ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Qual é o conceito de inovação?
Qual a importância de inovar?
Como inovar?
Exemplos de inovações
Pronto para aprender mais?

Da simplicidade às tecnologias disruptivas: a jornada da inovação.

Entenda agora com esse artigo a relevância da inovação, aprenda como inovar e confira exemplos que vão desde serviços simples até a criação de novas tecnologias

Jamille Rocha
Por: Jamille Rocha
Da simplicidade às tecnologias disruptivas: a jornada da inovação.

"A necessidade é a mãe da inovação".

Você concorda com essa afirmação atribuída a Platão? Bem, não podemos negar que algumas das grandes invenções da humanidade, elementos hoje essenciais, sanaram uma necessidade social, como a invenção da roda ou da eletricidade.

Mas, quando falamos em inovação nos dias atuais, não pensamos mais em criar ou inventar coisas geniais, e sim em usar o que já temos para solucionar um problema ou mesmo melhorar a vida das pessoas.

E, então, qual será a necessidade social que move hoje para a inovação? Da simplicidade à tecnologias disruptivas, a inovação está aí para provar que cada vez mais estamos buscando por soluções mais eficientes para nossas atividades cotidianas ou no ambiente de trabalho.

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Segue neste artigo que vamos começar entendendo, afinal, qual é o conceito de inovação no mundo atual?

Qual é o conceito de inovação?

Inovação significa renovar ou criar algo novo, e esse é um processo constante de melhoria. Inovar é enxergar brechas e identificar oportunidades nos mais diversos aspectos da sociedade. É mais que ter uma boa ideia, mesmo que isso já não seja lá tão fácil, é fazer com que essa ideia seja realmente aplicável.

Como disse Jack Welch, antigo CEO da General Electric Company:

"Eu acho que a inovação está ao seu redor. Você vê o que alguém já está fazendo, adapta isso ao seu local e eleva a novos níveis. Este processo nunca para".

Inovação


Inovar é um processo que torna a vida das pessoas mais práticas, perdemos menos tempo realizando atividades simples, ou você não acha que foi isso que , Spotify e Uber fizeram?

Com a Netflix você não precisa mais se deslocar até uma locadora, com o Spotify você não precisa mais ficar procurando onde baixar as músicas (ilegalmente) na internet e com poucos toques em um celular você solicita seu Uber.

Estas empresas conseguiram enxergar pontos de melhoria em serviços já existentes e inovaram, de forma que hoje se tornaram reconhecidas em seus serviços. Assim, é importante ter consciência de que inovar já é parte da evolução social, e quem não inova fica para trás.

Qual a importância de inovar?

Quem não inova, principalmente no meio empresarial, perde o da sociedade, que está em constante evolução e aprendizado. Empresas que não investem em inovação podem falir e ver seus produtos ou serviços serem esquecidos da mesma forma no meio organizacional, com a tendência atual das metodologias ágeis que tem tornado os modelos de gestão muito mais dinâmicos e eficientes.


E inovar também é importante para os profissionais o mundo e o contexto social têm se tornado cada vez mais dinâmicos e exigentes por pessoas capazes de ter diferentes pontos de vista, pensando sempre no aprimoramento dos serviços ou tecnologias.

Um profissional que se envolve em uma atividade de inovação e se capacita é cada vez mais almejado pelas empresas.

Mas, como ser essa pessoa inovadora? O que é preciso para inovar? Será que é fruto da genialidade de poucos ou podemos construir isso?

Como inovar?

Não é tarefa fácil como já dito, é mais que ter uma boa ideia, é conseguir que ela realmente traga valor a alguma parcela da sociedade. E, no que diz respeito à inovação, vale a pena falarmos da construção de ideias e no modo como devemos pensar nelas.


