O que são Indicadores financeiros?
Faça junto com a gente!
Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha de indicadores financeiros
Conheça os campos da planilha de indicadores financeiros
Quer melhorar suas habilidade em Excel?

Veja como fazer a Gestão de Indicadores Financeiros no Excel

Aprenda como gerir seus indicadores financeiros utilizando o Excel e tenha mais controle sobre seus gastos e receitas para futuras tomadas de decisões.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja como fazer a Gestão de Indicadores Financeiros no Excel

A sobrevivência das empresas, em um ambiente competitivo, vincula-se diretamente à capacidade que os elementos têm de se antecipar aos acontecimentos desse ambiente como os indicadores financeiros.

A administração das empresas bem sucedidas se apoiam em processos de planejamento de suas atividades. As demonstrações contábeis fornecem uma série de dados sobre a empresa.

A análise das demonstrações transforma esses dados em informações, como uma espécie de comunicação para quem as recebe, podendo gerar uma reação ou decisão, e também indicadores financeiros.

Mas afinal, você sabe exatamente o significado de indicadores financeiros?

O que são Indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros são métricas de performance calculadas por meio dos resultados obtidos do DRE (Demonstrativos de Resultado do Exercício).

Eles são ferramentas utilizadas para auxiliar na melhor compreensão das receitas e dos gastos da organização para que assim o empresário possa tomar decisões coerentes e embasadas em dados financeiros.

Também são muito importantes para a análise dos negócios e para futuras tomadas de decisões da empresa ou por investidores externos. Por isso, não deixe de aprender a fazer a gestão deles com a gente. Vamos lá!

Faça junto com a gente!

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha de Indicadores Financeiros! Com ela, vai se tornar muito mais fácil realizar a gestão de indicadores financeiros! Basta clicar no botão abaixo:

Com o kit Gestão Financeira, você receberá 21 planilhas para controlar as finanças na sua empresa e até mesmo na sua vida pessoal.

Aprenda com ele a organizar: Análise de Ponto de Equilíbrio, Análise de Produto por Giro de Venda, Balanço Socioambiental, Contas a receber, Controle de Cheque , Controle de Comissão de Vendas, Controle de Orçamento e Despesas, Controle Financeiro de Vendas, Cotação de Preços, Custos de Fabricação, Fluxo de Caixa com Análise bancaria, Caixa Diária, Por Centro de Custo, Gestão de Compras, Indicadores Financeiros, Investimento Iniciais para abertura de Negócios, Mapa de Análise Financeira, Margem de Contribuição e Lucratividade, Necessidade de Capital de Giro e Precificação de Produto.

Vai ficar de fora desse KIT de Gestão financeira recheado de conteúdo rico? Bora crescer com a gente!

Banner do Kit de Planilha


Também preparamos para você um vídeo com o passo a passo da utilização da planilha de Indicadores Financeiros, não deixe de assistir!

Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha de indicadores financeiros

