CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Lettering?
Onde surgiu o Lettering?
Materiais necessários para fazer Lettering
Dicas para começar seu Lettering!
Comece a empreender através do Lettering

Conheça o Lettering, a arte de desenhar letras, e veja como iniciar do zero

Lettering é a arte de desenhar letras de forma decorativa e estilizada. Neste artigo, iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Conheça o Lettering, a arte de desenhar letras, e veja como iniciar do zero

Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar sobre Lettering e se perguntou: o que é isso?

Bem, é possível afirmar que Lettering é a arte de desenhar letras. Ou seja, é uma mistura entre desenho e escrita, o que promove um resultado único.

Ao contrário da caligrafia, que se concentra na escrita à mão de maneira legível, o lettering busca criar designs únicos e expressivos com letras. É comumente usado em projetos como cartazes, convites, logotipos e murais, onde a estética das letras é tão importante quanto a mensagem que elas transmitem.

Os artistas de lettering muitas vezes brincam com diferentes estilos, tamanhos e formas de letras para criar composições visuais impactantes.

O Lettering já existe a muitos anos. Todavia, foi a partir de 2016 que essa modalidade de arte começou a se disseminar.

Se você, assim como eu, adora encontrar uma arte por aí e deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura que eu vou te explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto!

  • O que é Lettering?
  • Onde surgiu o Lettering? 
  • Materiais necessários para fazer um Lettering
  • Dicas para começar seu Lettering! 

O que é Lettering?

O Lettering consiste na arte de desenhar letras. Isso significa que esse é um exercício que envolve escrita, ilustração e, principalmente, criatividade!

Dito isso, é necessário compreender que o Lettering, diferentemente da caligrafia, não possui moldes exatos. Isso porque uma das principais premissas dessa técnica é o desenho a mão livre.

O Lettering é uma arte que possibilita que o artista trabalhe livremente, conforme o seu gosto. Esse mundo de possibilidades torna essa arte algo cada dia mais popular, uma vez que permite a criação de qualquer tipo de arte: colorida, neutra, alegre, otimista, etc.

Além disso, o Lettering é um hobby que ajuda as pessoas no controle da ansiedade. Isso porque requer concentraçãoe foco no que está sendo feito no presente, fazendo com que pessoas ansiosas desacelerem e apreciem o momento.

Dessa forma, devido aos imensos benefícios do Lettering esse hobby virou uma profissão. Isso mesmo! Existem vários artistas por aí que vendem os seus desenhos para enfeitar a vida de outras pessoas!

Uma forma muito comum de utilizar o Lettering na decoração da sua casa é na parede. Sim, na parede!

Funciona assim: o artista vai até sua casa e cria uma arte de acordo com a sua preferência. Geralmente as pessoas que buscam por esse tipo de decoração escolhem uma frase marcante, da qual gostaria de se lembrar sempre, como um mantra.

Muito interessante, não é mesmo?

Agora que eu já te expliquei o que é o Lettering, vamos saber mais sobre a história dessa arte? Continue a leitura no tópico abaixo!

Onde surgiu o Lettering? 

Não é possível  saber exatamente onde surgiu a arte de desenharletras. Todavia, é sabido que o nome Lettering tem origem inglesa!

Isso porque a palavra Lettering representa a junção da palavra “Letter” que significa letra e "ing", verbo que simboliza ação em inglês.

Apesar disso, é possível afirmar que desde 2016 essa arte vem ganhando força. E, consequentemente, se espalhando pelo mundo.

Atualmente, as artes podem ser digitalizadas, o que cria um outro mundo de possibilidades. Por exemplo, a criação de logotipos, templates para o Instagram, a identidade de uma marca, etc.

Ficou curioso para saber como colocar em pratica esse hobby e quem sabe tornar o Lettering sua profissão?

