Como funciona a indústria 4.0?
O que é Lean Six Sigma?
Quais as vantagens de aplicar o Lean Seis Sigma 4.0?
Como implementar o Lean Six Sigma na indústria 4.0?

O que é a indústria 4.0 e como ela atua com o Lean Seis Sigma? Quais as vantagens?

A indústria 4.0 é uma indústria inteligente e conectada, já o Lean Six Sigma está focado na qualidade e eficiência. Entenda como atuam juntos!

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
O que é a indústria 4.0 e como ela atua com o Lean Seis Sigma? Quais as vantagens?

Atualmente, com a globalização e tecnologia, o mundo se tornou muito mais rápido, ágil e exigente. As indústrias foram obrigadas a acompanhar tal ritmo de evolução.O conceito indústria 4.0 e Lean Six Sigma 4.0, se desenvolveram nessa época.

O termo indústria 4.0 corresponde a uma indústria com alto grau de tecnologia, onde tudo está conectado por uma rede online e possui grande autonomia.

Para melhorar o processo rápido da indústria 4.0, fazendo com que os erros e falhas diminuam mas a qualidade aumente, foi necessário implementar novas metodologia, como o Lean Six Sigma 4.0.

Neste artigo será explicado ambos conceitos e como atuam juntos, para melhorar sua compreensão está dividido nos seguintes tópicos:

  • Como funciona a indústria 4.0?
  • O que é lean six sigma?
  • Quais as vantagens de aplicar o Lean Seis Sigma 4.0?
  • Como implementar o lean six sigma na indústria 4.0?

Como funciona a indústria 4.0?

A indústria 4.0 é o principal acontecimento que marcou a quarta revolução industrial, ela se baseia em trazer a automatização para os processos da indústria. É a implementação de sistemas inteligentes, conectados e com maior independência.

Os processos de produção se tornam mais rápidos e uniformes, com menos erros no produto final, pois não depende de tantas variáveis humanas por possuir avançadas novas tecnologias.

O novo modelo que está sendo empregado nas indústrias está ligado com o termo internet das coisas, que significa a conexão entre aparelhos pela internet. As máquinas realizam suas funções mas também conseguem armazenar e compartilhar dados, sendo possível acompanhar todo processo por uma rede.

Para melhorar as tecnologias da indústria 4.0, foi empregado a metodologia Lean Six Sigma, você vai entender melhor sobre ela no próximo tópico.

O que é Lean Six Sigma?

A metodologia Lean seis Sigma é a união do Lean Manufacturing, que tem como objetivo minimizar qualquer tipo de desperdício, com o Six Sigma, que tem o objetivo de maximizar o desempenho da produção.

O Manufacturing diminui os desperdícios, de material, de dinheiro, de tempo, entre outros, visando sempre a melhoria contínua e a qualidade do produto e da produção.

O Six Sigma possui a satisfação do cliente em primeiro lugar, sempre adequando o produto conforme as necessidades do mesmo. E tornando o processo mais estável e padronizado, diminuindo assim as variações negativas.

Para aplicar o Lean Six Sigma em uma empresa é necessário ser certificado. Atualmente existem quatro tipos de certificação: White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt. Sendo a primeira mais simples e geral, e a última a mais avançada.

A certificação é de extrema importância, para conseguir seguir exatamente o que a ferramenta propõe. E a melhor parte é que o White Belt está gratuito em nossa plataforma, esse é o momento de começar a mudar significativamente sua empresa ou sua carreira! Aproveita!


Quando já se é Black Belt em Lean Seis Sigma, ou está prestes a se tornar um, muitas vezes nos perdemos com tanta informação e ferramentas disponíveis. Assim, desenvolver um projeto pode ser tornar uma tarefa mais árdua do que deveria ser.

Pensando na necessidade de desenvolver na sua empresa um projeto em Lean Seis Sigma com o maior nível de eficiência e exatidão possível nós da Voitto desenvolvemos em um só Kit as Ferramentas Essenciais para um Black Belt!

Estas ferramentas te auxiliarão a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de uma empresa!

Para desenvolver projetos de melhoria com maior retorno e aumentar seu nível de empregabilidade no mercado, esta é com certeza uma excelente opção! Não fique de fora, clique logo abaixo e faça o download!

Kit de Ferramentas essenciais para um Black Belt

Quais as vantagens de aplicar o Lean Seis Sigma 4.0?

As vantagens da aplicação do Lean Six Sigma na indústria 4.0 são inúmeras, como o maior valor do produto para o cliente e maior satisfação, menor desperdício, seja ele de tempo, dinheiro, matéria prima ou mão de obra, entre outros. São pequenos ajustes que fazem a diferença na qualidade da produção e do produto final.

A indústria 4.0 atrelada a essa metodologia traz resultados a longo e curto prazo, a melhoria contínua que deve ser empregada nunca fica estagnada, gerando novos resultados continuamente.

Ter a satisfação do cliente, gera o sentimento de “vestir a camisa” da sua marca, agregando valor a mesma e passando ser um dos principais meios de divulgação. Tal sentimento é muito importante para diversos tipos de comércio e é um dos focos dessa metodologia, sendo possível utilizar o big data para melhores resultados.

A diminuição de gastos e desperdícios com o Lean Six Sigma é de extrema importância para qualquer tipo de indústria, além de trazer fatores de sustentabilidade que também são de extrema importância para a indústria 4.0 e para o futuro.

Veja no próximo tópico dicas para implementar o Lean Six Sigma na indústria 4.0.

Como implementar o Lean Six Sigma na indústria 4.0?

A indústria 4.0, possui alto nível de tecnologia, caso esteja aderindo a tal modelo atualmente já é interessante fazê-lo pensando no Lean Six Sigma desde o início.

Caso sua indústria já esteja no modelo 4.0, a principal dica para implementação do Lean Six Sigma é a certificação. Trata-se de uma metodologia simples e ampla, porém cheia de novos parâmetros que formam uma visão diferente do negócio.

Para conseguir adquirir essa maneira de pensamento e visão diferente, é necessário um estudo certeiro e principalmente um material de qualidade, pois não é possível passar toda essa informação em um intervalo de tempo curto.

O Grupo Voitto possui um dos cursos mais renomados do mercado nessa área. E podemos provar nossa qualidade com o curso de White Belt gratuito, após realizá-lo tenho certeza que irá se interessar em se tornar Master Black Belt conosco. Confira  informações abaixo.

A metodologia Lean Seis Sigma já demonstrou, ao longo da sua história, a enorme capacidade de redução de custos e desperdícios e otimização dos processos para as grandes empresas.

O conhecimento na metodologia Lean Seis Sigma faz a diferença para as empresas com projetos que impactam verdadeiramente a organização. E você pode conquistar o título que te dá a possibilidade de gerenciar todos esses projetos.

Já imaginou dominar essa metodologia e se tornar um dos profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho? É por isso que a Voitto possui a formação no Pacote Especialista Master Black Belt, uma formação completa que engloba todos os níveis do Seis Sigma.

O Pacote Master Black Belt da Voitto conta com 250 horas de carga horária e foi feito para você que quer se tornar Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma!

Lembrando que nossas capacitações em Seis Sigma são os únicos cursos online acreditados pelo fórum Six Sigma Brasil, além de possuírem acreditação internacional pelo The Council for Six Sigma Certification, alinhada com o conteúdo recomendado pela ASQ (American Society for Quality) e com a ISO 10353.

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma!

Formação Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Especialista Master Black Belt. Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Especialista Master Black Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.