O que é jornada de compra?
As etapas da jornada de compra
Dicas para produzir conteúdo em cada etapa
Pronto para começar?

Veja como a jornada de compra na sua empresa pode alavancar o seu processo de vendas

Descubra o caminho percorrido em uma jornada de compra e aprenda dicas de como produzir conteúdo para cada etapa.

Ana Clara Macedo
Por: Ana Clara Macedo
Veja como a jornada de compra na sua empresa pode alavancar o seu processo de vendas

Cada vez mais os clientes estão no controle de todas as situações, decidindo o que vão consumir, como vão consumir e na hora que vão consumir.

Para conseguir atender essa mudança de perfil de consumo, estratégias como o e o Marketing de Conteúdo acabaram surgindo e ganhando muita força.

Entretanto, para que essas estratégias possam funcionar bem, é preciso que consiga impactar o seu Lead ao longo da suada maneira mais efetiva possível.

Para te ensinar a fazer isso e muito mais, decidimos criar este conteúdo focado no que acreditamos ser um dos elementos mais importantes dentro doDigital.

Preparado para aprender mais sobre ele? Esse artigo conterá os seguintes tópicos:

  • O que é jornada de compra?
  • As etapas da jornada de compra (com exemplos)
  • Dicas para produzir conteúdo em cada etapa
  • Pronto para começar?

O que é jornada de compra?

A jornada de compra é o caminho que o cliente irá ter que passar até chegar ao momento final da sua compra.

Essa jornada se divide em 4 etapas:

  • Aprendizado e Descoberta
  • Reconhecimento do Problema
  • Consideração da Solução
  • Decisão de Compra.

Cada uma dessas etapas é igualmente importante para o sucesso de qualquer estratégia digital.

Mas o mais importante aqui é que você entenda que se o seu objetivo é , tudo começa na construção de uma jornada de compra poderosa.

Se você dominar esse meio, será possível otimizar seus resultados de uma maneira inimaginável, afinal de contas, agora você estará no controle do percurso que o cliente irá transcorrer, e poderá impactar ele de uma maneira mais poderosa a cada contato!

E já que estamos no mundo do marketing, que tal você baixar a nossa planilha sobre indicadores de Marketing Digital?

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As etapas da jornada de compra

As etapas da jornada de compra já foram apresentadas para você anteriormente, mas é preciso falar sobre elas de uma maneira um pouquinho mais aprofundada.

Aqui embaixo você verá os aspectos mais importantes que você precisa saber sobre cada uma dessas etapas.

Veja:

Aprendizado e Descoberta

A etapa de aprendizado e descoberta se refere a um período onde o consumidor não sabe muito bem qual é o seu problema ou necessidade.

Ele está completamente perdido e está buscando ajuda.

Outra forma de dizer isso, é através da interpretação de que ele está começando a se interessar por determinado assunto, mas possui pouca noção e por isso está "a deriva".

O objetivo do seu negócio nessa etapa é conseguir capturar a atenção do consumidor através da criação de conteúdos relevantes.

Para que fique mais fácil, irei te dar um exemplo específico:

Exemplo

Gustavo é um que está passando por dificuldades, já que não consegue tirar suas ideias do papel e construir os negócios que um dia sonhou.

Contudo, ele ainda não consegue perceber o motivo específico de isso estar acontecendo, e por esse motivo está pesquisando na internet algumas coisas para tentar descobrir mais sobre o seu problema.

Reconhecimento do Problema

Nesse momento o consumidor percebe que tem um problema.

Dificilmente o consumidor terá esse "estalo" sozinho e perceberá repentinamente onde está errando.

É sua função, através do seu conteúdo, conseguir indicar para ele qual é esse erro que ele está cometendo e que faz com que ele não consiga alcançar o seu objetivo.

Exemplo

Continuando o nosso exemplo, Gustavo acessou o nosso site e começou a consumir os nossos conteúdos.

