O que é a Certificação ISO 9001?
Objetivos da ISO 9001
O que é o Lean Manufacturing?
Objetivos do Pensamento Enxuto
ISO 9001 x Lean Manufacturing: como eles se relacionam?
Benefícios da relação ISO 9001 x Lean Manufacturing
Amplie seus conhecimentos na ISO 9001!

Aprenda qual é a relação entre ISO 9001 x Lean Manufacturing

Neste artigo, você vai aprender qual a relação entre a certificação ISO 9001 x metodologia Lean Manufacturing e a sua relevância para as empresas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda qual é a relação entre ISO 9001 x Lean Manufacturing

A ISO 9001 é uma norma de padronização para um determinado serviço e o Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão que surgiu por meio da Toyota Motor Corporation. Mas qual a relação entre os dois?

Aposto que quando você lê a respeito do Lean Manufacturing, você sempre se depara com a sigla ISO 9001, estou certo, não estou?

Pois é, isso se deve a uma relação muito íntima entre esses dois elementos. Para que as empresas consigam resultados satisfatórios, é muito importante o trabalho em conjunto entre a metodologia Lean e as especificações da ISO 9001.

Muitas das empresas que possuem a certificação da ISO, adotaram o sistema de produção Lean. Coincidência? Acho que não! E você verá o porquê.

Neste artigo, mostrarei a importância da certificação ISO 9001 no meio da qualidade e também falarei mais sobre o pensamento enxuto. Nele nós veremos:

  • O que é a Certificação ISO 9001?
  • Objetivos da ISO 9001;
  • O que é o Lean Manufacturing?
  • Objetivos do Pensamento Enxuto;
  • ISO 9001 x Lean Manufacturing: como eles se relacionam?
  • Benefícios da relação ISO 9001 x Lean Manufacturing.

Vamos começar?

O que é a Certificação ISO 9001?

O primeiro pensamento que vem à sua cabeça deve ser: "Qual o significado dessas letras"? Pois bem, ISO é uma abreviação das palavras International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização).

Basicamente falando, a ISO é uma norma de padronização para um determinado serviço. Além disso, ela estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma empresa.

Como por exemplo, além da ISO 9001, tem-se a ISO 17025 é uma norma que visa padronizar os testes realizados em laboratórios, garantindo a gestão de qualidade, mas exclusivamente para laboratórios que realizam ensaios e calibrações.

Quer aprender mais sobre a ISO 9001? Então assista esse vídeo que separamos para você!

Mas qual é o objetivo dessa norma? A resposta pode ser um pouco longa, porém é de extrema importância, então fique atento!

Objetivos da ISO 9001

O objetivo principal da ISO 9001 é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços fornecidos pela organização serão produzidos de modo padronizado e consistentes.

Isso com o intuito de que o produto adquira qualidade de acordo com o que foi proposto inicialmente.

Assim, esta certificação engloba todas as necessidades do cliente. Ou seja, um produto com qualidade.

Interessante, né? Mas e se por acaso uma empresa não estiver devidamente certificada? Simples, ela não consegue se posicionar à frente de seus concorrentes. Ter essa certificação é essencial, porém não é obrigatório.

As empresas devem se preparar para poder se certificar, com isso, uma vez certificada, ela está apta a se posicionar cada vez melhor no mercado. Isso garante a qualidade do produto dentro do mercado, por isso é muito importante acompanhar suas atualizações e se certificar.

O que é o Lean Manufacturing?

O Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão que surgiu no Japão por meio da Toyota Motor Corporation. Mas como assim?

O surgimento se deu após os estragos causados pelas bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. O povo japonês se viu com a necessidade de se reformular por completo, e no mundo automobilístico não foi diferente.

O sistema de produção de carros vigente naquela época era o Fordismo, de "produção em massa", ou seja, produzia em grande quantidade, com pouca variedade, gerando alta quantidade de estoque e, consequentemente, alto nível de desperdício.

Visando acabar com isso, a Toyota entrou em ação. Desenvolveu um sistema produtivo diferente, que ia na contramão do que o Fordismo pregava.

Esse sistema produz de acordo com as reais necessidades dos seus clientes, de forma mais personalizada e esse sistema ficou mundialmente conhecido como Lean Manufacturing.

Para aumentar ainda mais seus conhecimento em Lean Manufacturing, nós separamos o vídeo abaixo para você:

Objetivos do Pensamento Enxuto

O principal objetivo do pensamento enxutoé eliminar todos os desperdícios e produzir apenas o que é demandado pelo cliente.

Mas ele só tem essa função? Não! Essa é a principal. Ainda tem o objetivo de entregar o máximo de valor com a menor quantidade de produtos disponíveis, gerando menos estoque e menos gastos com máquinas e manutenção.

Um outro ponto de fundamental importância nessa filosofia é o bom relacionamento com todos os colaboradores. Você precisa sempre incentivá-los e desafiá-los, deixá-los com uma maior autonomia e responsabilidades.

Assim eles vão ter um maior orgulho de trabalhar na empresa, sentirão mais importante no processo, gerando benefícios mútuos, tanto para empresa, quanto para os próprios colaboradores.

ISO 9001 x Lean Manufacturing: como eles se relacionam?

Você já leu ao longo desse artigo sobre a importância de cada um de forma separada, então já está na hora de ver a interdependência existente entre eles.

Eles caminham lado a lado no mundo empresarial. Como assim? Se uma empresa tem uma visão Lean, ou seja, tem todos os seus processos otimizados, todo tempo do ciclo certinho, com alto nível de treinamento e com todas ferramentas corretamente aplicadas, já é um grande passo para a certificação.

Se você tem o pensamento enxuto aplicado na sua empresa, tem as ferramentas necessárias, seja ela o Kanban, o TPM, VSM e outras, então você tem todo o direcionamento estratégico e o mapa estratégico da empresa.

Ter isso tudo, é de extrema importância, pois essa filosofia acaba direcionando aos requisitos presentes na ISO.

Enfim, o Lean Manufacturing funciona como a base para que a organização mantenha a conformidade dos seus produtos e processos e esteja alinhada aos requisitos da ISO 9001. Afinal, atrás da certificação tem a excelência operacional!

Benefícios da relação ISO 9001 x Lean Manufacturing

Agora que você já aprendeu como a ISO 9001 e o Lean Manufacturing se relacionam, vamos conhecer os benefícios dessa relação.

Esses benefícios são:

  • Foco no cliente;
  • Contribuição dos funcionários;
  • Liderança;
  • Melhoria contínua;
  • Relações mutuamente benéficas com os fornecedores;
  • Tomada de decisões;
  • Melhoria na gestão.

Amplie seus conhecimentos na ISO 9001!

Durante todo este artigo você aprendeu sobre a importância da ISO 9001 e o por que é tão importante para as empresas terem essa certificação.

Para que as empresas tenham essa certificação, é necessário ter uma pessoa com habilidades e conhecimentos para promover uma auditoria dentro da empresa.

Para te ajudar a se tornar esse profissional tão essencial, a Voitto criou o curso Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, onde você vai aprender tudo que precisa para atingir essa importante certificação!

Ficou interessado? Então clique na imagem abaixo e comece hoje mesmo!

Banner do curso de Formação de Auditores no SGQ ISO 9001.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Saiba mais clicando aqui!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Lean Manufacturing

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.