Materiais necessários para fazer Lettering

Nós, na maioria das vezes, temos a tendência de pensar que tudo que queremos começar a fazer irá depender de muito esforço e, claro, muitos gastos. Pensando assim, com o Lettering não seria diferente.

Todavia, estou aqui pra te dar uma dica muito importante: comece pelo simples!

Antes de comprar com inúmeros tipos de papéis e canetas, pratique com lápis e uma folha A4 comum!

Sendo assim, em um primeiro momentobusque entender o Lettering! Treine bastante com lápis, papel e régua. Se depois de um tempo de treinamento achar que deve investir mais nesse hobby, é importante adquirir alguns materiais. São eles:

1. Papel

Esse é um item bem óbvio da lista. Mas, você sabia que existem diversos tipos de papéis?

Sendo assim, para treinar qualquer papel é recomendado. Porém, se você quiser dar um ar mais profissional ao seu trabalho é indicado um papel com gramatura a partir de 120g.

2. Lapiseiras e lápis 

Lapiseiras e lápis são sempre essenciais para o seu trabalho. Isso porque é com eles que você fará o seu rascunho! Portanto, invista em lápis e lapiseiras que facilitem o seu trabalho!

3. Régua

A régua, assim como a lapiseira e o lápis, é essencial para montar seus rascunhos!

Ao fazer um Lettering é necessário pensar no tamanho do texto, das letras, na centralidade ou não de certas palavras, etc. Por isso, a régua é essencial!

4. Canetas

Existem muitas canetas próprias para o Lettering  disponíveis no mercado! Basta escolher com qual delas os seus trabalhos ficam mais bonitos.

A mais utilizada é a caneta brush, ou caneta ponta pincel. Isso porque, ela facilita alguns traços bastante característicos dessa técnica.

5. Aquarelas e pincéis 

Se você quiser enfeitar ainda mais seu trabalho, existem algumas opções de aquarelas e pincéis ideais para sua arte! Deixe a criatividade fluir e utilize todos os artifícios disponíveis!

Anotou aí, tudo que você precisa para fazer seu Lettering? Então vem comigo que vou te dar algumas dicas de como começar esse Hobby!

Dicas para começar seu Lettering! 

Agora que estamos chegando ao fim desse artigo, separei algumas dicas pra você começar o seu Lettering, confira:

  • Comece pelo simples: como eu já disse anteriormente, não se preocupe com os materiais, em um primeiro momento foque em aprender mais sobre o Lettering e suas técnicas! 
  • Pratique muito: essa técnica também depende da sua dedicação! 
  • Errou? Apague: não desista de aprender. Caso não tenha gostado da sua arte, apague e faça novamente! Isso te fará crescer e aprender cada dia mais!
  • Busque referências: quando for iniciar um novo projeto busque sempre referências, elas te ajudarão a encontrar o seu estilo dentro do vasto mundo de possibilidades das artes! 
  • Abuse da criatividade: o Lettering é uma arte que está totalmente ligada a sua criatividade. Portanto, abuse das cores, formas, desenhos até encontrar o seu estilo! 

Gostou? Então dê uma olhadinha no tópico a seguir que eu preparei uma surpresa pra você que quer usar o Lettering para empreender!

Comece a empreender através do Lettering

É hora de colocar em prática sua própria história e aprender a gerenciar os riscos de ser empreendedor com o nosso Kit de Empreendedorismo!

Segundo dados do Sebrae, são mais de 11 milhões de empreendedores no Brasil. Com toda essa quantidade de pessoas se jogando no mundo dos negócios, é preciso garantir que a sua empresa tenha qualidade, uma boa gestão e um diferencial para realmente se destacar no mercado.

Baixe agora o seu Kit de Empreendedorismo tenha acesso a materiais exclusivos que vão te ajudar a se planejar e fazer uma gestão eficaz que desenvolva resultados!

kit empreendedorismo

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Banner do Kit "Resumos de Livros sobre Empreendedorismo".

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit Pocket] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.