Com a ajuda dos nossos blog posts ele conseguiu perceber o grande problema que possuía:

Ele queria empreender sem nem ao menos ter um conhecimento avançado nessa área. Ele queria construir um negócio sem ter sequer as "ferramentas" para isso.

Consideração da Solução

Este é o momento onde o consumidor começou a mapear as possíveis soluções para o seu problema e está pensando nos seus próximos passos.

Neste momento é fundamental que você consiga mostrar para ele pontualmente a ou serviço, se posicionando como uma excelente opção no mercado.

É necessário também criar um sentimento de urgência, para que ele tome a iniciativa de resolver o seu problema o mais rapidamente possível.

Quanto mais tempo se espera, maiores são as chances de que ele deixe isso para lá.

Exemplo

Gustavo percebeu que sua incapacidade de empreender está ligada a sua falta de conhecimento sobre técnicas efetivas de se fazer isso.

Agora ele mapeou alguns programas online que podem ajudá-lo a ter melhores resultados.

Nesse momento, ele foi abordado através das nossas ações de Inbound Marketing, para que tivéssemos a oportunidade de mostrar a ele o nosso Curso de Formação Empreendedora.

Decisão de Compra

Aqui é o momento onde o consumidor efetivamente toma a sua decisão e fecha a compra.

Sua obrigação é mostrar para ele todos os possíveis benefícios que serão gerados ao fechar o negócio com a sua empresa.

Exemplo

Mostramos para Gustavo todos os elementos do nosso curso online, de forma que ele passou a considerá-lo uma ótima opção.

Graças ao relacionamento construído ao longo de todas as interações, o consumidor decidiu fazer a compra do nosso material.

E agora que você já entendeu tudo sobre essa jornada, irei te dar algumas dicas para a produção de conteúdo em cada etapa.

Dicas para produzir conteúdo em cada etapa

Veja 3 dicas poderosas para que você consiga entender melhor como construir conteúdos melhores em cada etapa da jornada de compra para seus potenciais :

Use a comunicação adequada para cada etapa

Cada é única e possui suas especificidades:

  • No começo é preciso ser mais claro e direto, sem trazer muita complexidade
  • Nos passos seguintes é preciso aprofundar os conteúdos e começar a mostrar mais sobre seus produtos
  • Por fim, é preciso efetivamente realizar a venda através de conteúdos mais agressivos.

Se você não respeitar essa sequência e tentar vender antes do tempo ou entregar conteúdos mais simples na hora errada, toda a sua estratégia de marketing e vendas irá ruir.

Seja honesto

Não adianta dizer para o seu cliente que você é a única opção viável no mercado, quando muito provavelmente você não é.

Se livre do medo de falar de concorrentes. Cite-os, fale suas qualidades e seus defeitos, assim como também é importante mencionar opções alternativas dentro do mercado.

Fazer isso mostrará para o seu cliente que você não quer o seu dinheiro, mas sim que ele faça a melhor escolha possível.

Cite também sua empresa e faça questão de apresentar seus dados com muito orgulho e entusiasmo!

Saiba vender a sua solução

No fim das contas, você precisa saber vender a sua solução para poder ter sucesso com a jornada de compra.

Você fez tudo certo para chegar até o final, este é o momento de vender sem medo.

Seja mais agressivo e posicione o seu produto de uma maneira 100% transparente, essa é a hora de ressaltar a necessidade de compra do cliente!

Pronto para começar?

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Até a próxima!

Ana Clara Macedo

Ana Clara Macedo

Ana Clara Macedo é a Head de Marketing da Voitto, formada em Comunicação Social pela UFU, Estudos de Mídia pela UBI (Portugal), com MBA em Gestão da Comunicação em Mídias Sociais pela ESPM. Desde 2014, atua no mercado digital trabalhando com criação de conteúdo, estratégias de inbound marketig, SEO, SEM, CRO e growth hacking. Em 2019 foi eleita uma das profissionais mais influentes dentro da comunidade RD Connect da Resultados Digitais.

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