Conheça os campos da planilha de indicadores financeiros

  • Receita Bruta: a receita total decorrente das atividades-fim da organização, isto é, das atividades para as quais a empresa foi constituída.
  • Receita bruta de produtos: caso a organização gere receita com a venda de produtos produzidos, preencha nesse campo o valor da receita advinda dos produtos.
  • Receita bruta de serviços: caso a organização gere receita com a prestação de serviços produzidos, preencha nesse campo o valor da receita advinda dos Serviços prestados.
  • Outras receitas: caso haja outras receitas, como por exemplo dividendos de aplicações.
  • Custos diretos: constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, identificam-se imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional.
  • Mão de obra: são os custos de mão de obra direta, que participa ativamente da geração de valor do produto ou serviço. Exemplo: Salário dos operários de uma fábrica.
  • Matéria prima: custo com os insumos necessários para a confecção do produto ou prestação do serviço.
  • Comissões: recompensa financeira oferecida pela intermediação de negócios ou cumprimento de metas ou objetivos definidos previamente com o intuito de incentivar os resultados comerciais.
  • Embalagens: custo com a compra de embalagens para a proteção dos produtos.
  • Outros: caso o empresário julgue que existem outros custos diretos a serem inclusos no demonstrativo.
  • Custos Fixos: é um fator produção que tem custos independentes do nível de atividade da empresa. Qualquer que seja a quantidade produzida ou vendida, mesmo que zero, os custos fixos se mantêm os mesmos.
  • Salários: salários dos demais funcionários que não estão vinculados ao processo produtivo. Não pode ser classificado com mão de obra.
  • Aluguel: gasto com aluguel do imóvel onde a organização se situa.
  • Energia Elétrica: gastos com energia elétrica geral da organização.
  • Telefone / Internet: gastos com telefone e internet.
  • Depreciação: é o custo ou a despesa decorrentes do desgaste ou da obsolescência dos ativos imobilizados, como por exemplo máquinas, veículos, móveis, imóveis ou instalações.
  • Pró-labore: é a remuneração dos sócios que trabalham na empresa e corresponde ao salário de um administrador contratado para isso.
  • Taxas: caso haja taxas de qualquer gênero, esse é o campo destinado para ela.
  • Marketing: gasto com qualquer ação de marketing.
  • Outros: caso o empresário julgue que existem outros custos fixos a serem inclusos no demonstrativo
  • Custos Operacionais: são operacionais as despesas computadas nos custos que são necessárias à atividade da empresa e à manutenção da respectiva fonte produtora.
  • Custos Não Operacionais: são não operacionais as despesas não computadas nos custos, necessárias à atividade da empresa e à manutenção da respectiva fonte produtora.
  • Impostos: imposição de um encargo financeiro ou outro tributo sobre o contribuinte (pessoa física ou jurídica) por um estado ou o equivalente funcional de um estado

Utilizando a Ferramenta

Na aba "Início", da planilha de indicadores financeiros, é apresentada a estrutura a seguir:

Indicadores financeiros


Basta clicar nos botões verdes para navegar nas páginas. O botão "Inserir Resultados" vela diretamente à aba onde devem ser cadastrados os dados da empresa. O botão "Gráficos Gerenciais" apresenta, em gráficos, o compilado dos dados inseridos. Os valores utilizados são meramente ilustrativos.

Ao clicar em "Inserir Resultados", a aba que aparecerá possui essa forma:

Indicadores financeiros


Perceba que existe uma seta verde no canto superior esquerdo. Ao clicar nessa seta você será levado novamente para a aba "Início".

Os dados devem ser inseridos no campo pertinente. Por exemplo, no campo "Receita de Produtos" foram inseridos os valores das receitas para os dois primeiros meses. Essa operação deve ser feita até se preencher toda a planilha. Adicione itens ou campos se forem necessários.

CUIDADO! As células coloridas em rosa são para a apuração dos resultados. Elas não deverão ser alteradas.

Após preenchidos os dados, os gráficos serão gerados automaticamente e são apresentados na aba "Gráficos Gerenciais".

Aviso: o resultado final depende da correta inserção dos dados e ela é de total responsabilidade do usuário da planilha.

Analisando os resultados dos indicadores financeiros

Os resultados são mostrados de forma gráfica como apresentado abaixo:

Indicadores financeiros


Desempenho: é um compilado que apresenta a Receita Bruta, as Despesas e a Lucratividade da empresa. As três informações no mesmo gráfico permitem comparar, de forma rápida, as três informações ao mesmo tempo. Por exemplo: permite verificar qual foi a lucratividade perante à receita, quanto foi a Despesa em relação à receita e etc.

Importante: Nesse gráfico a Lucratividade é uma divisão da Receita Líquida pela Receita Bruta, tal como é feita a operação na aba "Indicadores".

Receita Bruta: retrata como a Receita Bruta está distribuída entre as várias fontes de receita disponíveis.

Custos Diretos: retrata como os Custos Diretos estão distribuídos entre as várias fontes disponíveis.

Despesas: retrata como as Despesas estão distribuídos entre as várias fontes disponíveis.

Esses gráficos permitem verificar, por meio da análise comparativa, quais os fatores que mais impactam no resultado final. Os quatro gráficos, analisados em conjunto, permitem um melhor entendimento do desempenho financeiro da empresa.

Quer melhorar suas habilidade em Excel?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Indicadores Financeiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.