O que é o Lean Seis Sigma em um hospital?
Quais as vantagens dessa aplicação?
Confira um estudo de caso deste assunto!
5 dicas de como aplicar o Lean Seis Sigma em um hospital!
Invista em resultados!

Como aplicar o Lean Seis Sigma em um hospital? Confira um estudo de caso!

Neste artigo, entenda como os conceitos de Lean Seis Sigma podem ser aplicados em um hospital e ainda, confira um estudo de caso disso!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Como aplicar o Lean Seis Sigma em um hospital? Confira um estudo de caso!

Que o Lean Seis Sigma é uma metodologia completa de melhoria contínua, você já sabia, não é mesmo? Mas, você sabe que ela pode ser aplicada em diversos lugares, inclusive em um Hospital?

Se essa informação ainda não tinha chegado ao seu conhecimento, não se preocupe! Pois, você está no lugar certo: o objetivo desse artigo é sanar todas as eventuais dúvidas sobre esse assunto e assim, agregar seus conhecimentos!

Por isso, não perca a oportunidade de investir seu tempo aprendendo mais sobre os seguintes tópicos:

  • O que é o Lean Seis Sigma em um hospital? 
  • Quais as vantagens dessa aplicação? 
  • Confira um estudo de caso deste assunto! 
  • 5 dicas de como aplicar o Lean Seis Sigma em um hospital! 
  • Invista em resultados! 

Vamos à leitura?

O que é o Lean Seis Sigma em um hospital? 

Para alinharmos as expectativas sobre o assunto abordado nesse artigo, é importante relembrarmos a definição de Lean Seis Sigma e associá-la a aplicação que ela pode ter em um hospital. 

Assim, o Lean Seis Sigma pode ser definido como um conjunto de ferramentas de melhoria contínua que visam a redução dos desperdícios e otimizar os processos de um projeto ou instituição.

Dessa forma, em qualquer ambiente em que ocorrem falhas e algum tipo de desperdício, há demandas para a aplicação do Lean Seis Sigma, por isso sua aplicação é muito pertinente em um hospital.

Mas, quais são os pontos que podem ser melhorados na área da saúde? Entre eles, podemos citar alguns, como:

  • Filas de espera muito longas; 
  • Desperdício de recursos materiais; 
  • Demora no processamento de dados; 
  • Burocratização dos processos internos; 
  • Melhoria de processos; 
  • Entre outros. 

Antes de continuar. confira esse super material!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Diante disso, a aplicação do Lean é muito produtiva e leva a uma melhoria considerável dos processos de hospitais. Mas, quer saber quais são as vantagens dessa aplicação? Confira no próximo tópico! 

Quais as vantagens dessa aplicação? 

Conhecer as vantagens de determinada aplicação é essencial para analisar se vale ou não a pena aderir ao mesmo. Por isso, confira as vantagens da aplicação do Lean Seis Sigma em hospitais: 

Redução de tempo de espera 

O tempo de espera é um gap muito comum e que acontece em diversas situações, entretanto, em hospitais o tempo é um recurso muito valioso e que pode ser determinante em diversas situações.

Diante disso, a aplicação do Lean Seis Sigma para reduzir o tempo médio de espera implica em uma melhoria da qualidade do serviço e ainda, em uma maior satisfação do cliente em seu atendimento.  

Redução de acidentes

Acidentes acontecem. Mas, muitas vezes eles podem ser evitados!

Por isso, a aplicação da metodologia de melhoria contínua ajuda nessa redução e prevenção de acidentes, que muitas vezes são negligenciados nos hospitais, mas que poderiam ser evitados.

Melhoria da eficiência de pagamentos 

O pagamento de funcionários e até mesmo a quitação de serviços que os pacientes usufruem em um hospital dependem de um sistema para que aconteçam da melhor forma.

Logo, ter um sistema de pagamento transparente, eficiente e intuitivo é muito importante para o funcionamento de qualquer instituição e através da aplicação das ferramentas da metodologia Lean, isso pode ser evidenciado.

Muito interessante, não é mesmo? 

Agora que você já sabe a definição do conceito e quais são as principais vantagens dele, que tal conferir um estudo de caso e ter uma maior percepção de como ele ocorre na prática? Confira o tópico a seguir! 

Confira um estudo de caso deste assunto! 

