O que é insegurança alimentar?
Cenário da insegurança alimentar no Brasil
Gostou desse conteúdo?

Cenário da insegurança alimentar no Brasil aumenta e a situação é preocupante

Entenda o significado da insegurança alimentar, enfrentada por mais da metade dos brasileiros, e veja a sua evolução com o passar dos anos.

Carolina Crissafe
Por: Carolina Crissafe
Cenário da insegurança alimentar no Brasil aumenta e a situação é preocupante

O crescimento da insegurança alimentar e o aumento da pobreza no Brasil são fatores preocupantes nos últimos meses.

Mais da metade da população brasileira está vivendo em situação de insegurança alimentar. Isso equivale a mais de 100 milhões de brasileiros. Quer entender melhor sobre isso? Continue lendo esse artigo para descobrir:

  • O que é insegurança alimentar?
  • Cenário da insegurança alimentar no Brasil. 

O que é insegurança alimentar? 

A insegurança alimentar é caracterizada pela falta de acesso social, físico e econômico a uma alimentação em quantidade segura e suficiente para o ser humano.

Existem 3 tipos de insegurança alimentar que podem ser vivenciados, sendo eles:

  • Insegurança alimentar leve: situação de incerteza quanto à disponibilidade de alimentos em casa, sem saber se terá o que comer no dia de amanhã;
  • Insegurança alimentar moderada: a quantidade de alimentos disponível para consumo já está comprometida e algumas refeições podem não estar sendo feitas;
  • Insegurança alimentar grave: este é o pior cenário, em que as pessoas passam um dia, ou até mesmo mais tempo, sem ter o que comer.

Diversas são as causas que podem gerar a insegurança alimentar, sendo a principal delas a desigualdade social. Apesar deste ser um problema vivenciado por parte da população, ele afeta toda a sociedade.

A situação da insegurança alimentar acarreta o surgimento de diversos outros problemas. Os principais são a desnutrição, sensação de mal estar, desenvolvimento de distúrbios e doenças e, em casos mais graves, até a morte.

Além disso, muitas pessoas se submetem a situações precárias de trabalho, com jornadas diárias extensas e um salário muito abaixo do necessário para sobreviver, em busca de uma forma de obtenção de renda.

Por isso, é de extrema importância que existam medidas para reverter essa situação que, por conta do cenário de pandemia mundial, está sendo ainda mais agravada.

A erradicação da pobreza e a fome zero ocupam, respectivamente, o primeiro e segundo lugar na lista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a ONU, atualmente existem diversas pessoas vivendo com menos de U$ 1,90 por dia, o que equivale a aproximadamente 310 reais por mês.

Você já imaginou viver com essa renda mensal? Quantas contas você teria que deixar de pagar para poder sobreviver? É surreal de imaginar, não é?!

Vamos entender melhor como está a situação de insegurança alimentar no Brasil atualmente.

Cenário da insegurança alimentar no Brasil 

O cenário da insegurança alimentar no Brasil piorou muito nos últimos meses.

O Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, lançado pela Rede PENSSAN (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) aponta a evolução desses dados com o passar dos anos.

No gráfico mostrado abaixo, podemos ver como a insegurança alimentar cresceu no Brasil, principalmente entre 2018 e 2020.

Aumento da insegurança alimentar no Brasil


Até 2013, a situação era favorável, pois a segurança alimentar estava crescendo enquanto as formas de insegurança alimentar diminuindo. Mas, a partir daí, a situação começou a piorar e se tornou mais grave em 2020.

O início da pandemia mundial de Covid-19 certamente foi o principal motivo para essa elevação tão significativa do número de pessoas vivendo na insegurança alimentar.

Por conta disso, possivelmente os números atuais devem estar ainda mais alarmantes, já que a situação de pandemia se agravou mais no início de 2021.

Somando os 3 tipos de insegurança alimentar, até o ano passado cerca de 55,2% da população vivia nessa situação, correspondendo a aproximadamente 116 milhões de brasileiros.

Esse número de pessoas corresponde a mais do que o dobro da população da Argentina. Já imaginou essa quantidade de pessoas vivendo sem saber se terá o que comer no dia de amanhã?

Esses números são muito preocupantes, pois mostram que a maior parte dos brasileiros está com a necessidade básica de alimentação comprometida.

Desta forma, a desigualdade social se torna ainda mais acentuada. Enquanto algumas pessoas têm a oportunidade de comer à vontade, outras ficam apenas com vontade de comer.

Mas como resolver esse problema?

Certamente essa não é uma resposta fácil. Mas, apoiar empreendedores locais, disponibilizar novas oportunidades de emprego e ajudar uma pessoa próxima a você que está precisando são ações que, com certeza, ajudarão de alguma forma.

Gostou desse conteúdo?

Para que você esteja sempre por dentro das notícias da atualidade e receba materiais gratuitos diretamente no seu celular, participe agora do nosso canal do Telegram! É só clicar na imagem abaixo e participar!

Canal do Telegram da Voitto

Carolina Crissafe

Carolina Crissafe

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como Gerente de Projetos e Conselheira Fiscal na empresa júnior Edifica Consultoria. Trabalhou como estagiária no Laboratório de Mecânica das Rochas da UFV. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq na área de Mecânica das Rochas. Atuou como monitora da disciplina de "Fundamentos das estruturas" e atua como monitora da disciplina de “Teoria das estruturas I" da UFV. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.