Um negócio digital precisa de muito cuidado e acompanhamento, disso você já deve saber. Mas, o que muitos deixam passar são as formas mais práticas de realizar esse acompanhamento, e uma delas é por meio de indicadores de desempenho.
Muitas pessoas talvez não tenham ouvido falar sobre esse termo e muito menos sobre a sua importância no meio digital, por isso esse artigo foi feito para ajudar você, a sua equipe e a sua empresa a conhecerem ainda mais esses indicadores.
Indicadores de desempenho ou Key Performance Indicators (KPIs) como são mais conhecidos, são um conjunto de ferramentas que auxiliam uma equipe ou uma empresa a verificar como as suas estratégias e campanhas estão se comportando.
Elas servem para medir a eficácia de processos utilizados e mostrar quais estão trazendo os resultados esperados e devem permanecer no dia a dia da equipe, e os que podem ser trocados visando um melhor desempenho.
Dentro de uma estratégia de marketing digital, os indicadores de desempenho permitem que a equipe veja quais os resultados ela está trazendo e se ainda vale a pena investir nesse tipo de estratégia ou mudar para alguma outra.
Eles são extremamente importantes justamente para te deixar a par sobre tudo o que está acontecendo com a sua marca no meio digital e o que pode ser feito para que os resultados sejam ainda melhores.
Assim como qualquer outro produto ou serviço presente no mercado, existem diversos indicadores de desempenho para ajudar você e a sua empresa.
Esses indicadores servem tanto para medir os resultados da venda do seu curso sobre como funciona o Facebook Ads quanto para mensurar o número de contratações e desligamentos da sua empresa no último mês.
De qualquer forma, eles são extremamente importantes para o seu negócio. E por isso, separamos os indicadores mais usados e eficazes dos últimos tempos para te provar a importância de usá-los no dia a dia. Confira:
O ticket médio é um ferramenta de gestão, geralmente, aplicado em vendas como um indicador de performance, o qual procura demonstrar a rentabilidade e aceitação de produtos no mercado, assim como outros índices.
Ele funciona basicamente com três requisitos, o primeiro é o número total de produtos vendidos, o segundo é a quantidade de clientes que adquiriram eles, e o terceiro é o período que deseja analisar.
Com isso em mãos basta dividir o total de produtos pela quantidade de clientes que adquiriram eles, o resultado será o ticket médio.
Por exemplo, digamos que na venda de um e-book sobre como anunciar no Google Ads, foi constatado o valor total de vendas de 5 mil reais e o número de vendas foi de 250, isso no mês de Janeiro.
O ticket médio nesse caso seria 20 reais, e por dia (contanto que janeiro tenha 30 dias) o índice de vendas seria de aproximadamente 8,33.
O ROI, como é mais conhecido, trata-se de um indicador que possibilita que a empresa saiba o valor que investe na marca e o quanto entrou de volta após esse investimento.
Se uma empresa investiu 5 mil reais no Instagram Ads e obteve um retorno de 15 mil reais na compra de seu produto ou serviço, a marca teve, no final, um lucro de 200% do valor investido.
O cálculo funciona da seguinte forma: Valor de compras - valor investido = lucro da empresa.
Dessa forma, fica ainda mais prático saber se você está investindo muito em divulgação e recebendo pouco ou se os resultados estão te surpreendendo e você deve investir ainda mais.
Esse tipo de índice já diz respeito à gestão e organização de pessoas que estão entrando na sua empresa e as que pediram demissão nos últimos tempos.
Essa rotatividade de funcionários pode ocorrer por vários motivos, como:
Por isso, manter seu índice de turnover sempre positivo é extremamente importante para evitar dores de cabeça lá na frente.
E esse índice é calculado da seguintes forma:
Primeiro, faça a subtração do total de pessoas que pediram desligamento no último mês com o número de novas contratações neste mesmo espaço de tempo.
Após esse cálculo, você divide o resultado pelo total de funcionário em toda a empresa. Dessa forma, você irá saber se o seu índice está bom ou precisa ser melhorado.
Esses são alguns índices que podem ajudar você e sua equipe a fazerem um trabalho cada vez melhor e ainda poder enxergar quais pontos devem ser melhorados e retirados, visando o melhor desempenho de suas estratégias e resultados.
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