O que é Inteligência Artificial?
Aprenda Python do zero e desenvolva habilidades de programação!
Quais são os tipos de Inteligência Artificial?
Inteligência Artificial no seu dia a dia
Evolução da Inteligência Artificial
Principais conceitos da Inteligência Artificial
Como a Inteligência Artificial funciona?
Quais são as perspectivas para o futuro da Inteligência Artificial?
Dica de Ouro!

Você sabe o que é e como funciona a Inteligência Artificial? Entenda neste artigo!

Aprenda os principais conceitos da Inteligência Artificial (IA), entenda como ela está presente em nossas vidas e quais são as perspectivas para o futuro!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que é e como funciona a Inteligência Artificial? Entenda neste artigo!

A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana.

Se tem um assunto que desperta a curiosidade das pessoas, é a Inteligência Artificial, não é verdade?

Afinal de contas, o fascínio promovido por filmes de ficção científica em relação a esse assunto é de longa data.

O que muita gente não sabe é que a IA já faz parte da nossa vida cotidiana, nos ajudando em algumas tarefas de forma tão sutil que nem mesmo percebemos sua presença.

Nesse artigo, abordaremos os principais pontos sobre esse assunto,  sua presença em nosso dia a dia e as perspectivas para o futuro.

Neste artigo veremos:

  • O que é Inteligência Artificial?
  • Quais são os tipos de Inteligência Artificial?
  • Inteligência Artificial no seu dia a dia;
  • Evolução da Inteligência Artificial;
  • Principais conceitos da Inteligência Artificial;
  • Como a Inteligência Artificial funciona?
  • Quais são as perspectivas para o futuro da Inteligência Artificial?

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial, ou apenas IA, é um ramo da Ciência da Computação que permite a simulação da inteligência humana.

Não é apenas uma programação de ordens específicas baseadas em padrões, mas a capacidade de pensar, tomar decisões precisas baseadas em dados e resolver problemas.

Essa ciência é composta por termos como o Machine Learning, Deep Learning e o Processamento de Linguagem Natural (PLN), que mais tarde serão abordados com mais profundidade.

Ao contrário do que muitos pensam e é retratado em filmes, a Inteligência Artificial não está presente somente em robôs humanóides que irão dominar o mundo ou roubar nossos empregos.

A Inteligência Artificial está presente em nosso dia a dia, no Google quando fazemos uma pesquisa, em nossas redes sociais e no chão de fábrica.

É por isso que vamos te mostrar os detalhes principais dessa tecnologia tão promissora e que já faz parte do nosso cotidiano. Mas antes preparamos para você um material incrível!

Aprenda Python do zero e desenvolva habilidades de programação!

Deseja aprender mais sobre Python e não saber por onde começar?

Foi pensando nisso que desenvolvemos o Ebook Primeiros passos com Python ! Um material que é mais do que essencial para o estudo inicial de programação em Python.

Com ele você verá os principais fundamentos e sintaxes da linguagem para dar start nos conhecimentos de programação.

Seja o profissional que o mercado procura e baixe agora o nosso Ebook Primeiros passos com Python!

Primeiros passos com Python, baixe agora!

Quais são os tipos de Inteligência Artificial?

Existem diferentes tipos de Inteligência Artificial, cada um com suas características e aplicações específicas. Alguns dos principais tipos de IA incluem:

Inteligência Artificial Reativa

Esse tipo de IA é projetada para tomar decisões com base em entradas específicas e não possui capacidade de aprendizado ou memória. Ela responde a estímulos imediatos e não é capaz de usar experiências passadas para tomar decisões.

Inteligência Artificial baseada em Memória

Esse tipo de IA é capaz de aprender com experiências anteriores e usar essas informações para tomar decisões futuras. Ela possui um mecanismo de armazenamento de informações que pode ser consultado durante o processo de tomada de decisão.

Inteligência Artificial baseada em Teoria da Mente

Esse tipo de IA é capaz de atribuir estados mentais a si mesma e a outros agentes, como crenças, intenções e emoções. Ela é capaz de entender e prever o comportamento humano com base nessas atribuições.

Inteligência Artificial baseada em Consciência

Esse tipo de IA é capaz de ter consciência de si mesma e de seu ambiente. Ela possui uma compreensão mais profunda de sua própria existência e é capaz de refletir sobre suas ações e emoções.

Inteligência Artificial baseada em Autoaperfeiçoamento

Esse tipo de IA é capaz de melhorar suas próprias capacidades por meio de aprendizado contínuo e autoaperfeiçoamento. Ela é capaz de identificar áreas em que pode melhorar e implementar melhorias em si mesma.


