Como o lixo tóxico chegou no Brasil de forma ilegal?
Por que a importação ilegal de lixo tóxico vem se intensificado?
Como é possível combater a importação de lixo tóxico?

Importação ilegal de lixo tóxico no Brasil

Descubra porque a importação de lixo tóxico no Brasil tem se tornado uma das principais causas de contaminação de mares e contêineres de cargas.

Beatriz Landmann
Por: Beatriz Landmann
Importação ilegal de lixo tóxico no Brasil

Se você pensa que a importação ilegal está relacionada à diversas coisas, saiba que a mais nova vertente é a importação de lixo tóxico. Dados do Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul revelam que diversos contêineres chegam ao Brasil com resíduos hospitalares, dejetos humanos, pneus, entre outros.

É válido ressaltar que importação ilegal é crime e pode penalizar em alguns anos de prisão, sem direito a fiança. Além de punições jurídicas, o meio ambiente sofre com diversas consequências quando o descarte ilegal de lixos tóxicos não é feito da maneira correta.

Sendo assim, nesse artigo iremos abordar as seguintes pautas:

  • Como o lixo tóxico chegou no Brasil de forma ilegal?
  • Por que importação ilegal de lixo tóxico se intensificou?
  • Como é possível combater a importação ilegal de lixo tóxico?

Como o lixo tóxico chegou no Brasil de forma ilegal?

Em dezembro de 2019, o Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, detectou através do scanner corpos diferentes dentro de embalagens de alimentos em um contêiner vindo de Fort Lauderdale, na Flórida.

Nessas embalagens, após coleta para amostra, foi detectado a presença de lixo tóxico misturado nos alimentos que estavam dentro da embalagem. Com o laudo final das amostras, pode-se perceber que os lixos tóxicos eram originados de shoppings e outros locais públicos de cidades da Costa Leste dos EUA.

Visando a higiene e prevenção de outros materiais a serem transportados nos contêineres, os mesmos foram dedetizados e limpados com sanitizantes e antibactericidas a fim de não proliferar dejetos do lixo tóxico e expelir metais pesados para o oceano.

Por que a importação ilegal de lixo tóxico vem se intensificado?

A chefe do Ibama de Santos/SP, Ana Angélica Alabarce, afirma que a importação ilegal de lixo tóxico vem se intensificando pelo mundo, com o foco sempre em países sub-desenvolvidos. Anteriormente, o foco eram países da África do Sul, agora, estão se alastrando pelo Brasil.

A importação de lixo, em alguns países é permitida de forma legal e fiscalizada por órgãos regulamentadores, mas não é o caso do Brasil. Essa importação ilegal se intensifica conforme a população mundial produz mais lixo, sendo ele tóxico ou não.

Para especialistas no assunto, o ideal é que cada país armazene seu próprio lixo, caso isso não aconteça de forma regular, os países subdesenvolvidos estarão se transformando em grandes lixões a céu aberto que podem poluir o meio ambiente e contaminar o solo, quando poderiam ter alguns aterros sanitários específicos.

Como é possível combater a importação de lixo tóxico?

Após a importação de lixo tóxico ter se alastrado no Brasil, o Ministério Público juntamente com a Receita Federal, estão agindo de forma rígida e eficaz para combater esse tipo de clandestinidade e reduzindo os resíduos tóxicos importados.

Em outros países,  por exemplo a China, após a fiscalização e a averiguação do recebimento de lixo tóxico, eles fecharam as fronteiras marítimas, o que consequentemente desencadeou na procura de outros países periféricos para o tal contrabando.

Apesar da fiscalização não ser o suficiente para combater a importação de lixo tóxico, pode ser uma boa solução para o início de uma nova era na logística marítima. Sem lixos tóxicos sendo importados, é possível diminuir também a quantidade de plásticos no oceano.

Beatriz Landmann

Beatriz Landmann

Grad. em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como Diretora de Marketing na UTPrimers iGem Team e Assessora de Eventos no Projeto Vivenciando Engenharia no Ensino Médio - VEEM. Foi bolsista na DIREC-PG no projeto "Cabine Sanitizante no combate a Covid-19". Atua como Presidente no Centro Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e faça o download do ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Os 5 Porques Para A Solucao De Problemas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.