CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Inovação na Logística?
Qual a importância da Inovação na Logística?
Exemplos de tendências de Inovações Logísticas
Como investir em Inovações Logísticas?

A importância da Inovação na Logística: saiba como investir

Descubra, neste artigo, a importância da Inovação na Logística e veja como utilizá-la como diferencial competitivo para a sua empresa aumentar os indicadores.

Larayane Micheletti
Por: Larayane Micheletti
A importância da Inovação na Logística: saiba como investir

A inovação está presente em todos os setores da indústria. Não somente no âmbito profissional, é possível notar que se não evoluirmos, ficamos ultrapassados.

Cada vez mais empresas aumentam e aceleram os investimentos em tecnologia e inovação, muitas vezes atrelada à automação de processos, lançamento de novos produtos e formas mais rápidas de atender a diversas demandas.

Na logística, a inovação está enraizada na melhora de processos da cadeia de suprimentos e redução de custos. Atender ao maior número de demandas, com menores tempo e recursos possíveis, exige uma melhoria contínua atrelada a processos inovadores e tecnologia.

Além de atender as demandas do futuro, o mercado está atento e exigente com outras questões, como vemos o crescimento da abordagem do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). O mercado não exige somente algo novo ou que atenda às suas necessidades, exige algo inovador que seja ecologicamente correto, socialmente inclusivo e que esteja dentro das políticas da empresa.

Não é simplesmente ter uma ideia que inove um produto ou processo; é ter uma ideia que atenda às exigências do mercado e que aumente a competitividade da sua empresa.

Neste artigo você aprenderá:

  • O que é Inovação na Logística?
  • Qual a importância da Inovação na Logística?
  • Exemplos de tendências de Inovações Logísticas;
  • Como investir em Inovações Logísticas?

O que é Inovação na Logística?

Em meio à toda Revolução Digital e Industrial e às constantes mudanças de cenários logísticos, a inovação faz parte do setor, atualizando processos e garantindo avanços às empresas. Não só no setor logístico, mas todos os setores são afetados pelas tendências futuras.

A inovação incentiva os investidores a estarem atentos às novas oportunidades e nichos de mercado.

Quais são os tipos de Inovação?

Existem 4 tipos principais de inovação dentro de uma organização:

  • Inovação de Produto ou Serviço;
  • Inovação de processo;
  • Inovação Organizacional;
  • Inovação de Marketing.

Quais são os 5 Pilares da Inovação?

No contexto inovação, existem 5 pilares que devem ser considerados:

  • A inovação deve ser uma prioridade;
  • A inovação precisa de um ambiente próspero;
  • Esteja atento e pronto para parcerias;
  • Tenha planejamento e profissionalismo;
  • Reconheça esforços.

Qual a importância da Inovação na Logística?

A inovação é importante no setor logística por, basicamente, 3 motivos: antecipar-se às transformações de mercado, especializar-se às novas tecnologias que surgem e adaptar-se às constantes mudanças.

A digitalização molda o mundo atualmente, tornando o mercado muito volátil. A tecnologia alimenta a inovação, simplificando etapas e criando possibilidades. Acompanhar todas as novidades do setor, é um desafio para a maioria das empresas. Investir em inovação logística garante competitividade à organização.

Exemplos de tendências de Inovações Logísticas

Algumas das principais tendências do setor já se fazem presente em nosso dia-a-dia, outras são de nosso conhecimento mas ainda não estão presentes e algumas tendências são bastante futuristas.

