O que é uma Inspeção de Qualidade?
Inspeção de Qualidade x Controle de Qualidade
Importância do Controle de Qualidade
Quais são os tipos de Inspeção de Qualidade?
Quem é o responsável pela Inspeção de Qualidade?
Seja um especialista White Belt!

Descubra o que é Inspeção de Qualidade e suas principais vantagens!

A Inspeção de Qualidade é fundamental para uma empresa! Neste artigo, você encontra quais tipos existem e como eles podem reduzir os gastos do seu negócio.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra o que é Inspeção de Qualidade e suas principais vantagens!

A inspeção de qualidade é um processo que consiste em analisar e testar um determinado produto de acordo com parâmetros estabelecidos, dessa forma, é possível garantir que os resultados satisfatórios foram alcançados.

O processo de inspeção de qualidade é uma das principais características da melhoria contínua. Ele é um planejamento baseado em critérios que confirma se um produto atingiu determinados requisitos e passou por processos fundamentais, fazendo parte da gestão de qualidade.

É por meio desse processo que uma empresa consegue garantir que suas entregas estão sendo feitas da forma correta, sem erros e garantindo a satisfação dos clientes.

Por isso, ela é muito importante para empresas que seguem os princípios Lean. O LSS, inclusive, fornece uma série de ferramentas que auxiliam nos procedimentos de verificação da qualidade de um produto.

Neste artigo, você vai entender o que é a inspeção de qualidade, como ela é feita e os tipos que existem. Vamos passar pelos seguintes tópicos:

  • O que é uma Inspeção de Qualidade?
  • Inspeção de Qualidade x Controle de Qualidade;
  • Importância do Controle de Qualidade;
  • Quais são os tipos de Inspeção de Qualidade?
  • Quem é o responsável pela Inspeção de Qualidade?

O que é uma Inspeção de Qualidade?

A inspeção de qualidade são medidas adotadas para conferir, examinar, aferir ou testar os produtos e suas características. Esses resultados são comparados com as especificações requisitadas do produto para garantir conformidade com o que foi solicitado.

Muitas pessoas confundem os processos de inspeção e auditoria. O termo “inspeção” compreende as atividades de conferir os produtos, enquanto a auditoria refere-se à análise do processo ou sistema produtivo.

O inspetor da qualidade normalmente segue um checklistpré-estabelecido, formulado a partir das características do produto que precisam ser observadas. Os produtos inspecionados podem ser peças utilizadas na produção, produtos semi-finalizados, ou produtos finalizados antes de serem entregues ao consumidor.

A lista de verificação da inspeção inclui critérios de áreas específicas que precisam ser conferidas, como características físicas, embalagem e etiquetagem adequados, testes funcionais e testes de queda. Depois que a inspeção for concluída, o responsável indica os resultados em um relatório.

As listas de verificações são muito úteis no ambiente de trabalho, contribuindo para a sua organização, pois trazem informações fundamentais dos procedimentos de inspeção. A confiança também é outro ponto destacado, já que o produto passou por uma verificação com um método passo a passo, analisando seus pontos principais.

Quando a Inspeção de Qualidade surgiu?

A inspeção de qualidade surgiu na virada do século XIX para o XX, quando Frederick Winslow Taylor desenvolveu sua administração científica. As indústrias começaram a produzir em maior quantidade muito rapidamente, e diversos produtos eram devolvidos por causa dos defeitos.

Assim, a abordagem da qualidade foi criada para melhor satisfazer os clientes e reduzir os custos com a substituição.

Inspeção de Qualidade x Controle de Qualidade

Um outro engano comum é confundir a inspeção de qualidade com o controle de qualidade. A inspeção de qualidade não tem impacto direto no sistema de produção, enquanto o controle de qualidade depende diretamente do feedback dos inspetores de qualidade aos gestores.

A inspeção de qualidade impacta todo o processo produtivo, pois evita grandes problemas e contribui para gerar valor ao produto final.

Importância do Controle de Qualidade

O controle de qualidade é um processo de gestão, portanto ele é importante para que as etapas que foram planejadas sejam executadas de forma eficaz. Dessa maneira, os produtos e serviços terão a qualidade esperada.

