Não é nenhum segredo o grande poder que as estratégias de marketing têm de conquistar novos leads para uma empresa e o Marketing Digital, tornou os resultados deste processo exponenciais. Para mensurar os ganhos desta ferramenta, utilizam-se métricas de performance e indicadores de Marketing Digital.
Esses números, quando contextualizados, podem mostrar quais estratégias de marketing estão contribuindo ou não para os resultados da sua empresa.
Para te ajudar a ter um maior controle sobre o retorno do seu investimento em Marketing, desenvolvemos uma planilha com quatro exemplos de indicadores de marketing digital: SEO Site, SEO Blog, Redes Sociais e E-mail Marketing.
A seguir, falaremos um pouco sobre cada indicador e como é importante acompanhá-los para verificar a evolução das suas ações na web. Confira!
Para entender os Indicadores de Marketing Digital, primeiramente precisamos definir o que é Marketing Digital: o conjunto de todas as ações de uma empresa, realizadas por meios e canais digitais, com o intuito de atrair novos clientes, networking e oportunidades e negócios.
O Marketing Digital está cada vez mais presente dentro das empresas em diversas frentes e uma de suas principais vantagens é a facilidade em mensurar resultados.
Essa mensuração de dados é realizada através de Indicadores de Marketing Digital, ou KPIs (Key Performance Indicator), termo utilizado pelos profissionais da área.
Agora que você já entendeu o que são os Indicadores de Marketing Digital e para que servem, é hora de botar a mão na massa!
Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.
Quer conhecer mais sobre os Indicadores de Marketing Digital? Faça o download agora da nossa planilha que esta sendo disponibilizada, de maneira totalmente editável, com ela você será capaz de gerenciar seus indicadores de forma simples e eficaz.
A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Clique no Título dos gráficos para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a respectiva aba.
Os gráficos apresentados são uma síntese e resumem os valores cadastrados nas abas anteriores. Os resultados dos indicadores de marketing presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.
Os dados devem ser cadastrados nas células em branco das planilhas. As células coloridas na cor cinza contêm fórmulas e são de preenchimento automático, portanto, não devem ser alteradas.
Os dados que deverão ser cadastrados nas abas SEO Sites, SEO Blog, Redes Sociais e Email Marketing deverão ser distribuídos ao longo do ano.
O significado de SEO é Search Engine Optimization que em português seria uma Otimização do Site/Blog de forma que o mesmo apareça como um dos primeiros resultados da pesquisa do Google.
O SEO depende de fatores internos como a estruturação do site/blog e externos como links de outros sites/blogs que apontam para o seu site/blog. A consequência de um bom gerenciamento dos indicadores de marketing SEO leva a um maior número de visitas, consequentemente maior abrangência do seu marketing.
Número de Visitas: número de visitas que o site recebeu em cada mês durante o ano
Variação:é uma métrica da variação do número de visitas do mês atual comparado com o mês anterior
Bounce Rate: é baseado em quantas pessoas visitam uma única página dividido pelo número total de visitantes do site
Páginas por Visita: (média de páginas por sessão), exibe o número médio de páginas visualizadas durante uma visita ao site
Duração Média das Visitas: tempo médio de duração da sessão
Taxa de Conversão: essa métrica mostra a porcentagem de visitas que resultaram em uma conversão para uma meta pré-estabelecida
Backlinks: são links presentes em outros sites e que apontam para o seu. Levando em consideração este aspecto podemos chegar à conclusão de que quanto mais backlinks seu site possuir, melhor ele será visto pelo Google, que o indexará em melhores posições e consequentemente será visitado por mais pessoas
Domain Authority: é um dos indicadores de marketing mais importantes usados por sites de busca para classificar o seu site. Em outras palavras, é usado para ver o quão confiável é o seu site comparado com outros da sua concorrência, ou qualquer outro que apareça durante uma busca da sua palavra-chave principal.
Os parâmetros contidos no quadro SEO Blog são semelhantes aos do quadro SEO site explicados anteriormente.
O sucesso das redes sociais gera também grande abrangência de marketing, principalmente através do Twitter e do Facebook.
Esta abrangência, principalmente em cima do público de jovens e jovens adultos, pode ser mediada através de indicadores de marketing como o número de likes (curtidas) ou followers (seguidores).
O Email Marketing, com suas newsletters ou emails de notícias e promoções, abrange um público mais heterogêneo, com pessoas das mais diferentes idades e profissões.
Facebook Likes: é o número de avaliações positivas de sua postagem
Alcance no Facebook: é o número de pessoas que visualizaram a sua postagem
Gasto em Adwords: gasto em propaganda no facebook
Custo por Like: em essência, quanto mais avaliações positivas o seu site tem, maior será o custo para mantê-lo
Crescimento do Mês: taxa de variação do número de likes do mês atual comparado com o mês anterior.
Número de Assinantes: é o número de pessoas que assinam para receber sua newsletter
Número de Newsletters Enviadas: é o número de e-mails de marketing enviados para os assinantes da newsletter
E-mails Enviados: é o número de e-mails enviados pela empresa
Taxa de Abertura Média: é a taxa de e-mails enviados que são abertos
Taxa de Cliques Média: é a taxa de cliques nos links disponibilizados nos e-mails enviados.
Se o seu negócio for digital ou não, não se esqueça de utilizar também as métricas e indicadores gerais para o gerenciamento de uma empresa. São eles:
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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