Este estudo de caso trata-se da aplicação da ferramenta 5s, tal que é uma das ferramentas de melhoria contínua dentro do Lean Six Sigma, em um almoxarifado da enfermaria de um hospital. Veja:

Cenário inicial 

O almoxarifado em questão se encontrava totalmente desorganizado, com difícil acesso dos recursos materiais presentes nele e ainda, com falta de alguns itens imprescindíveis para a realização do trabalho no hospital.

Abordagem 

A aplicação do 5s foi realizada por estudantes da educação superior com o apoio dos funcionários do hospital em questão que tinham acesso direto ou indireto ao almoxarifado.

A primeira etapa de aplicação, seguindo a metodologia 5s, se deu com o diagnóstico da situação do local. Após isso, a segunda etapa entrou em vigor fazendo uma reorganização dos itens no espaço.

Já na terceira etapa, houve um arranjo da organização no espaço visando um maior aproveitamento e a limpeza do local. E na quarta etapa, uma padronização foi realizada para facilitar o acesso e agrupar os elementos de forma estratégica.

Para a quinta e última etapa, a equipe foi toda conscientizada de todo o processo de implementação do 5s e informada da importância da manutenção para criar a disciplina de respeitar a nova cultura do 5s a longo prazo.

Além disso, vale ressaltar que o projeto durou cerca de 2 semanas e os resultados foram considerados satisfatórios pelas partes envolvidas.

Resultados e conclusões 

Os resultados obtidos garantiram a facilidade de acesso e localização de itens do almoxarifado, além da funcionalidade e otimização de tempo de quem precisava ter acesso ao mesmo.

A principal conclusão é que o alinhamento de expectativas sobre o funcionamento e andamento do projeto com a equipe do hospital foi essencial para o sucesso da implementação da metodologia.

Diante disso, não restam mais dúvidas da eficiência da união do Lean Seis Sigma e o contexto de um hospital, certo?

Mas, não acaba por aqui. No próximo tópico, confira dicas preciosas de aplicação dessa metodologia no ambiente hospitalar! 

5 dicas de como aplicar o Lean Seis Sigma em um hospital! 

1. Entenda como o seu ambiente funciona

Mapear o funcionamento de uma instituição é o primeiro passo para entender melhor seu funcionamento, o que já tem resultados satisfatórios e quais pontos ainda precisam de melhorias.

Por isso, antes de aplicar ferramentas de melhoria contínua na sua instituição hospitalar, busque ter claro quais são os principais processos que acontecem na mesma.

2. Consulte os donos do processo

Para buscar informações precisas sobre o que acontece nas rotinas e nos processos de um hospital, nada melhor do que se consultar com quem lida com eles diariamente.

Dessa forma, será possível ter as informações de forma muito mais eficientes e claras. 

3. Priorize fatores que vão além do dinheiro

Para que uma implementação tenha sucesso e gere resultados, o dinheiro tem que ser visto como uma consequência e não como o objetivo principal, para que as prioridades não sejam invertidas.

4. Escolha as ferramentas certas

Existem diversas ferramentas dentro do Lean Seis Sigma para os mais diversos objetivos. Por isso, escolher as ferramentas mais pertinentes é essencial para o sucesso dessa metodologia em hospitais.

5. Alinhe as expectativas de toda a equipe

Assim como visto no case, a transparência e capacitação da equipe é muito importante para que os resultados esperados sejam alcançados. Logo, não deixe de alinhar as expectativas com todos envolvidos direta ou indiretamente nessa implementação.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar por dentro de todos os conceitos que vão agregar valor e te auxiliar no seu desenvolvimento profissional.

Invista em resultados! 

Quando já se é Black Belt em Lean Seis Sigma, ou está prestes a se tornar um, muitas vezes nos perdemos com tanta informação e ferramentas disponíveis. Assim, desenvolver um projeto pode ser tornar uma tarefa mais árdua do que deveria ser.

Pensando na necessidade de desenvolver na sua empresa um projeto em Lean Seis Sigma com o maior nível de eficiência e exatidão possível nós da Voitto desenvolvemos em um só Kit as Ferramentas Essenciais para um Black Belt!

Estas ferramentas te auxiliarão a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de uma empresa!

Para desenvolver projetos de melhoria com maior retorno e aumentar seu nível de empregabilidade no mercado, esta é com certeza uma excelente opção! Não fique de fora, clique logo abaixo e faça o download!

Kit de Ferramentas essenciais para um Black Belt

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

25 Referências Em Lean Six Sigma Que Vão Revolucionar Sua Carreira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.