É importante ressaltar que o campo da Inteligência Artificial está em constante evolução, e novos tipos e abordagens estão sendo desenvolvidos regularmente.

Inteligência Artificial no seu dia a dia

Essa é uma indagação comum entre as pessoas, pois há uma certa curiosidade em relação ao quão inteligente é a Inteligência Artificial já existente.

Bem, a resposta é que ela já é bastante inteligente, mas ainda está relativamente distante dos cenários dos filmes de ficção científica.

Já temos máquinas capazes de identificar a presença do câncer com cerca de 90% de precisão, enquanto médicos especialistas têm uma taxa de acerto de aproximadamente 73% nessa tarefa.

Impressionado? Calma, estamos apenas na superfície ainda.

Deixa eu trazer para a sua realidade do dia a dia. Você provavelmente conhece o Google Assistant, Siri, Alexa ou Cortana, não é mesmo?

Todos esses assistentes virtuais trabalham com uma Inteligência Artificial que tem a função de te ajudar a tornar sua experiência com seu smartphone mais agradável e rápida.

Geralmente, só percebemos a presença dessas assistentes quando estamos conversando diretamente com ela, mas ela faz muito mais do que isso.

Ela trabalha em segundo plano constantemente, analisando dados, para poder te apresentar aquilo que você demonstra mais interesse em ver.

Você com certeza já percebeu que, após ter pesquisado sobre um determinado tema, alguma notícia ou artigo relacionado a esse tema apareceu como sugestão para você nos seus cards?

Baseado no seu comportamento, em aceitar ou dispensar essa sugestão, a IA adiciona esses dados ao seu banco de dados e refina suas sugestões.

Muito interessante, né? Mas antes de entendermos bem os conceitos por trás disso tudo, vamos aprender um pouco da história da Inteligência Artificial.

Evolução da Inteligência Artificial

A ideia de uma inteligência mecânica já estava presente entre os matemáticos e filósofos da Antiguidade, aparecendo inclusive em mitos e lendas. Com o advento da máquina e a evolução da eletrônica, essa ideia foi se tornando cada vez mais palpável.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o matemático Alan Turing e sua equipe trabalhavam para a inteligência britânica com a função de decifrar os códigos nazistas.

Depois de tentativas frustradas, Turing decidiu criar uma máquina eletromecânica capaz de encontrar as configurações da famosa máquina Enigma, até então tida como indecifrável.

Turing obteve êxito na criação dessa máquina, que mostrou que através de “zeros” e “uns” poderia simular qualquer dedução matemática. Por isso, Alan Turing é considerado o pai da Computação e da Inteligência Artificial.

Mas até então o termo “Inteligência Artificial” nem mesmo existia, sendo cunhado por John McCarthy durante a Conferência de Dartmouth de 1956.

E esse campo de estudo, que ainda está em fase de formação, se propagou através de Allen Newell, Herbert Simon e J. C. Shaw, com o programa de computador Logic Theorist, chamado de “o primeiro programa de inteligência artificial”.

Esse programa, escrito entre 1955 e 1956, se destaca por ser o primeiro de fato com a proposta de imitar a capacidade humana de resolver problemas.

Através desse programa, um paradigma enorme foi abalado, pois pela primeira vez algo que não fosse a mente humana demonstrava a capacidade de processar informações e descobrir soluções.

Só para você saber, esse programa de computador foi capaz de provar 38 de 52 teoremas matemáticos, inclusive apresentando uma solução mais elegante que a humana para um dos teoremas. Isso em 1956!

Também foi esse programa que deu origem ao conceito de IA Forte, que veremos logo a seguir.

Principais conceitos da Inteligência Artificial

É preciso ter em mente que a Inteligência Artificial é todo um campo de pesquisa que possui, diversas áreas e conceitos.

Escolhemos alguns dos principais conceitos para apresentar nesse artigo. Vamos lá?

IA forte

Uma IA forte é uma máquina que atinge aautoconsciência, ou seja, sabe que existe e tem consciência. É capaz de pensar da mesma forma que nós humanos e aprender por si mesma.

Esse conceito polêmico divide opiniões, inclusive do ponto de vista ético, pois se não fosse possível distinguir entre a consciência de uma máquina e de uma pessoa, como essa máquina seria tratada? Ela passaria a ter direitos legais, como todo ser humano possui?

IA fraca

a IA fraca é mais próxima da realidade que temos, com vários avanços consideráveis nessa área.