  • Aplicativo: entregas por aplicativos são amplamente utilizadas e facilitaram o setor de entregas através do uso da tecnologia. Utilizado, principalmente, no setor alimentício, atualmente é possível solicitar a entrega de diversos itens por aplicativo;
  • Robótica: Atualmente, muitos processos logísticos, principalmente os que envolvem recebimento e armazenagem de itens, são executados por robôs. A automatização desses processos garante maior eficiência, menor índice de erros e gera mais produtividade;
  • Veículos Autônomos: Ainda não presente em nosso dia-a-dia, mas já ouvimos notícias de veículos que não necessitam de motoristas. Essa é uma promessa que tende a impactar fortemente o mercado;
  • Blockchain: Não tão conhecida, essa tecnologia é utilizada na geração de criptomoedas como o Bitcoin. Na logística, essa tendência promete avanços em automatização de processos. Essa tecnologia garante segurança e agilidade de processos, além de integrar a cadeia de suprimentos em todas as etapas do frete;
  • Combustíveis Alternativos: Ligado à sustentabilidade, o uso de combustíveis alternativos no setor da logística reduz custos operacionais e preserva o meio ambiente. Cada vez vemos veículos híbridos e elétricos no mercado;
  • Logística 4.0:Esse tipo de inovação liga Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial. Essas tecnologias integram a Logística 4.0 gerando maior agilidade ao setor, integrando departamentos, monitorando processos e diminuindo custos.

Como investir em Inovações Logísticas?

Primeiro é necessário entender o porquê sua empresa deve inovar. Por que é importante para o seu negócio inovar? Quais os desafios você tem que enfrentar para inovar? No setor logístico, como inovar e, consequentemente, melhorar os processos? É essencial entender o cenário em que está inserido e os recursos que possui para atualizar o setor.

Há muitas maneiras de se investir em inovação na logística. Existem, também, várias ferramentas de inovação para ser aplicadas em diversos setores da organização:

  • Design Thinking, por exemplo, é uma ferramenta de inovação, que através de um trabalho em equipe, cria produtos e serviços e aprimora processos na organização. Imersão, análise, ideação e prototipagem são as fases dessa ferramenta;
  • Brainstorming é uma ferramenta amplamente utilizada no processo de inovação. Dentre todas as possibilidades que surgiram, selecione as melhores e coloque-as em prática no setor. 
  • Ciclo PDCA é fundamental no processo da melhoria contínua dos processos. Planejar, Fazer, Checar e Agir são caminhos para identificar o problema, planejar a ação, fazê-la, checar os resultados e agir de forma padronizada;
  • Benchmarking é baseado na comparação com seus concorrentes. Olhando os procedimentos dos seus concorrentes é possível adaptar as ideias ao seu negócio. Não confunda com plágio!
  • Mapa de empatia permite conhecer mais seus clientes e oferecer produtos e serviços mais adequados às suas expectativas. Essa ferramenta utiliza 4 elementos: pensa, vê, faz e sente.

A inovação é notada no dia a dia da empresa de forma cultural e mensurada através de indicadores. É perceptível as mudanças positivas no ambiente organizacional e constante evolução do setor.

A sua empresa não está tendo uma boa performance quando se trata da área de entregas e logística?

Para que uma empresa tenha um desempenho satisfatório, faz-se o uso contínuo dos sistemas de controles internos. São estes que proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecido sejam atingidos.

Logo, seja qual for o processo, é importante que a empresa tenha meios de controlá-lo, variando de acordo com a complexidade do mesmo.

Para te ajudar nesta tarefa, queremos oferecer nossa planilha de Controle de Entregas Logísticas! Está esperando o que? Baixe agora clicando no botão abaixo!

Planilha de controle de entregas logísticas

Larayane Micheletti

Larayane Micheletti

Graduada em Engenharia de Produção pela Unisagrado, Tecnóloga em Logística pela Unimes e MBA em Gestão Logística pela Faculdade São Luís. Estudante de MBA em Agronegócio na USP Esalq. Atua no setor de Logística desde 2019, atualmente trabalha com importação e exportação em uma empresa de grande porte na cidade de Itápolis – SP. Criou, no ano de 2020, uma página no Instagram e no Facebook, LMT Logística e Engenharia (@lmt_logistica) com a finalidade de divulgar conteúdos dessas áreas de maneira acessível, compartilhar oportunidades de emprego e fazer networking com colegas de profissão. Em 2020 foi colunista do Jornal de Itápolis, produzindo artigos semanais relacionados a área da logística. Atualmente é colunista e embaixadora do Grupo Voitto.

5 dicas para melhorar seu processo logístico

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

5 Dicas Para Melhorar Seu Processo Logístico

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.