisasse do dinheiro. É o que fará com que você se sinta bem em relação à sua vida, quando for mais velho, e você deve continuar nessa direção, pelo menos de maneira geral."

3 passos para definir seus propósitos

Às vezes é difícil definirmos o que queremos ser profissionalmente, talvez seja mais fácil começar pelo que não queremos ser. Então, para isso siga essas 3 dicas iniciais para começar a definir padrões profissionais e se organizar: evitar isso:

1 . Faça uma lista

Comece listando tudo que te faz feliz e gosta de desempenhar, pense em profissões que você admira, pessoas que você respeita e que papel elas exercem na sociedade. Você também pode listar também coisas que não te agradam tanto.

2. Pratique o autoconhecimento

Para isso é essencial que você esteja disposto a investir um tempo de qualidade em você nas suas preferências, como por exemplo o que gosta de ler, o que gosta de aprender e do que gosta de conversar. E para descobrir isso só há uma maneira: colocar em prática.

3. Entenda o que te faz feliz 

Depois que descobriu quais são as suas preferências e o que almeja alcançar na vida, é preciso entender como aplicá-las profissionalmente.

E isso, Você pode aprender com pessoas que compartilham dos mesmo sonhos que você, sejam elas pessoas próximas ou escritores que talvez nem conheça.

Agora que já sei o meu propósito ...

Agora que você já encontrou o seu propósito e tem ele alinhado à sua carreira está na hora de se capacitar.

Em um mundo globalizado, o inglês se torna obrigatório para se manter competitivo. Por isso, processos seletivos exigem o inglês como pré-requisito. Mas você está preparado para uma vaga assim? Como você se sente quando a entrevista é em inglês?

Com o curso Inglês para Processos Seletivos você entenderá como se dá uma entrevista em inglês e, assim, identificar qual informação que o recrutador deseja. Você aprenderá a pronunciar corretamente e a elaborar respostas simples e completas sobre estudos e informações pessoais e profissionais.

Eai, está Interessado em aprender o inglês necessário para processos seletivos, convencer o entrevistador de que o seu perfil é adequado para a vaga e conquistar a vaga dos seus sonhos?

Use o cupom BLOG100 na nossa plataforma e comece a se qualificar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixa e saiba mais a respeito!

Aprenda o Inglês necessário para os processos seletivos! Clique e se inscreva já!

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.