Ou seja, esse tipo de máquina age como se fosse inteligente e até aprende sozinha, sempre se baseando nos dados existentes, mas não tem consciência de si própria, ou seja, não sabe que existe e não pensa de fato, apenas faz o que foi programada para fazer.

Por enquanto, muitos defendem que, permanentemente a IA forte é ficção científica. Vamos focar mais na IA fraca e sua aplicação.

O nosso próximo tópico também abrange termos muito presentes na Inteligência Artificial mas que já estão ligados à sua composição. Então segue com a gente para descobrir mais.

Como a Inteligência Artificial funciona?

Você provavelmente já ouviu falar em Machine Learning, Redes Neurais, Deep Learning ou Processamento de Linguagem Natural, mas talvez não saiba o significado deles.

Todos esses termos compõem a Inteligência Artificial, então vamos te mostrar o que significa cada um deles.

Redes Neurais

O conceito de Rede Neural dá origem à "máquinas pensantes", através da estruturação de mentes artificiais, ou seja, que analisam os dados disponíveis para alcançar cada vez mais precisão.

Elas são modelos computacionais similares aos neurônios humanos capazes de fazer o aprendizado de máquina e o reconhecimento de padrões.

Machine Learning

O Machine Learning, ou aprendizado de máquina, é a capacidade da máquina se adaptar ao seu ambiente, aprendendo com ele, distribuindo pesos diferentes a cada uma das inúmeras variáveis encontradas de acordo com observações de processos já ocorridos.

Um exemplo simples é a seção “recomendados” da Netflix, que se baseia naquilo que você já assistiu, classificou ou mesmo adicionou à sua lista.

Assim, quanto mais você insere dados, mais precisa essa recomendação será.

Ou seja, se você tem muitos dados, o que é chamado de Big Data, a chance de erro é praticamente nula.

Vale lembrar que é exatamente isso o que tem acontecido na Indústria 4.0, onde o Data Mining é usado para controlar os processos de produção de forma confiável, e em conjunto com a “Internet das Coisas”, permitem uma produção simultânea, mesmo em diversos locais do globo.

Deep Learning

O Deep Learning, ou aprendizagem profunda, se trata do que há de mais recente em inteligência artificial, com as máquinas sendo ensinadas a analisar imagens, dados, reconhecer objetos e procurar por padrões de acordo com a mente humana.

Com isso, é possível identificar cânceres com a precisão mostrada no início desse artigo.

É possível utilizar essa tecnologia para saber se um jovem jogador de basquete tem potencial para se tornar um jogador profissional, por exemplo.

Isso é feito através da análise de todos os dados adquiridos dos jogadores que conseguiram se tornar profissionais, que vão desde altura até cor do cabelo e dos olhos.

O objetivo é tentar entender como a mente humana funciona e como classificamos as coisas, fazendo assim com que a máquina pense da mesma forma que uma pessoa.

Processamento de Linguagem Natural

O Processamento de Linguagem Natural ou PLN, é a capacidade das máquinas aprenderem a reconhecer variações no discurso humano, reconhecendo certos padrões associados à emoções para gerar a linguagem humana.

Lembre-se de que, desde o início, o propósito de se desenvolver a Inteligência Artificial tem sido simular a mente e o comportamento humano.

Quais são as perspectivas para o futuro da Inteligência Artificial?

Se você espera robôs ao estilo de Eu, robô ou Exterminador do Futuro, então isso ainda pode estar bem longe de acontecer, isso se for possível, como você pôde ver no tópico sobre IA forte.

De certa forma, não queremos o cenário desses filmes, certo?

A verdade é que, pelo menos por enquanto, as máquinas continuarão evoluindo cada vez mais, ajudando tanto em tarefas cotidianas quanto permitindo o desenvolvimento da indústria.

As unidades modulares são o futuro da indústria, espalhadas pelo mundo, conectadas entre si e otimizadas de forma a minimizar ao máximo o impacto causado pelo processo de produção.

Um ponto a se considerar é a preocupação com a substituição dos empregos pelas máquinas. Embora se saiba que novas áreas surgirão, há uma incerteza se serão suficientes para substituir as antigas áreas.

Dica de Ouro!

Confira o Ebook gratuito Guia de carreira para novos cientistas de dados e confira mais sobre a carreira de novos cientistas de dados.

Você aprenderá como dar início na carreira de dados, em quais áreas aperfeiçoar suas habilidades e entenderá por que o cientista de dados é um dos mais buscados pelo mercado.

Se interessou? Não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso eBook.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

Compartilhe com os amigos e se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[eBook] 9 Estudos de Caso com uso da tecnologia Blockchain

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

9 Estudos De Caso Com Uso Da Tecnologia Blockchain

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.