É durante esse procedimento que é possível ter insights para realizar melhorias contínuas dos processos, garantindo a qualidade dos produtos e serviços.

Conheça 7 ferramentas de qualidade!

Quer ter os melhores resultados de maneira simples e prática?

O nosso ebookAs 7 ferramentas de qualidade” pode te ajudar a alcançar esse objetivo!

Você terá acesso a metodologias essenciais do mercado e vai se aprofundar nos ensinamentos sobre melhoria contínua.

Aproveite essa oportunidade! Clique no banner e baixe o nosso ebook agora:

Banner Ebook 7 ferramentas de qualidade

Quais são os tipos de Inspeção de Qualidade?

Agora que já vimos o que é uma inspeção de qualidade, podemos diferenciar seus tipos. Eles são diferenciados de acordo com o momento em que se encontra a cadeia produtiva. São eles:

Inspeção pré-produção

A inspeção pré-produção é aquela que verifica a qualidade dos insumos e matérias primas antes que eles sejam utilizados no processo produtivo. Isso inclui uma série de testes para examinar o material quanto às dimensões, peso e muito mais.

A lógica é clara: não é possível fabricar um bom produto utilizando matéria prima de qualidade ruim. Por isso, esse tipo de inspeção é preventiva e reduz o risco de falhas posteriores na produção.

O inspetor separa algumas peças randomicamente para a análise (tanto um exame mais simples, como o visual, até testes em laboratório). A partir dos resultados, ele verifica se a matéria prima atende aos requisitos técnicos e, caso contrário, tenta identificar o problema.

Inspeção em processo

A inspeção em processo pode acontecer em todas as etapas críticas do processo produtivo, desde o corte até os acabamentos finais.

Por exemplo, na montagem, os primeiros produtos da linha devem ser analisados, para garantir que tudo saiu em ordem. Caso exista algum tipo de problema, é possível tomar ações imediatas para corrigir o produto.

Dessa forma, evita-se a perda de material, atrasos ou retrabalhos. Quando os problemas de qualidade não são corrigidos durante o processo, pequenos problemas no início da produção podem levar a problemas maiores depois.

Inspeção pós produção

A inspeção pós produção, ou inspeção pré embarque, é a última verificação antes que o produto chegue nas mãos do cliente. Normalmente, são observados requisitos como desempenho, aparência, quantidade e dimensão. Ela é importante pois é a última chance de resolver algum problema de qualidade do produto final.

Randomicamente, o responsável pela inspeção escolhe unidades do produto acabado para verificar se tudo está em ordem.

Quem é o responsável pela Inspeção de Qualidade?

O ideal é que inspeção de qualidade seja realizada por profissionais capacitados para esse tipo de atividade, e não pelos trabalhadores da produção.

As principais atividades que um inspetor de qualidade desempenha são:

  • Inspeção dimensional, visual, mecânica e elétrica, utilizando os documentos e procedimentos padrão;
  • Utilizar ferramentas de precisão para medir os produtos;
  • Definir se o produto foi aceito ou rejeitado, conforme os padrões de qualidade definidos;
  • Verificar a conformidade, utilizando procedimentos técnicos e documentos;
  • É função do inspetor de qualidade estabelecer a rotina e definir quais os métodos de inspeção, bem como atualizar e manter o arquivo das certificações de qualidade e relatórios da inspeção realizada.

Assim, ele realiza a inspeção das linhas de produção para que nenhum produto de má qualidade chegue ao cliente. Os produtos que não atingem os padrões definidos são descartados ou retornam para o conserto.

Diversas companhias possuem setores específicos para cuidar da parte de qualidade. Esses profissionais trabalham utilizando o conceito de LSS e suas ferramentas para garantir a melhoria contínua dos processos. O Lean e o Seis Sigma contribuem muito para a excelência operacional.

Além disso, vale ressaltar que as inspeções de qualidade do produto podem ser realizadas por órgãos do governo, como INMETRO. Ele fornece padrões e normas para determinados produtos, e também fiscaliza a aplicação e execução delas.

Seja um especialista White Belt!

O treinamento em White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho.

Insira o cupom e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no imagem abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Gestão da Qualidade

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Gestão Da Qualidade

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.