Uma tecnologia que seria útil para os comerciantes agora parece estar mais próxima de se tornar real. A Apple está planejando um novo serviço de pagamentos que transforma Iphones em maquininhas de cartão.
A ideia é que os pequenos negócios não precisem mais se preocupar em adquirir máquinas de cartão e possam aceitar pagamentos diretamente pelo celular, utilizando a nova tecnologia da empresa.
Com essa jogada, o domínio do mercado de pagamentos pode mudar de mãos e grandes empresas como Cielo e Square já se preparam para as mudanças. Quer saber como os comerciantes poderão se beneficiar nessa história? Acompanhe a leitura!
Vamos lá?
O serviço de pagamentos funcionará por meio da tecnologia NFC nos chips de celular, a mesma que é utilizada nos cartões de crédito contactless, permitindo assim pagamentos por aproximação.
A ideia é da startup Mobeewave, que foi comprada pela Apple em 2020 por US$100 milhões, e, ao que parece, Tim Cook está pronto para lançar esse novo recurso nos Iphones com a atualização do iOS 15.4 beta.
Na prática, as pequenas empresas poderão transformar celulares em terminais de pagamento, garantindo mais praticidade e menos custos. Para alguns empresários, a preocupação é se essa tecnologia estará restrita somente aos Iphones.
Na verdade, receber pagamentos pelo celular não é bem uma novidade. Nos Estados Unidos, a empresa Square já vende hardwares e softwares para pagamentos por smartphones e tablets.
Com a Apple entrando na jogada, a tendência é que esse recurso se torne mais acessível, já que estará disponível para milhares de usuários por apenas um clique.
No entanto, a própria Apple ainda não anunciou se a funcionalidade virá integrada nos celulares da marca, funcionará como uma expansão do Apple Pay ou quais serão os possíveis custos de utilizar essa plataforma.
Quem tem um pequeno negócio já está ansioso para substituir as maquininhas de cartões, mas não existe uma data exata para a atualização. Provavelmente o recurso estará disponível primeiro para os Estados Unidos e posteriormente no Brasil.
Esse cronograma já foi utilizado com a liberação do próprio Apple Pay e isso ocorre em razão de acordos comerciais e burocráticos que precisam ser fechados antes da liberação.
E aliás, outras empresas também têm expandido suas soluções de pagamentos, como o próprio Whatsapp!
Diferente da Apple e seu novo terminal de pagamento, o Whatsapp está investindo em pagamentos eletrônicos pela própria plataforma. O recurso já está disponível para todos celulares e, à medida que os usuários se familiarizarem com a digitalização dos pagamentos, mais lojas deverão aceitar transferências via WhatsApp.
Gostou desse conteúdo? Então siga o blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos que te ajudarão a ser o profissional que sempre quis. Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não ficar por fora de nada!
Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!