Definindo indicadores de desempenho e sua importância
Quais os tipos de indicadores de desempenho que existem?
Quero saber mais!

Saiba como otimizar os negócios através dos indicadores de desempenho

Aprenda mais sobre os principais indicadores de desempenho utilizados no mercado e como eles podem melhorar os resultados da sua empresa.

Ideal Marketing
Por: Ideal Marketing
Saiba como otimizar os negócios através dos indicadores de desempenho

Um negócio digital precisa de muito cuidado e acompanhamento, disso você já deve saber. Mas, o que muitos deixam passar são as formas mais práticas de realizar esse acompanhamento, e uma delas é por meio de indicadores de desempenho.

Muitas pessoas talvez não tenham ouvido falar sobre esse termo e muito menos sobre a sua importância no meio digital, por isso esse artigo foi feito para ajudar você, a sua equipe e a sua empresa a conhecerem ainda mais esses indicadores.

Definindo indicadores de desempenho e sua importância

Indicadores de desempenho ou Key Performance Indicators (KPIs) como são mais conhecidos, são um conjunto de ferramentas que auxiliam uma equipe ou uma empresa a verificar como as suas estratégias e campanhas estão se comportando.

Elas servem para medir a eficácia de processos utilizados e mostrar quais estão trazendo os resultados esperados e devem permanecer no dia a dia da equipe, e os que podem ser trocados visando um melhor desempenho.

Dentro de uma estratégia de marketing digital, os indicadores de desempenho permitem que a equipe veja quais os resultados ela está trazendo e se ainda vale a pena investir nesse tipo de estratégia ou mudar para alguma outra.

Eles são extremamente importantes justamente para te deixar a par sobre tudo o que está acontecendo com a sua marca no meio digital e o que pode ser feito para que os resultados sejam ainda melhores.

Quais os tipos de indicadores de desempenho que existem?

Assim como qualquer outro produto ou serviço presente no mercado, existem diversos indicadores de desempenho para ajudar você e a sua empresa.

Esses indicadores servem tanto para medir os resultados da venda do seu curso sobre como funciona o Facebook Ads quanto para mensurar o número de contratações e desligamentos da sua empresa no último mês.

De qualquer forma, eles são extremamente importantes para o seu negócio. E por isso, separamos os indicadores mais usados e eficazes dos últimos tempos para te provar a importância de usá-los no dia a dia. Confira:

1.   Ticket médio

O ticket médio é um ferramenta de gestão, geralmente, aplicado em vendas como um indicador de performance, o qual procura demonstrar a rentabilidade e aceitação de produtos no mercado, assim como outros índices.

Ele funciona basicamente com três requisitos, o primeiro é o número total de produtos vendidos, o segundo é a quantidade de clientes que adquiriram eles, e o terceiro é o período que deseja analisar.

Com isso em mãos basta dividir o total de produtos pela quantidade de clientes que adquiriram eles, o resultado será o ticket médio.

Por exemplo, digamos que na venda de um e-book sobre como anunciar no Google Ads, foi constatado o valor total de vendas de 5 mil reais e o número de vendas foi de 250, isso no mês de Janeiro.

O ticket médio nesse caso seria 20 reais, e por dia (contanto que janeiro tenha 30 dias) o índice de vendas seria de aproximadamente 8,33.

2.   Retorno sobre investimento

O ROI, como é mais conhecido, trata-se de um indicador que possibilita que a empresa saiba o valor que investe na marca e o quanto entrou de volta após esse investimento.

Se uma empresa investiu 5 mil reais no Instagram Ads e obteve um retorno de 15 mil reais na compra de seu produto ou serviço, a marca teve, no final, um lucro de 200% do valor investido.

O cálculo funciona da seguinte forma: Valor de compras - valor investido = lucro da empresa.

Dessa forma, fica ainda mais prático saber se você está investindo muito em divulgação e recebendo pouco ou se os resultados estão te surpreendendo e você deve investir ainda mais.

3.   Índice de Turnover

Esse tipo de índice já diz respeito à gestão e organização de pessoas que estão entrando na sua empresa e as que pediram demissão nos últimos tempos.

Essa rotatividade de funcionários pode ocorrer por vários motivos, como:

  • Falta de reconhecimento;
  • Colaboradores insatisfeitos;
  • Corte de gastos;
  • Insubordinação.

Por isso, manter  seu índice de turnover sempre positivo é extremamente importante para evitar dores de cabeça lá na frente.

E esse índice é calculado da seguintes forma:

Primeiro, faça a subtração do total de pessoas que pediram desligamento no último mês com o número de novas contratações neste mesmo espaço de tempo.

Após esse cálculo, você divide o resultado pelo total de funcionário em toda a empresa. Dessa forma, você irá saber se o seu índice está bom ou precisa ser melhorado.

Esses são alguns índices que podem ajudar você e sua equipe a fazerem um trabalho cada vez melhor e ainda poder enxergar quais pontos devem ser melhorados e retirados, visando o melhor desempenho de suas estratégias e resultados.

Quero saber mais!

Quer saber como potencializar o seu negócio? Nossa formação empreendedora pode te ajudar nisso!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Ideal Marketing

Ideal Marketing

A Ideal Marketing pertence ao Grupo Ideal Trends, com mais de vinte anos no mercado de gestão e marketing, a Ideal Marketing tem o DNA campeão de outros dezenove empreendimentos de sucesso, dentro e fora do Brasil. A missão da empresa vai muito além de ajudar no crescimento de pequenos e médios negócios, o principal objetivo é auxiliar na realização de sonhos de milhares de empreendedores. Para isso, oferecem uma plataforma para automação de marketing digital completa, consultoria especializada e materiais educativos capazes de acelerar o crescimento de qualquer empresa.

Clique aqui e faça o download

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Indicadores De Marketing Digital

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.