O Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, é uma abordagem que tem como foco as interações entre o cliente e a marca e a relação que é construída desde o primeiro contato até a fidelização.
Para esse tipo de gestão, existe o software de CRM. Trata-se de uma ferramenta que funciona como um banco de dados e que ajuda a empresa a organizar as informações mais relevantes sobre prospects, leads e clientes.
Um sistema de CRM possibilita centralizar todo o histórico de relacionamento entre a empresa e seus clientes e visualizar com mais clareza o pipeline de vendas.
Se você está pensando em implementar CRM na sua empresa, mas ainda não sabe muito bem como conduzir esse processo, saiba que você clicou no conteúdo certo.
Nas linhas a seguir, vamos mostrar um passo a passo de como incorporar uma ferramenta de CRM às rotinas dos times de marketing e vendas e aproveitar os benefícios que essa solução tecnológica tem a oferecer:
Para isso, você verá as seguintes etapas básicas dessa implementação:
Para implementar o CRM de maneira eficaz, é necessário seguir algumas etapas essenciais. Confira a seguir quais são elas.
O primeiro passo para implementar CRM consiste em adotar na empresa uma cultura focada no cliente, que o coloca no centro das estratégias de negócio.
Assim, é possível conhecer seus reais desejos e necessidades e concentrar os esforços da empresa para que ela seja capaz de oferecer isso a eles de forma lucrativa e sustentável.
É importante que todos os colaboradores, especialmente os do time de marketing e de vendas, compreendam a importância de satisfazer os clientes e estejam dedicados a isso.
Uma cultura centrada no cliente envolve a identificação de suas necessidades, seus problemas e suas preferências para, a partir disso, desenvolver estratégias capazes de satisfazê-los.
Com uma cultura que coloca o cliente no centro de tudo, é hora de mapear todas as etapas do processo comercial da sua empresa. A intenção é identificar como as etapas são conduzidas e fazer uma avaliação do nível de maturidade.
As etapas do processo comercial variam de empresa para empresa, mas este modelo pode ajudar você a definir as suas, confira:
Após conhecer as peculiaridades do seu processo comercial, você deverá escolher a plataforma de CRM que atende melhor às necessidades da sua empresa. Avalie as funcionalidades disponíveis e o custo/benefício oferecido.
É bastante comum que os colaboradores apresentem certa resistência à implementação da plataforma de CRM. Na maioria das vezes, eles acham que a ferramenta será usada para “vigiar” o trabalho deles.
Tendo isso em vista, procure mostrar a eles que essa ferramenta, na verdade, é uma grande aliada dos times de marketing e vendas.
Explique os benefícios e o impacto positivo que o CRM pode gerar nas rotinas dos colaboradores. Utilize casos reais para convencê-los disso.
Para fazer a implementação do CRM de forma bem sucedida, é necessário ensinar os colaboradores como manusear a ferramenta. Portanto, ofereça treinamento para que as equipes possam aprender a usar os recursos da plataforma de CRM.
Para que os colaboradores possam fazer o melhor uso possível da ferramenta de CRM, é indispensável que você invista em treinamentos. Dessa forma, as equipes passam a se familiarizar com a solução e com os recursos que ela oferece.
A implementação do CRM deve ser gradativa. Por isso, estabeleça um cronograma que leve em consideração o treinamento dos colaboradores e a adaptação deles à nova ferramenta.
É importante definir com clareza como será a rotina das equipes após a implementação do CRM.
Procure estabelecer regras sobre o uso da ferramenta e como ela deverá ser incorporada ao pipeline de vendas.
Os indicadores de desempenho são instrumentos que vão te ajudar a monitorar o progresso da implementação e se os colaboradores estão se adaptando à ferramenta.
Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs, são métricas que medem o desempenho do negócio, como número de clientes conquistados, volume de vendas, telefonemas realizados, entre muitos outros.
Com base nos resultados das métricas, você poderá fazer os ajustes necessários.
E aí, o que achou do nosso passo a passo para implementar CRM? Siga as etapas que citamos aqui e implemente com sucesso o CRM em sua empresa, depois, faça um bom uso dessa importante ferramenta de gestão e veja seus resultados melhorarem a cada dia.
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