Então, vou te dar 4 dicas de leituras essenciais para você entender melhor como inovar, aplicar isso nas empresas e até mesmo em coisas simples da vida:

  • Design Thinking: o Design Thinking busca unir as necessidades do cliente com as tecnologias disponíveis e os requisitos para o sucesso de um negócio para trazer soluções inovadoras em produtos ou serviços, através de um processo de inovações que as empresas devem seguir. Você pode conferir no nosso artigo sobre  o que é e como utilizar o Design Thinking do que se trata essa metodologia utilizada para inovar;
  • Brainstorming: o brainstorming é uma ferramenta de construção de ideias geralmente voltada para a resolução de um problema. No nosso artigo,  o que é e como fazer um brainstorming em 7 dicas, você vai aprender como funciona essa ferramenta para utilizá-la na construção de uma ideia inovadora para projetos;
  • Habilidades para inovar dentro da empresa: dequais habilidades você precisa para inovar? Nesta dica de leitura você irá aprender as  5 habilidades para inovar e como desenvolvê-las; e
  • Criatividade: é claro que inovar está ligado a uma soft skill muito importante: a criatividade. Ela pode ser considerada por muitos como um talento natural, não desenvolvido. Mas, você vai descobrir lendo nosso artigo sobre  quais são as principais soft skills e como aprimorá-las, que o pensamento criativo pode sim ser desenvolvido e como fazer isso!

Agora, para você se inspirar, a seguir, vou citar exemplos de inovação que partem de ideias que resolvem pequenos problemas sociais até as inovações tecnológicas que mudaram a forma como encaramos o mundo atual!

Exemplos de inovações

Dentre os diversos tipos de inovações possíveis como a inovação de marketing, novos produtos, serviços e novos métodos de gestão, vamos citar alguns exemplos.

  • Espelhos em elevadores: você sabe o motivo de ter espelhos nos elevadores? O problema tratado aqui foi a demora. Em vez de investir em uma tecnologia nova (e cara) que tornasse o elevador mais rápido, a inovação veio de uma forma bem mais simples, os espelhos, além de darem a impressão de que o elevador é maior, também amenizam a sensação de demora;
  • Semáforos com contagem regressiva: como os espelhos, é uma solução bem simples que está aí para evitar acidentes; como as pessoas sabem quando o semáforo irá abrir, a espera se torna mais natural;
  • Pagamento recorrente: é uma forma de pagamento automática que surgiu para os planos de assinatura, e também é uma solução para venda de produtos com alto valor, dessa forma o cliente só precisa ter o valor da parcela no limite do cartão;
  • Serviços por assinatura: chegamos agora aos serviços que mudaram atividades sociais simples, os serviços por assinatura como a Netflix e o Spotify tornaram muito mais fácil o acesso ao consumo dos seus produtos;
  • Serviços de entrega de comida: da mesma forma como os serviços de assinatura, os serviços de entrega de comida trouxeram praticidade e comodidade, o sucesso do iFood está aí para provar isso;
  • Serviços de transporte: a Uber fez uma revolução no serviço de transporte urbano, trazendo o acesso ao transporte através de simples toques no celular, com preços mais acessíveis;
  • Serviços de hospedagem:  e como não falar da dificuldade para achar uma hospedagem quando temos de fazer uma viagem? Com uma simples ideia de aluguel de quartos e casas, o  Airbnb fez uma ponte entre quem precisa alugar e quem precisa de um lugar; e onde estão as invenções geniais?
  • Smartphones: não há como negar que uma das últimas grandes invenções foi o smartphone; o seu sucesso começou em 2007, quando a  Apple lançou seu primeiro iPhone; com tela de touch, o iPhone criou uma divisão histórica entre os modelos de celular.

Pronto para aprender mais?

Agora que você tem conhecimento sobre inovação, sobre como é formada uma ideia que é inovadora, e viu alguns exemplos para se inspirar, você pode estar se perguntando qual o próximo passo para aprender mais e desenvolver suas habilidades.

A inovação caminha junto com o conhecimento e você tem de estar preparado. Seja se você está criando um modelo de negócio ou trabalhando em alguma empresa, é muito importante que você se capacite para ser inovador!

Deseja aprimorar sua trajetória profissional e se destacar no mercado de trabalho?

O Programa de Aceleração de Carreira, VoittoPro, foi desenvolvido com base em 13 formações em negócios, mais de 200 certificações, plano de estudos personalizado, mentoria com especialistas, ferramentas de cases práticas e suporte do currículo ao contrato.

Aqui você terá a liberdade de aprender de onde quer que esteja e a chance de escolher o seu  futuro profissional.

Exerça seu poder de decisão: escolha o sucesso. Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

VOITTO PRO

Antes de ir não se esqueça de deixar aqui nos comentários seu feedback sobre este conteúdo!

Jamille Rocha

Jamille Rocha

Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.